http://www.escolademissoes.org.br/
Translate
quinta-feira, 29 de novembro de 2018
terça-feira, 27 de novembro de 2018
EROS - ROGÉRIO DO AMARAL
EROS
A Bíblia traz nomes específicos para
cada tipo de amor:
1.
Amor ÁGAPE – é o amor supremo capaz de dar tudo
de bom para aquele a quem se ama; que perdoa todas as coisas; é o amor de Deus
para conosco; ama incondicionalmente;
2.
Amor
FILOS – é o amor de irmandade, o amor de ajuda, de compaixão; de irmão para
irmão;
3.
Amor EROS
– é o amor de um homem para uma mulher e vice-versa, o amor que leva ao
casamento; onde estão intrínseco todos os desejos e relacionamentos condizentes
ao homem e/para a mulher.
Temos hoje presenciado uma grande
ignorância, superficialidade e deturpação (intencional e maléfica) sobre o
sentimento EROS.
Um sentimento criado por Deus com o
objetivo de perpetuação da espécie e de satisfação biológica e emocional do ser
humano (Gn 1:22; Ct 1:1 – 8:14; 1 Co 7:2-5). Sendo que o homem, desde o
princípio, após conhecer o pecado e os resultados do mesmo, deixou de entender
o objetivo para o qual Deus criou as coisas, tornou-se um ser sem a visão de
Deus, com isso utilizou o nome EROS para simbolizar a prostituição, a lascívia,
o adultério, a devassidão, a desonra e o afronto ao plano de Deus. Hoje a
palavra erótico, que é derivada da palavra EROS, significa revistas, filmes,
peças e apresentações pornográficas, significa a perda do conhecimento de Deus
e da sua criação, significa a banalização da obra gloriosa de Deus, pois tudo o
que Deus fez Ele viu que era bom (Gn 1:31).
De chofre o homem se vê em uma situação
onde a banalização do EROS traz a morte, o sentimento que foi criado para
produzir vida agora produz morte: é a famosa AIDS; o número desenfreado de
crianças grávidas; o alarmante número de doenças venéreas; os casamentos
imaturos; os casamentos com pequeníssima duração; os não casamentos; os
casamentos infelizes; os vários casos de desequilíbrio emocional e mental; etc.
O sentimento para gerar vida agora gera a morte.
E esta má interpretação, esta banalização
do EROS invadiu com uma força inefável as nossas igrejas e o povo que nela se
encontra. Invadiu de tal modo que não vimos nem os líderes, os quais devem
pregar a vida, alertando o povo para o verdadeiro significado deste tão nobre e
celestial sentimento e nem protestando contra àqueles que aderiram a atual
versão funesta.
Então, apossando-me do desejo de, de
alguma forma, abençoar outras vidas, escrevo estas linhas para que entenda que
o verdadeiro EROS planejado por Deus nasce no coração de Deus para o coração de
cada um de nós, isto é, Deus é aquele que planejou a nossa vida e é desejo dEle
nos orientar para que encontremos a pessoa certa para que exerçamos este
sentimento. O problema é que hoje ninguém está preocupado o que Deus quer, ou
quem Ele separou para nós. Perdemos a visão de Deus e, por isso, mergulhamos na
nossa cegueira da auto-suficiência achando que não tem nada a ver, que não é
bem assim, que somos nós que sabemos o que é melhor para nós e como é que
devemos proceder em relação a este sentimento; e assim vamos caindo nos abismos
existenciais, nas armadilhas preparadas por este “novo” significado do EROS,
significado este propagado pelo príncipe deste mundo, afinal o mundo jaz no
maligno (I Jo 5:19).
O EROS planejado por Deus nos faz querer
alguém do sexo oposto – deixará o homem o seu pai e a sua mãe e se unirá a uma
mulher (Gn 2:24) - que seja para sempre, e não se quer somente porque se
deseja, se deseja porque se quer, e se quer somente um (a) – deixará ... uma
... - é alguém que quando personificar o EROS saberá que está agradando a Deus
e ao seu próximo; é alguém que praticará o EROS com a convicção de que faz o
companheiro (a) feliz e de que é feliz e de que os dois são uma só carne, por
isso a felicidade é mútua.
A prática desse amor nos traz saúde (em
todas as áreas); faz uma sociedade mais feliz e reflete o ÁGAPE de Deus para as
nossas vidas.
Oro a Deus para que Ele restaure no meio
do povo, do Seu povo, a verdadeira vivência do EROS e que, por conseguinte,
este povo atinja, permeie em toda a humanidade o mesmo.
Rogério do Amaral
quinta-feira, 22 de novembro de 2018
AÇÕES DE GRAÇAS - ROGÉRIO DO AMARAL
AÇÕES DE GRAÇAS
1 Tessalonicenses 5:18 “Dêem graças em todas as
circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”.
