http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

terça-feira, 9 de julho de 2019

RECONHECIMENTO - ROGÉRIO DO AMARAL


RECONHECIMENTO

João 12: 43. pois preferiam a aprovação dos homens do que a aprovação de Deus.

Começo afirmando que a psicologia reconhece a importância de um elogio sincero, desde que aquele que o recebe o use para saber que está no caminho certo, para usar o elogio como combustível para seguir, para ir adiante e não para se envaidecer-ensoberbecer.

Muitas vezes nos sentimos desanimados pois ninguém vê o que fazemos, ninguém nos dá um elogio ou reconhece o quanto estamos nos esforçando em fazer algo para Deus...

Nos tempos de Jesus era preciso advertir as pessoas para que não usassem as coisas de Deus para se sobressair (Mt 6:1-6). Já era assim na antiguidade. Hoje devemos tomar cuidado com esse assunto, pois estamos inseridos em uma época em que há uma grande pressão por querer aparecer, principalmente com o acesso as redes sociais. Existe uma competição para mostrar quem é mais feliz, quem tem mais amigos, quem tem mais bens materiais, entre outras coisas. Há mais preocupação com a aparência do que com a realidade, há orgulho. Mesmo entre cristãos existem muitos com maior desejo de agradar aos homens do que a Deus. Não podemos deixar-nos ser influenciados dessa maneira. Existe o conflito: “serviço ou ser visto?“.

Há um trecho da Bíblia que fala sobre os fariseus... (Mateus 6:16-20). Eles jejuavam para se mostrar, desfiguravam seus rostos para mostrar aos homens que estavam jejuando... E da mesma forma faziam ao dar esmolas, tocavam trombetas sobre si, e ao orar, oravam alto para se mostrar... Jesus condenou isso, dizendo que fazendo assim estes homens já estavam recebendo seu galardão (sendo reconhecidos pelos homens), e disse que quando formos jejuar ou fazer algum ato de caridade, não devemos mostrar aos homens o que estamos fazendo, e sim ao Pai, que vê em secreto, e Ele nos recompensará! (sendo reconhecido por Deus).

Caminhe comigo no que a Bíblia diz:
"Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus." (Mateus 6:1)


Continuando neste ensinamento, nesta essência do Evangelho, qual teria sido o ponto forte da personalidade de Jó que lhe possibilitou louvar a Deus apesar de todo sofrimento que se abateu sobre ele? Todos nós, criaturas de Deus, fomos dotados do complexo de aprovação social, que poderíamos chamar também de “necessidade de reconhecimento”. Essa busca pela recompensa visa impulsionar o progresso. 

Por exemplo, muitos cientistas, artistas, músicos e benfeitores da humanidade buscaram o reconhecimento em suas áreas, e não a riqueza. Porém, a Bíblia nos incentiva a não esperarmos aplausos por parte dos homens, mas de Deus (e talvez teremos isso só na eternidade). O Senhor Jesus condenou os hipócritas que oravam nas esquinas, buscando ser vistos como “espirituais” (Mt 6.5-6). Paulo afirmou que buscava agradar a Deus e não aos homens (Gl 1.10). Ambos sabiam que glorificar a Deus é mais importante que qualquer reconhecimento humano. 

Mateus 23 é um capítulo voltado diretamente para falar contra aqueles que buscam, como foco, como prioridade, serem reconhecidos pelos homens. Uma das coisas, entre tantas, que me chamam a atenção neste capítulo é que ele fala de coisas feitas em nome de Deus, como se para Deus fosse, mas que na realidade o fazem para si mesmo, para terem fama, para serem reconhecidos. Prestem atenção, Deus esquadrinha os rins e sonda os corações, ELE sabe o real intento do nosso coração, não é porque se usa o nome dELE, não é porque tem cara de obra dELE que realmente se está buscando a glória dELE (Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito:
" 'Este povo me honra
com os lábios,
mas o seu coração está longe de mim'" - Marcos 7:6). Veja ainda o que Jesus disse em  Mc 10:43-44: "Jesus os chamou e lhes disse: “Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos”.

Lamentavelmente o que mais vemos em nossa sociedade são pessoas que querem aparecer, pessoas que são cristãs para serem vistas como os melhores, querem ter o reconhecimento das pessoas.
Muitos cantores, pregadores, levam a palavra de Deus querendo ser glorificados pelos homens... devemos fazer tudo para a glória dEle! Se você está sendo usado para ganhar almas, é graças a Deus, e não a você! Não devemos ser levados pela vaidade. Você tem que ser reconhecido por Ele!

Paulo foi alguém que entendeu isso na mente, na alma e no espírito:
“E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, servos pesados;” (1 Tessalonicenses 2:6).

Pensem nisso!
NELE, que nos criou, nos capacitou, nos formou, o único digno de receber todo o louvor e toda a glória, Rogério do Amaral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!