http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

sábado, 24 de março de 2018

Pastorais: VALOR DA VIDA - Pr ROGÉRIO AMARAL


O VALOR DA VIDA

         Deus, o Criador e Senhor de todas as coisas nos fez de forma maravilhosa (e viu Deus que toda a sua obra era boa – Gen 1:31), nos deu a sua imagem e semelhança (“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” - Gen 1:27) e nos colocou como responsáveis sobre todas as outras criações (“tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” – Gen 1:26b). Gente! Parem para pensar. É um privilégio sem igual, indescritível, incomparável! Somos representantes diretos de Deus nesta maravilhosa terra que o Senhor Todo Poderoso fez, para que cuidemos dela e a façamos prosperar, somos mordomos, despenseiros de Deus.
É-nos notório que nos dias atuais muitos não conseguem se alegrar pelo glorioso fato de estar vivo. Não conseguem compreender que a vida que Deus nos preparou é uma vida gloriosa, vida de vitória. Porém, devido ao fato de o homem ter se distanciado de Deus ao aproximar-se do pecado (“Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” - Isaías 59:2), por conseqüência, foi levado, introduzido em caminhos tortuosos diferentes do real e inigualável caminho que Deus nos preparou. Quando se lê o salmo 139 se tem a total compreensão de que a vida que Deus criou para nós é maravilhosa. Mas, como epigrafei antes, são pouquíssimos os que conseguem se alegrar de fato com a vida, isto por estarem longe da vida que é o Senhor e Salvador Jesus Cristo (“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. - João 14:6), pois Deus enviou Jesus para que possamos retornar a maravilhosa vida que ele preparou para nós quando em sua maravilhosa inspiração projetou-nos (“... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” - Jo 10:10b).
Em 200 fomos surpreendidos  pelas manchetes nas redes televisivas e pelo jornal escrito, após a insensatez de pessoas que não descobriram o valor da vida – digo sobre o acontecido no World Trade Center (as Torres Gêmeas) – um grupo de pessoas que, por saberem o valor da vida, deram o máximo de si para salvar aqueles que poderiam estar vivos embaixo dos escombros; lembramos também o fato de uma cadela vira-lata, que demonstrou saber muito mais o valor da vida do que nós, que enfrentou um Pit Bull para salvar a vida de um bebê, logrando êxito no salvamento que teve como conseqüência a sua quase morte.
Talvez a sua vida não seja o que você deseja. Mas será que você estar vivendo a vida que Deus projetou para você? (“... nosso Deus, tu tens feito grandes coisas por nós. Não há ninguém igual a ti. Tu tens feito muitos planos maravilhosos para o nosso bem. Ainda que eu quisesse, não poderia falar de todos eles, pois são tantos, que não podem ser contados” - Salmos 40:5). Talvez você não tenha realizado os seus sonhos profissionais, materiais e emocionais. Mas será que você convidou Deus para fazer parte dos seus planos, ou melhor, será que você perguntou a Deus se esses planos eram o que Deus planejou para você? (“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR” – Pv 16:1; Sl 37:5). Talvez você até tenha convidado a Deus para fazer parte da sua vida. Mas será que você o chamou para fazer parte da sua vida na totalidade ou, se o fez, será que você confiou nEle inteiramente deixando que ele operasse sem, você mesmo, querer dar o seu jeitinho brasileiro? (“Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e que não respeita os soberbos, nem os que se desviam para a mentira” - Salmos 40:4; “Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado” - Salmos 37:3; “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará” - Salmos 37:5; “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” - 1 Pedro 5:7).
Podemos analisar também o que temos feito, eu digo todos nós, com o nosso planeta que Deus nos confiou. Temos acabado com ele e nem atentamos que quando assim fazemos, além de estar desobedecendo a Deus, estamos prejudicando a nós mesmos. Talvez você diga que não tem parte nesta destruição, nesta desobediência. Será que não? Vejamos: você usa somente a água necessária ou você desperdiça água? Esquecendo que a fartura que se tem hoje pode não existir mais amanhã; você, quando na rua, guarda o lixo até encontrar uma lixeira ou você joga em qualquer lugar? Digo que amanhã pode chover muito e esse lixo ser um dos contribuintes para a enchente, entre outras coisas; O seu carro está funcionando perfeitamente ou está ajudando a poluir numa intensidade maior o meio ambiente? Talvez a alergia que você tem ou alguma outra doença sua ou de alguém bem próximo seja devido a essa sua contribuição; será que quando você compra algum produto, como òleo de cozinha, você pensa na embalagem que se desfaz mais rápido e causa menos dano ao ar? Talvez a praia suja que você freqüenta esteja suja devido a este material; etc.
Poderia ainda falar dos crimes bárbaros que cometemos a nós da mesma espécie. Tanto ódio em nosso meio, o que é o oposto do Deus de amor; tanta injustiça, o que é o oposto ao Deus de justiça (Hb 1:9). Mas este assunto os meios de comunicação já tem nos mostrado. Não se faz necessário estar “chovendo no molhado”.
A vida tem um padrão estabelecido por Deus. Quando se lêem os 2 (dois) primeiros capítulos de Gênesis encontram-se esses padrões e ao olharmos para o comportamento da natureza e da humanidade, detectamos que somente o homem não os respeita.
Já é com atraso que temos que fazer uma introspectiva sobre se a nossa vida é ruim ou se nós a tornamos ruim.
Talvez você diga que o governo tem culpa. Com certeza tem. Mas eu, você, nós, temos condições de melhorá-la. Basta tão-somente nos voltarmos para Deus através do Senhor Jesus Cristo que voltaremos a ver a vida como Ele planejou.
Rogério Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!