Jó
1:21-22 “... e
disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o
Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ". Em tudo isso Jó
não pecou nem de nada culpou a Deus.
Eu sou
alguém maravilhado com a vida, a vida por si só já é algo imensurável. Cada
experiência, cada manifestação de sentimentos, independentemente de serem
experiências e sentimentos que chamamos de bons ou ruins são coisas
extraordinárias.
Pense
comigo, tudo e quaisquer coisas que você vive-sente só o pode experimentá-los
porque estão vivos. Sentir dor é algo quase sempre ruim (digo quase porque há
dores que nos fortalecem, que nos trazem curas, etc), no entanto eu e você só
conhecemos a dor porque estamos vivos, só sentimos alegrias, só sentimos alívio
e ou quaisquer outros sentimentos porque estamos experimentando o milagre da
vida.
Aí eu
lhe pergunto: o que eu ou você fizemos para termos nascidos, para estarmos
vivos? Qual é o meu ou o seu mérito para vivermos emoções e sentimentos no
processo do milagre da vida?
A
maioria de nós já viu alguém fazendo altos projetos da vida e, de repente, a
sua vida fora tragada. De outros já vimos-ouvimos médicos dizerem que tal
pessoa não teria mais de 2 anos de vida, mas aí vimos tal pessoa durando vários
anos. Digo isto para dizer que a vida é um milagre de Deus, que ninguém tem o
controle dela, salvo o nosso Senhor, que ter vivido, estar vivo é poder
experimentar o milagre, a dádiva de Deus. Só o milagre da vida nos proporciona
experimentar o milagre das emoções.
No
primeiro versículo que dá início a este texto encontramos o apóstolo Paulo
dizendo que em tudo devemos dar graças a Deus, pois está é a vontade do único e
verdadeiro Deus (Romanos 8:28 diz que
todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus – como exemplo
clássico disso nós temos a vida de José do Egito). Logo nos 2 versículos
seguintes encontramos Jó, após perder praticamente tudo, reconhecendo que tudo
que ele é, que ele tem e que o estar vivo é graça (favor imerecido) de Deus.
Quero
terminar este texto dizendo que o livro de gênesis nos ensina que Deus nos
criou para termos vida abundante e vida eterna, no entanto, devido ao pecado de
Adão e Eva, o homem passou a ser mortal (Romanos 6:23) e, se morrer no pecado
(Ezequiel 18), experimentará a segunda morte (Apocalipse 2). No entanto Deus,
desejando para nós a vida abundante, querendo que vivamos a vida em sua
plenitude, com o desejo de que todos possam ter as mesmas convicções de Jó, de
Paulo, de Estevão e tantos/as outros/as, enviou o seu único filho, Jesus, para
que todo aquele que nELE crer, não mais pereça, mas tenha a vida eterna (João
3:16).
Hoje é
dia de ações de graças, hoje é dia de reconhecermos tudo o que Deus é e tem
feito por nós e em nós, hoje é o dia dizer obrigado, independentemente do que
você esteja vivendo, pois você só está vivendo esta situação porque você está
vivo/a. Quero ir além, digo ainda que enquanto você
está vivo/a você tem a possibilidade de reconhecer a Jesus, o único mediador
entre Deus e o homem (1 Timóteo 2:5), como seu Senhor e Salvador e assim ter a
vida eterna, a vida abundante.
Amados/as,
o desejo do Senhor é que todos os momentos sejam momentos de ações de graças,
mas no nosso calendário este é o dia separado para isso, assim sendo eu
aproveito para lhe incentivar a DAR GRAÇAS A DEUS!
NELE,
que nos deu a vida, Rogério do Amaral.
terça-feira, 20 de novembro de 2018
sexta-feira, 16 de novembro de 2018
INCOMODADO ANDO - ROGÉRIO DO AMARAL
INCOMODADO ANDO
Moro perto de algumas igrejas (instituições,
denominações) de nome, famosas, igrejas estas com grande porte econômico e, por
isso, com facilidade de ter tudo do mais moderno, de poder oferecer o melhor
conforto, como também de convidar pessoas famosas para estarem ministrando nas
mesmas, principalmente cantores e bandas.
Há cerca de 2 semanas atrás, uma destas igrejas
convidou uma destas bandas famosas, que por sinal é muito, muito boa, cantam
muito. Depois eu soube que para assistirem tal banda foi necessário fazer uma
fila do lado de fora, a ponto de uma pessoa guardar lugar para a outra, e isso
numa igreja com o templo (construção) enorme.
