http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

terça-feira, 27 de novembro de 2018

EROS - ROGÉRIO DO AMARAL






EROS

         A Bíblia traz nomes específicos para cada tipo de amor:
1.     Amor ÁGAPE – é o amor supremo capaz de dar tudo de bom para aquele a quem se ama; que perdoa todas as coisas; é o amor de Deus para conosco; ama incondicionalmente;
2.      Amor FILOS – é o amor de irmandade, o amor de ajuda, de compaixão; de irmão para irmão;
3.      Amor EROS – é o amor de um homem para uma mulher e vice-versa, o amor que leva ao casamento; onde estão intrínseco todos os desejos e relacionamentos condizentes ao homem e/para a mulher.
         Temos hoje presenciado uma grande ignorância, superficialidade e deturpação (intencional e maléfica) sobre o sentimento EROS.

      Um sentimento criado por Deus com o objetivo de perpetuação da espécie e de satisfação biológica e emocional do ser humano (Gn 1:22; Ct 1:1 – 8:14; 1 Co 7:2-5). Sendo que o homem, desde o princípio, após conhecer o pecado e os resultados do mesmo, deixou de entender o objetivo para o qual Deus criou as coisas, tornou-se um ser sem a visão de Deus, com isso utilizou o nome EROS para simbolizar a prostituição, a lascívia, o adultério, a devassidão, a desonra e o afronto ao plano de Deus. Hoje a palavra erótico, que é derivada da palavra EROS, significa revistas, filmes, peças e apresentações pornográficas, significa a perda do conhecimento de Deus e da sua criação, significa a banalização da obra gloriosa de Deus, pois tudo o que Deus fez Ele viu que era bom (Gn 1:31).

      De chofre o homem se vê em uma situação onde a banalização do EROS traz a morte, o sentimento que foi criado para produzir vida agora produz morte: é a famosa AIDS; o número desenfreado de crianças grávidas; o alarmante número de doenças venéreas; os casamentos imaturos; os casamentos com pequeníssima duração; os não casamentos; os casamentos infelizes; os vários casos de desequilíbrio emocional e mental; etc. O sentimento para gerar vida agora gera a morte.

      E esta má interpretação, esta banalização do EROS invadiu com uma força inefável as nossas igrejas e o povo que nela se encontra. Invadiu de tal modo que não vimos nem os líderes, os quais devem pregar a vida, alertando o povo para o verdadeiro significado deste tão nobre e celestial sentimento e nem protestando contra àqueles que aderiram a atual versão funesta.

      Então, apossando-me do desejo de, de alguma forma, abençoar outras vidas, escrevo estas linhas para que entenda que o verdadeiro EROS planejado por Deus nasce no coração de Deus para o coração de cada um de nós, isto é, Deus é aquele que planejou a nossa vida e é desejo dEle nos orientar para que encontremos a pessoa certa para que exerçamos este sentimento. O problema é que hoje ninguém está preocupado o que Deus quer, ou quem Ele separou para nós. Perdemos a visão de Deus e, por isso, mergulhamos na nossa cegueira da auto-suficiência achando que não tem nada a ver, que não é bem assim, que somos nós que sabemos o que é melhor para nós e como é que devemos proceder em relação a este sentimento; e assim vamos caindo nos abismos existenciais, nas armadilhas preparadas por este “novo” significado do EROS, significado este propagado pelo príncipe deste mundo, afinal o mundo jaz no maligno (I Jo 5:19).

          O EROS planejado por Deus nos faz querer alguém do sexo oposto – deixará o homem o seu pai e a sua mãe e se unirá a uma mulher (Gn 2:24) - que seja para sempre, e não se quer somente porque se deseja, se deseja porque se quer, e se quer somente um (a) – deixará ... uma ... - é alguém que quando personificar o EROS saberá que está agradando a Deus e ao seu próximo; é alguém que praticará o EROS com a convicção de que faz o companheiro (a) feliz e de que é feliz e de que os dois são uma só carne, por isso a felicidade é mútua.

         A prática desse amor nos traz saúde (em todas as áreas); faz uma sociedade mais feliz e reflete o ÁGAPE de Deus para as nossas vidas.

      Oro a Deus para que Ele restaure no meio do povo, do Seu povo, a verdadeira vivência do EROS e que, por conseguinte, este povo atinja, permeie em toda a humanidade o mesmo.

