http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

INCOMODADO ANDO - ROGÉRIO DO AMARAL






INCOMODADO ANDO

Moro perto de algumas igrejas (instituições, denominações) de nome, famosas, igrejas estas com grande porte econômico e, por isso, com facilidade de ter tudo do mais moderno, de poder oferecer o melhor conforto, como também de convidar pessoas famosas para estarem ministrando nas mesmas, principalmente cantores e bandas.

Há cerca de 2 semanas atrás, uma destas igrejas convidou uma destas bandas famosas, que por sinal é muito, muito boa, cantam muito. Depois eu soube que para assistirem tal banda foi necessário fazer uma fila do lado de fora, a ponto de uma pessoa guardar lugar para a outra, e isso numa igreja com o templo (construção) enorme.

Hoje uma outra igreja do mesmo porte irá levar outra atração, outra banda famosa em sua reunião. A busca do povo para ver tal banda é tanta que fez com que pessoas tivessem que se inscrever pela internet para poder ter a sua entrada segura, para poder ter a sua vaga na igreja e isso numa igreja com suporte para 8.000 (oito mil) pessoas.

Amados/as, quem me conhece sabe o quanto amo música, embora não toque nada, a não ser cachorro na rua e buzina, ainda que eu seja horrível cantando. Ao ligar o carro o reprodutor de música do meu carro já liga automaticamente, sou realmente apaixonado por música e busco sempre analisar as letras a fim de, através das mesmas, ser levado à adorar a Deus, ser conduzido à oração, ao quebrantamento, etc., afinal, falando de músicas cristãs, as mesmas têm que ter o conteúdo bíblico.

O meu incômodo se dá aí, nestas últimas linhas que escrevi acima. Quando analiso a Bíblia vejo o quanto a música, a adoração ao Senhor através de instrumentos e vozes, permeia a mesma, de capa a capa encontramos a música ocupando a bíblia e vejo a bíblia nos conclamando a cantar ao Senhor, a nos reunirmos e entoarmos salmos. A música é algo tremendo!

Todavia, a Bíblia nunca, em momento algum, mostra o povo ficando horas em pé para ouvir alguém cantando, mas a mesma Bíblia, em Neemias 8:1-18 encontramos o sacerdote Esdras lendo e explicando a Palavra ao povo durante cerca de 12 horas, o que provocou no povo arrependimento de pecado e adoração a Deus, adoração inclusive através de cânticos, e a leitura bíblica se repetiu durante dias. A Bíblia também diz que Estevão pregou durante horas (Atos 6), que Paulo pregou durante toda uma noite (Atos 20:7-12). Poderia eu citar outros textos aqui, mas paro aqui para falar sobre largas pregações onde o povo para, ouve e é levado ao arrependimento e à adoração. Outro mais, quero dizer que a Bíblia ensina que a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17), embora eu saiba que Deus habita em meio aos louvores (Salmo 22:3) - a letra tem que falar de Deus, de suas maravilhas, do Seu amor e dos Seus ensinamentos.

O que quero dizer é que, com as exceções, raramente observo pessoas indo à igreja para CULTUAR A DEUS, para renderem graças a Deus, para SEREM CONFRONTADOS E TRANSFORMADOS PELA PALAVRA DE DEUS, vejo o povo querendo é entretenimento, querendo satisfazer o ego (por favor, sou a favor do entretenimento, sou a favor do lazer e da diversão, o que contesto é a falta de desejo de adorar ao Senhor, de a gratidão e o reconhecimento de quem é Deus não ser mais o que nos dá prazer em nos reunirmos em um lugar para prestarmos culto), é por isso que “os cultos parecem shows”, é por isso que a teologia da prosperidade tem força, é por isso que a pregação de autoajuda é aplaudida e a pregação do conhecimento bíblico é repudiada.

Incomodo-me pelo caminho de fé que o povo está tomando. Incomodo-me porque Jesus deixou de ser o centro. Incomodo-me com o fato de querer em Jesus ser um sentimento de interesse. Incomodo-me porque, como diz uma música antiga, Jesus deixou de ser o motivo da nossa canção. Incomodo-me porque não queremos congregar para servir e sim para ser servido. Incomodo-me porque não buscamos a santidade como buscamos os famosos. Incomodo-me porque textos bíblicos entram em músicas somente para dar o status de gospel e não porque têm uma mensagem para ser transmitida. Incomodo-me porque o povo não quer ouvir a Palavra, não amam a Palavra, não têm fome e sede da Palavra, assim sendo não conhecem a Verdade que liberta (João 8:32).

Termino dizendo que amo música, amo uma boa voz, um instrumento bem tocado. Entendo que sempre é bom ouvir gente boa de Deus tocando e cantando. Mas sou contra quando Jesus deixou de ser o nosso alvo, a nossa meta, Sou contra quando fazemos fila para ouvir, às vezes até adorar, quem se gosta e não ter uma sede nem parecida por Jesus e pela Palavra que revela Jesus.

NELE, que espera que o amemos acima de todas as coisas, que devemos buscar enquanto podemos encontra-Lo, Rogério do Amaral.

3 comentários:

  1. É verdade pasto,ver jovens agitados para ir às festinhas numa alegria so,e no horário de ir a igreja ficam cansados e até dormemou perderam a que horas começa culto.
    Não estão vendo que estão se afastando de Jesus.
    Que o Senhor Jesus Cristo continuem te abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Amém!
    Precisamos ser boca de Deus e alertar a todos quanto for possível

    ResponderExcluir
  3. Tbm me incomoda Pastor. O evangelho genuíno está muito difícil hoje em dia porque não enche igreja e acaba não satisfazendo a arrecadação $. JESUS ESTÁ VOLTANDO!!

    ResponderExcluir

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!