Hoje uma outra igreja do mesmo porte irá levar outra
atração, outra banda famosa em sua reunião. A busca do povo para ver tal banda
é tanta que fez com que pessoas tivessem que se inscrever pela internet para
poder ter a sua entrada segura, para poder ter a sua vaga na igreja e isso numa
igreja com suporte para 8.000 (oito mil) pessoas.
Amados/as, quem me conhece sabe o quanto amo música,
embora não toque nada, a não ser cachorro na rua e buzina, ainda que eu seja
horrível cantando. Ao ligar o carro o reprodutor de música do meu carro já liga
automaticamente, sou realmente apaixonado por música e busco sempre analisar as
letras a fim de, através das mesmas, ser levado à adorar a Deus, ser conduzido
à oração, ao quebrantamento, etc., afinal, falando de músicas cristãs, as
mesmas têm que ter o conteúdo bíblico.
O meu incômodo se dá aí, nestas últimas linhas que
escrevi acima. Quando analiso a Bíblia vejo o quanto a música, a adoração ao
Senhor através de instrumentos e vozes, permeia a mesma, de capa a capa
encontramos a música ocupando a bíblia e vejo a bíblia nos conclamando a cantar
ao Senhor, a nos reunirmos e entoarmos salmos. A música é algo tremendo!
Todavia, a Bíblia nunca, em momento algum, mostra o
povo ficando horas em pé para ouvir alguém cantando, mas a mesma Bíblia, em
Neemias 8:1-18 encontramos o sacerdote Esdras lendo e explicando a Palavra ao
povo durante cerca de 12 horas, o que provocou no povo arrependimento de pecado
e adoração a Deus, adoração inclusive através de cânticos, e a leitura bíblica
se repetiu durante dias. A Bíblia também diz que Estevão pregou durante horas
(Atos 6), que Paulo pregou durante toda uma noite (Atos 20:7-12). Poderia eu
citar outros textos aqui, mas paro aqui para falar sobre largas pregações onde
o povo para, ouve e é levado ao arrependimento e à adoração. Outro mais, quero
dizer que a Bíblia ensina que a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus (Romanos
10:17), embora eu saiba que Deus habita em meio aos louvores (Salmo 22:3) - a
letra tem que falar de Deus, de suas maravilhas, do Seu amor e dos Seus
ensinamentos.
O que quero dizer é que, com as exceções, raramente
observo pessoas indo à igreja para CULTUAR A DEUS, para renderem graças a Deus,
para SEREM CONFRONTADOS E TRANSFORMADOS PELA PALAVRA DE DEUS, vejo o povo
querendo é entretenimento, querendo satisfazer o ego (por favor, sou a favor do entretenimento,
sou a favor do lazer e da diversão, o que contesto é a falta de desejo de
adorar ao Senhor, de a gratidão e o reconhecimento de quem é Deus não ser mais
o que nos dá prazer em nos reunirmos em um lugar para prestarmos culto),
é por isso que “os cultos parecem shows”, é por isso que a teologia da
prosperidade tem força, é por isso que a pregação de autoajuda é aplaudida e a
pregação do conhecimento bíblico é repudiada.
Incomodo-me pelo caminho de fé que o povo está
tomando. Incomodo-me porque Jesus deixou de ser o centro. Incomodo-me com o
fato de querer em Jesus ser um sentimento de interesse. Incomodo-me porque,
como diz uma música antiga, Jesus deixou de ser o motivo da nossa canção.
Incomodo-me porque não queremos congregar para servir e sim para ser servido.
Incomodo-me porque não buscamos a santidade como buscamos os famosos.
Incomodo-me porque textos bíblicos entram em músicas somente para dar o status
de gospel e não porque têm uma mensagem para ser transmitida. Incomodo-me
porque o povo não quer ouvir a Palavra, não amam a Palavra, não têm fome e sede
da Palavra, assim sendo não conhecem a Verdade que liberta (João 8:32).
Termino dizendo que amo música, amo uma boa voz, um
instrumento bem tocado. Entendo que sempre é bom ouvir gente boa de Deus
tocando e cantando. Mas sou contra quando Jesus deixou de ser o nosso alvo, a
nossa meta, Sou contra quando fazemos fila para ouvir, às vezes até adorar,
quem se gosta e não ter uma sede nem parecida por Jesus e pela Palavra que
revela Jesus.
NELE, que espera que o amemos acima de todas as
coisas, que devemos buscar enquanto podemos encontra-Lo, Rogério do Amaral.
SEM ISMOS - ROGÉRIO DO AMARAL
SEM ISMOS
Não nasci no berço evangélico, nasci dicotomizando entre
o catolicismo, através da minha mãe e a macumba, através da minha vó; assim foi
até os meus 14 anos, foi quando abandonei tudo e não tive mais vínculo com
qualquer religião, ainda que cultivasse o respeito, a crença no Senhor Jesus.