Rogério do Amaral

O MAIOR MILAGRE É A CONVERSÃO - ROGÉRIO DO AMARAL

PARA QUE CREIAM - ROGÉRIO DO AMARAL

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

AÇÕES DE GRAÇAS - ROGÉRIO DO AMARAL






AÇÕES DE GRAÇAS

1 Tessalonicenses 5:18 “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”.
Jó 1:21-22 “... e disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ". Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus.

          Eu sou alguém maravilhado com a vida, a vida por si só já é algo imensurável. Cada experiência, cada manifestação de sentimentos, independentemente de serem experiências e sentimentos que chamamos de bons ou ruins são coisas extraordinárias.

          Pense comigo, tudo e quaisquer coisas que você vive-sente só o pode experimentá-los porque estão vivos. Sentir dor é algo quase sempre ruim (digo quase porque há dores que nos fortalecem, que nos trazem curas, etc), no entanto eu e você só conhecemos a dor porque estamos vivos, só sentimos alegrias, só sentimos alívio e ou quaisquer outros sentimentos porque estamos experimentando o milagre da vida.

          Aí eu lhe pergunto: o que eu ou você fizemos para termos nascidos, para estarmos vivos? Qual é o meu ou o seu mérito para vivermos emoções e sentimentos no processo do milagre da vida?

          A maioria de nós já viu alguém fazendo altos projetos da vida e, de repente, a sua vida fora tragada. De outros já vimos-ouvimos médicos dizerem que tal pessoa não teria mais de 2 anos de vida, mas aí vimos tal pessoa durando vários anos. Digo isto para dizer que a vida é um milagre de Deus, que ninguém tem o controle dela, salvo o nosso Senhor, que ter vivido, estar vivo é poder experimentar o milagre, a dádiva de Deus. Só o milagre da vida nos proporciona experimentar o milagre das emoções.

          No primeiro versículo que dá início a este texto encontramos o apóstolo Paulo dizendo que em tudo devemos dar graças a Deus, pois está é a vontade do único e verdadeiro Deus (Romanos 8:28 diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus – como exemplo clássico disso nós temos a vida de José do Egito). Logo nos 2 versículos seguintes encontramos Jó, após perder praticamente tudo, reconhecendo que tudo que ele é, que ele tem e que o estar vivo é graça (favor imerecido) de Deus.

          Quero terminar este texto dizendo que o livro de gênesis nos ensina que Deus nos criou para termos vida abundante e vida eterna, no entanto, devido ao pecado de Adão e Eva, o homem passou a ser mortal (Romanos 6:23) e, se morrer no pecado (Ezequiel 18), experimentará a segunda morte (Apocalipse 2). No entanto Deus, desejando para nós a vida abundante, querendo que vivamos a vida em sua plenitude, com o desejo de que todos possam ter as mesmas convicções de Jó, de Paulo, de Estevão e tantos/as outros/as, enviou o seu único filho, Jesus, para que todo aquele que nELE crer, não mais pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).

          Hoje é dia de ações de graças, hoje é dia de reconhecermos tudo o que Deus é e tem feito por nós e em nós, hoje é o dia dizer obrigado, independentemente do que você esteja vivendo, pois você só está vivendo esta situação porque você está vivo/a. Quero ir além, digo ainda que enquanto você está vivo/a você tem a possibilidade de reconhecer a Jesus, o único mediador entre Deus e o homem (1 Timóteo 2:5), como seu Senhor e Salvador e assim ter a vida eterna, a vida abundante.

          Amados/as, o desejo do Senhor é que todos os momentos sejam momentos de ações de graças, mas no nosso calendário este é o dia separado para isso, assim sendo eu aproveito para lhe incentivar a DAR GRAÇAS A DEUS!

          NELE, que nos deu a vida, Rogério do Amaral.

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

A VIDA TEM QUE SER UMA ORAÇÃO - ROGÉRIO DO AMARAL

INCOMODADO ANDO - ROGÉRIO DO AMARAL






INCOMODADO ANDO

Moro perto de algumas igrejas (instituições, denominações) de nome, famosas, igrejas estas com grande porte econômico e, por isso, com facilidade de ter tudo do mais moderno, de poder oferecer o melhor conforto, como também de convidar pessoas famosas para estarem ministrando nas mesmas, principalmente cantores e bandas.

Há cerca de 2 semanas atrás, uma destas igrejas convidou uma destas bandas famosas, que por sinal é muito, muito boa, cantam muito. Depois eu soube que para assistirem tal banda foi necessário fazer uma fila do lado de fora, a ponto de uma pessoa guardar lugar para a outra, e isso numa igreja com o templo (construção) enorme.

