http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

sábado, 20 de julho de 2019

Amizade 1 - ROGÉRIO DO AMARAL




“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão”. Provérbios 17:7 e 18:24
A amizade é algo sublime e algo que, assim creio, nasceu no coração de Deus. Digo isto porque a Bíblia fala muito sobre amizade, mostrando verdadeiras amizades e mostrando o glorioso valor da amizade.
O problema é que o mundo, a sociedade atual perdeu a noção do verdadeiro significado, prático, da amizade. Temos sido pessoas cada vez mais egoístas, egocêntricas, individualistas. Por isso entendemos, infelizmente, que a amizade só é boa enquanto o/a meu/minha amigo/a me dá, me proporciona o que dele eu espero, ainda que o que eu espere seja algo que eu mesmo conjecturei, eu imginei, eu criei sobre ele e assim espero que ele seja e ou que tenha para me dar o que espero receber. Quando ele/a não atinge esta expectativa  eu/nós dizemos que fomos-estamos decepcionados, aí não queremos mais esta amizade.
É muito interessante isso, visto que a palavra amizade tem sua raiz na palavra amor, e o amor verdadeiro é algo que perdoa, que tem o interesse de melhorar a pessoa amada. O amor  verdadeiro inverte os conceitos da sociedade egoísta, pois o amor é paciente, é manso, não busca o período interesse, não se ensobeberce, etc. Então a verdadeira amizade não pode ser uma via de mão única, visto que como eu erro o/a meu/minha amigo/a também erra; como eu quero ser compreendido o/a meu/minha amigo/a também o quer; na mesma proporção que quero ser perdoado o/a meu/minha amigo/a espera o perdão; na mesma medida que desejo uma nova chance o/a meu/minha amigo/a também a deseja, etc. Na amizade eu não posso só querer ter um/a amigo/a, na verdadeira amizade eu preciso ser amigo, eu preciso ser amigo do/a outro/a, do contrário não é amizade tal relacionamento e sim um jogo de interesse de uma ou ambas as partes.
Quando realmente investimos na amizade, como diz o versículo do início deste texto, vamos descobrir que o amigo se torna alguém mais chegado, mais próximo, que te conhece mais do que o/a seu/sua próprio irmão/ã.

Pense nisso, viva a amizade, seja amigo e tenha amigo.

NELE, Jesus, que é o maior amigo, Rogério do Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!