http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

IGREJA E SEUS PROBLEMAS. -. ROGÉRIO DO AMARAL


O que segue acabei de escrever no celular, então perdoe-me eventuais erros.

                IGREJA COM PROBLEMAS

Uma das coisas que mais me fascinam na Bíblia (não a que mais, pois a que mais me fascina é o amor do Deus Santo e perfeito por nós, criaturas pecadoras e imperfeitas) é o fato dela mostrar que a igreja é composta de pessoas, pessoas imperfeitas que, por serem imperfeitas, estão cheias de problemas e são geradoras de problemas, isto é, todas as igrejas, comunhão dos santos, assembléias do povo que declara Jesus como Senhor e Salvador têm problemas, são apresentadas na Bíblia com os seus problemas.

Quero dar o exemplo de somente uma igreja, a igreja conhecida pelas riquezas, pela multiplicidade das manifestações dos dons espirituais que a mesma tinha-vivia-possuía, a igreja de Corintos.

A igreja de Corinto se jactava pela constância e multiplicidade dos dons espirituais (1 Co 1:7 - entenda que manifestação dos dons do Espírito Santo é graça de Deus, é misericórdia de Deus a fim de resgatar o perdido, salvar o pecador, socorrer o necessitado, aperfeiçoar os imperfeitos e mostrar que somente Deus é o Senhor, somente Deus é o Todo Poderoso; dons espirituais jamais tiveram, não tem e não terão haver com merecimento,  pois dons espirituais são manifestações da graça de Deus para um fim proveitoso 1 Co 12), era uma igreja rica em cultura mundial, visto que lá era um dos portos mais importantes da sua época.

No entanto, havia fofoca (1 Co 1:11), havia divisões (1 Co 1:12-17), havia fornicação-imoralidade (1Co 5), havia soberba (1 Co 1:31), havia ganância, egoísmo e glutonaria (1 Co 11), problemas sobre casamento (1 Co 7), um irmão processando o outro (1 Co 6), briga sobre o que pode ou não pode comer (1Co 8-10), foi montada uma comissão para contar os problemas a Paulo (1 Co 16:17), etc.

Pense comigo: esta igreja nasceu da pregação do apóstolo Paulo, foi discipulada pelo apóstolo Paulo, mas cerca de uns 05 anos depois a igreja está dando muito trabalho ao apóstolo Paulo.

Amados/as, o que quero dizer é que igreja (comunidade do povo de Deus / quartel do exército de Cristo / reunião dos santificados por Jesus) é composta por pessoas imperfeitas buscando, de todo o coração, a perfeição pela Palavra de Deus; a igreja é composta por pecadores sendo, todos os dias, levadas ao arrependimento pelo agir do Espírito Santo de Deus; a igreja é a reunião de pessoas corruptíveis sendo libertas, transformadas pelo Deus incorruptível; a igreja de Jesus é marcada por pessoas que sabem que são falhas, são limitadas, mas que agora são regidas, guiadas, orientadas pelo Deus Santo, ilimitado, pelo Deus que é amor.

Por isso, reconhecendo quem nós somos e quem Jesus é, entendemos que viveremos em meio aos problemas, às vezes até sendo o problema ou parte dele, mas que é na caminhada da comunhão da igreja, na entrega-rendição total à Palavra de Deus que seremos transformados e seremos instrumentos de transformação, é como igreja, vivendo a manifestação de Deus, que venceremos as dificuldades, que resolveremos os problemas, que seremos amados/as e amaremos, que seremos perdoados/as e perdoaremos, que seremos acolhidos/as e acolheremos, que receberemos misericórdia, graça e amor e trataremos ao/a próximo/a da mesma maneira.

A diferença está sempre em como e quanto queremos nos reunimos ao Senhor, amar ao próximo e sermos semelhantes a Jesus para solucionarmos os problemas.

Por isso que Jesus disse: "Marcos 12: 30-31 "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes".

Também escreveu o escritor aos Hebreus: Hebreus 10: 24-25 "E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia".

Pararei por aqui crendo que consegui transmitir o que está no meu coração, pois é o que creio e o que vejo nas Escrituras.

NELE, que andou, viveu com todos, mas que sempre repreendeu o erro,; nELE que comeu com todos, mas sempre disse como proceder para se ter vida nELE; nELE, que nunca desistiu de ninguém, nem de buscar a comunhão com todos, mas que sempre pregou dizendo que o pecador tem que se arrepender dos seus pecados, Rogério do Amaral.

2 comentários:

  1. Que Deus continue te abençoando poderosamente .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Um abraço! Deus lhe abençoe! Paz e bem!

      Excluir

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!