Hoje uma outra igreja do mesmo porte irá levar outra atração, outra banda famosa em sua reunião. A busca do povo para ver tal banda é tanta que fez com que pessoas tivessem que se inscrever pela internet para poder ter a sua entrada segura, para poder ter a sua vaga na igreja e isso numa igreja com suporte para 8.000 (oito mil) pessoas.

Amados/as, quem me conhece sabe o quanto amo música, embora não toque nada, a não ser cachorro na rua e buzina, ainda que eu seja horrível cantando. Ao ligar o carro o reprodutor de música do meu carro já liga automaticamente, sou realmente apaixonado por música e busco sempre analisar as letras a fim de, através das mesmas, ser levado à adorar a Deus, ser conduzido à oração, ao quebrantamento, etc., afinal, falando de músicas cristãs, as mesmas têm que ter o conteúdo bíblico.

O meu incômodo se dá aí, nestas últimas linhas que escrevi acima. Quando analiso a Bíblia vejo o quanto a música, a adoração ao Senhor através de instrumentos e vozes, permeia a mesma, de capa a capa encontramos a música ocupando a bíblia e vejo a bíblia nos conclamando a cantar ao Senhor, a nos reunirmos e entoarmos salmos. A música é algo tremendo!

Todavia, a Bíblia nunca, em momento algum, mostra o povo ficando horas em pé para ouvir alguém cantando, mas a mesma Bíblia, em Neemias 8:1-18 encontramos o sacerdote Esdras lendo e explicando a Palavra ao povo durante cerca de 12 horas, o que provocou no povo arrependimento de pecado e adoração a Deus, adoração inclusive através de cânticos, e a leitura bíblica se repetiu durante dias. A Bíblia também diz que Estevão pregou durante horas (Atos 6), que Paulo pregou durante toda uma noite (Atos 20:7-12). Poderia eu citar outros textos aqui, mas paro aqui para falar sobre largas pregações onde o povo para, ouve e é levado ao arrependimento e à adoração. Outro mais, quero dizer que a Bíblia ensina que a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17), embora eu saiba que Deus habita em meio aos louvores (Salmo 22:3) - a letra tem que falar de Deus, de suas maravilhas, do Seu amor e dos Seus ensinamentos.

O que quero dizer é que, com as exceções, raramente observo pessoas indo à igreja para CULTUAR A DEUS, para renderem graças a Deus, para SEREM CONFRONTADOS E TRANSFORMADOS PELA PALAVRA DE DEUS, vejo o povo querendo é entretenimento, querendo satisfazer o ego (por favor, sou a favor do entretenimento, sou a favor do lazer e da diversão, o que contesto é a falta de desejo de adorar ao Senhor, de a gratidão e o reconhecimento de quem é Deus não ser mais o que nos dá prazer em nos reunirmos em um lugar para prestarmos culto), é por isso que “os cultos parecem shows”, é por isso que a teologia da prosperidade tem força, é por isso que a pregação de autoajuda é aplaudida e a pregação do conhecimento bíblico é repudiada.

Incomodo-me pelo caminho de fé que o povo está tomando. Incomodo-me porque Jesus deixou de ser o centro. Incomodo-me com o fato de querer em Jesus ser um sentimento de interesse. Incomodo-me porque, como diz uma música antiga, Jesus deixou de ser o motivo da nossa canção. Incomodo-me porque não queremos congregar para servir e sim para ser servido. Incomodo-me porque não buscamos a santidade como buscamos os famosos. Incomodo-me porque textos bíblicos entram em músicas somente para dar o status de gospel e não porque têm uma mensagem para ser transmitida. Incomodo-me porque o povo não quer ouvir a Palavra, não amam a Palavra, não têm fome e sede da Palavra, assim sendo não conhecem a Verdade que liberta (João 8:32).

Termino dizendo que amo música, amo uma boa voz, um instrumento bem tocado. Entendo que sempre é bom ouvir gente boa de Deus tocando e cantando. Mas sou contra quando Jesus deixou de ser o nosso alvo, a nossa meta, Sou contra quando fazemos fila para ouvir, às vezes até adorar, quem se gosta e não ter uma sede nem parecida por Jesus e pela Palavra que revela Jesus.

NELE, que espera que o amemos acima de todas as coisas, que devemos buscar enquanto podemos encontra-Lo, Rogério do Amaral.