Aos 22
anos de idade, depois de viver muita coisa, eu tive um encontro verdadeiro com
Jesus, com o Seu amor, com a Sua revelação, com a Sua misericórdia, com o Seu
perdão, com a Salvação e com a vida eterna que só ELE pode dá.
Dito
isto acima eu quero lhes dizer que ao ser confrontado, impactado com e por
Jesus eu vivi (mesmo crendo que seja ato contínuo, isto é, ainda vivo-vivendo)
o que diz João 8:32 (“conhecereis a verdade e a verdade vos libertará) e esta Verdade
absoluta do Deus Absoluto que nos faz, nos permite conhecer os absolutos de
Deus, me faz e continua fazendo conhecer-entender quem é Deus, como ELE nos
trata, o que ELE espera de nós e como ELE trata e quer que eu trate o meu
próximo (Marcos 12:28-34, Lucas 10:25-35, entre outras passagens). Todas as
vezes que olho, observo e estudo tudo que Jesus ensinou e, principalmente, como
ELE viveu, eu vou sendo liberto pela Palavra, pelo amor de Jesus.
Esta
liberdade que somente Jesus causa, que somente Jesus é poderoso para realizar,
me faz entender que Jesus ama vidas (João 3:16
"Porque Deus tanto amou o mundo
que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas
tenha a vida eternal”) e não
ideologia ou raças (Gálatas 3:26-29 “Porque todos sois filhos de Deus pela fé
em Cristo Jesus. Porque
todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre;
não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de
Abraão, e herdeiros conforme a
promessa”).
Assim
sendo eu não creio que Deus seja Deus de ismos (sistemas, algo formatado,
fechadinho) tais como feminismo, machismo, racismo, até mesmo o cristianismo,
visto que este último foi uma construção de Constantino no século IV, até então
o povo de Deus era chamado de “os do caminho” (Atos 9:2, 18:25-26, 19:9, 22:4,
etc.), “os cristãos” (Atos 11:16 “E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja,
e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez,
chamados cristãos”). Deus não ama
preto ou branco, homem ou mulher, rico ou pobre, pecador ou santo, europeu ou
asiático, Deus ama pessoas, Deus ama gente, e este o fez enviar Jesus para que
todos que nELE crer não pereça, mas tenha a vida eternal, a fim de todo o
homem, convencido pelo Espírito Santo (João 16:7-11), se arrependa dos seus
pecados e tenha a salvação (1 Timóteo 2:3-5, 2 Pedro 3:8-9) e tenha os mesmos
sentimentos que há em Cristo Jesus (Leia
Filipense 2, leia-o por favor).
Entre
tantos textos que a Bíblia traz para me convencer do que supracitei, como todo
o teor da própria bíblia, eu destaco Mateus 5, conhecido como o “Sermão da
Montanha”, onde o Jesus ensina que o que ELE busca para todo ser, para todas as
pessoas é a equidade, é a justiça, é a misericórdia, é a compaixão é o amor, em
Cristo Jesus não há acepção de pessoas (Romanos
2:11 “Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas”). Entendamos que
Deus não faz fragmentação, que Deus não faz “subpastas”, que Deus não
departamentaliza as pessoas, Deus ama a todos, quer a equidade sobre e para
todos, quer que todo o pecador se arrependa e experimente o amor de Deus e,
impactado pelo amor de Deus, ame a todos sem distinção, seja socorro de Deus
para todos sem acepção, seja o bom perfume de Cristo (2 Coríntios 14-16).
Por
isso, através deste eu me exponho, com amor e respeito a todos, para dizer que
não consigo levantar bandeiras de ismos, de fragmentações. Não estou dizendo
que não reconheço as discriminações vividas na história da humanidade, o que
estou dizendo é que se pregamos vivendo e se vivemos pregando a Verdade que
Liberta e o amor que impacta e constrange (2 Coríntios 5:14), toda e qualquer
discriminação, iniquidade, injustiça será extirpada, será jogada por terra.
O que digo é que toda injustiça, toda acepção, toda
fragmentação que vivemos foram criadas por nós, pois o pecado nos desfigurou,
nos desassemelhou de Deus, arrancou de nós os sentimentos da liberdade do amor
que há em Cristo Jesus. Toda e qualquer separação vem do pecado, vem do homem,
pois o desejo de Deus é fazer com que todos sejam um nELE (LEIA EFÉSIOS 4, LEIA
JOÃO 17).
quinta-feira, 15 de novembro de 2018
quarta-feira, 14 de novembro de 2018
terça-feira, 13 de novembro de 2018
segunda-feira, 12 de novembro de 2018
quinta-feira, 8 de novembro de 2018
quarta-feira, 7 de novembro de 2018
Assinar:
Postagens (Atom)