SEM ISMOS - ROGÉRIO DO AMARAL




SEM ISMOS

Não nasci no berço evangélico, nasci dicotomizando entre o catolicismo, através da minha mãe e a macumba, através da minha vó; assim foi até os meus 14 anos, foi quando abandonei tudo e não tive mais vínculo com qualquer religião, ainda que cultivasse o respeito, a crença no Senhor Jesus.

          Aos 22 anos de idade, depois de viver muita coisa, eu tive um encontro verdadeiro com Jesus, com o Seu amor, com a Sua revelação, com a Sua misericórdia, com o Seu perdão, com a Salvação e com a vida eterna que só ELE pode dá.

          Dito isto acima eu quero lhes dizer que ao ser confrontado, impactado com e por Jesus eu vivi (mesmo crendo que seja ato contínuo, isto é, ainda vivo-vivendo) o que diz João 8:32 (“conhecereis a verdade e a verdade vos libertará) e esta Verdade absoluta do Deus Absoluto que nos faz, nos permite conhecer os absolutos de Deus, me faz e continua fazendo conhecer-entender quem é Deus, como ELE nos trata, o que ELE espera de nós e como ELE trata e quer que eu trate o meu próximo (Marcos 12:28-34, Lucas 10:25-35, entre outras passagens). Todas as vezes que olho, observo e estudo tudo que Jesus ensinou e, principalmente, como ELE viveu, eu vou sendo liberto pela Palavra, pelo amor de Jesus.
          Esta liberdade que somente Jesus causa, que somente Jesus é poderoso para realizar, me faz entender que Jesus ama vidas (João 3:16 "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eternal”) e não ideologia ou raças (Gálatas 3:26-29 “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa”).

          Assim sendo eu não creio que Deus seja Deus de ismos (sistemas, algo formatado, fechadinho) tais como feminismo, machismo, racismo, até mesmo o cristianismo, visto que este último foi uma construção de Constantino no século IV, até então o povo de Deus era chamado de “os do caminho” (Atos 9:2, 18:25-26, 19:9, 22:4, etc.), “os cristãos” (Atos 11:16 E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”). Deus não ama preto ou branco, homem ou mulher, rico ou pobre, pecador ou santo, europeu ou asiático, Deus ama pessoas, Deus ama gente, e este o fez enviar Jesus para que todos que nELE crer não pereça, mas tenha a vida eternal, a fim de todo o homem, convencido pelo Espírito Santo (João 16:7-11), se arrependa dos seus pecados e tenha a salvação (1 Timóteo 2:3-5, 2 Pedro 3:8-9) e tenha os mesmos sentimentos que há em Cristo Jesus (Leia Filipense 2, leia-o por favor).

          Entre tantos textos que a Bíblia traz para me convencer do que supracitei, como todo o teor da própria bíblia, eu destaco Mateus 5, conhecido como o “Sermão da Montanha”, onde o Jesus ensina que o que ELE busca para todo ser, para todas as pessoas é a equidade, é a justiça, é a misericórdia, é a compaixão é o amor, em Cristo Jesus não há acepção de pessoas (Romanos 2:11Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas”). Entendamos que Deus não faz fragmentação, que Deus não faz “subpastas”, que Deus não departamentaliza as pessoas, Deus ama a todos, quer a equidade sobre e para todos, quer que todo o pecador se arrependa e experimente o amor de Deus e, impactado pelo amor de Deus, ame a todos sem distinção, seja socorro de Deus para todos sem acepção, seja o bom perfume de Cristo (2 Coríntios 14-16).

          Por isso, através deste eu me exponho, com amor e respeito a todos, para dizer que não consigo levantar bandeiras de ismos, de fragmentações. Não estou dizendo que não reconheço as discriminações vividas na história da humanidade, o que estou dizendo é que se pregamos vivendo e se vivemos pregando a Verdade que Liberta e o amor que impacta e constrange (2 Coríntios 5:14), toda e qualquer discriminação, iniquidade, injustiça será extirpada, será jogada por terra.

O que digo é que toda injustiça, toda acepção, toda fragmentação que vivemos foram criadas por nós, pois o pecado nos desfigurou, nos desassemelhou de Deus, arrancou de nós os sentimentos da liberdade do amor que há em Cristo Jesus. Toda e qualquer separação vem do pecado, vem do homem, pois o desejo de Deus é fazer com que todos sejam um nELE (LEIA EFÉSIOS 4, LEIA JOÃO 17).

SALVAÇÃO E ADORAÇÃO - ROGÉRIO DO AMARAL