http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

DIGLADIANDO ENTRE NÓS MESMOS - ROGÉRIO DO AMARAL






DIGLADIANDO ENTRE NÓS MESMOS

1 Coríntios 12:12-14: “Porque, assim como o corpo [um corpo literal] é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo [a igreja], quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, ...” Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos”.
Quatro vezes nesta passagem nos foi dito que o corpo é um que, por mais uma vez, confirma o que nós vimos anteriormente, i.e, que há um e somente um corpo ao qual todos os cristãos pertencem. Fora isto, alguma coisa mais que também é apontada é que “o corpo não um só membro, mas muitos”. Os versos 15-20 vão nos ajudar a entender melhor o que Deus quer nos dizer aqui. Lá nós lemos: 1 Coríntios 12:15-20: “Se o pé disser: porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? “E se a orelha disser: porque não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim pois há muitos membros, mas um corpo”.

          Há realmente pouquíssimas palavras que são frequentemente usadas pelos cristãos como a palavra "igreja”. Infelizmente, poucos também são aqueles que entendem verdadeiramente esta palavra como a Bíblia a entende e aplicam seu significado bíblica na prática. Dada a importância de um entendimento claro do que a Palavra de Deus diz sobre a igreja, devido a isso seguem algumas linhas.

A palavra “Ekklesia” e seu significado geral
A palavra “igreja” é uma tradução da palavra grega ekklesia”, que significa “o que é chamado ou convocado”. Conforme E.W. Bullinger diz, esta palavra foi usada como “qualquer assembleia, mas especialmente de cidadãos, ou de uma seleção deles”. No Novo Testamento ela é usada 115 vezes, 3 das quais ela é traduzida como "assembleia", e 112 como "igreja". Uma olhada nas três vezes que esta palavra é traduzida como “assembleia” é suficiente para nos mostrar que esta palavra não foi usada somente para as assembleias cristãs. De fato, em Atos 19, referindo-se a uma demonstração contra Paulo que ocorreu em Éfesos, diz: Atos 19:32, 35, 39, 41 “A Assembleia [Grego: “ekklesia”] estava em confusão: uns gritavam uma coisa, outros gritavam outra. A maior parte do povo nem sabia por que estava ali... O escrivão da cidade acalmou a multidão e disse [para a assembleia]: “se há mais alguma coisa que vocês desejam apresentar, isso será decidido em assembleia[Grego: “ekklesia”] ... E, tendo dito isso, encerrou a assembleia [Grego: ekklesia]".
Conforme está evidente nesta passagem, a palavra “ekklesia” foi usada por não cristãos, e, conforme acontece em nosso caso, mesmo por assembléias anticristãs.
Que o significado geral da palavra “ekklesia” é “assembleia”, também está evidente pelo uso desta palavra na septuaginta, a antiga tradução grega do Velho Testamento. Lá, esta palavra foi usada 71 vezes, todas como uma tradução da palavra hebraica “qahal”, que significa “um chegar junto, um reunir-se em assembleia, o ato; uma assembleia, congregação, convocação; em um sentido mais amplo de uma assembleia ou multidão de homens, de tropas, de nações, dos perversos, dos justos, etc.”
Portanto, para concluir: o significado geral da palavra que nossas Bíblias traduzem como igreja é “assembleia”. Esta palavra nem foi usada exclusivamente pelas assembleias cristãs, nem pelas construções que hospedavam tais assembleias. Em contraste, era um termo geral usado por qualquer assembleia, independente de seu tipo.

A palavra “ekklesia”: seu significado na Palavra de Deus
Tendo visto o que a palavra “ekklesia” geralmente significa, agora é hora de ver o que significa a Palavra de Deus, e especialmente na parte desta Palavra que se refere ao tempo de graça (i.e., em Atos e nas epístolas) em que nós vivemos. Lá, embora esta palavra novamente signifique uma assembleia, desta vez a assembleia é algo específico, tendo como membros todos os renascidos, i.e., todos aqueles que confessaram com sua própria boca o Senhor Jesus e acreditaram em seus corações que Deus o fez nascer da morte (Romanos 10:9). Outro termo que a Bíblia usa para denotar os crentes de Cristo pelo mundo todo5 são “corpo” ou “o corpo de Cristo”. Que “igreja” e “corpo” ou “corpo de Cristo” são termos equivalentes, todos usados para denotar os cristãos juntos, como um total, está evidente em várias passagens da Palavra de Deus. Assim, começando de 1 Coríntios 12:27 nós lemos:
1 Coríntios 12:27: “Ora, VÓS sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular".
Também Colossenses 1:18 nos dizem: “E ele [Jesus Cristo] é a cabeça do corpo, da igreja..."
Além disso Efésios 1: 22-23 diz: “E [Deus] colocou todas as coisas a seus [de Cristo] pés, e sobre todas as coisas constituiu como cabeça da igreja que é o seu [de Cristo] corpo…”
NÓS, todos os crentes juntos, compomos o corpo de Cristo. A Palavra de Deus não diz que neste lugar há um corpo e em qual lugar há outro. Nem diz que esta denominação é um corpo, e a próxima seja outro. O que diz é que "vós sois o corpo de Cristo”, a igreja. A este “vós” eu pertenço, você pertence e geralmente todo crente renascido pertence. Tanto quanto a Palavra de Deus afete, não há distinção alguma, por causa de denominação, cor, status social, lugar onde se vive, ou por causa de qualquer outra razão. Na verdade, Gálatas 3:26-28 nos diz: Gálatas 3:26-28: “Porque TODOS sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”
Nós somos todos, sem qualquer distinção, filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus e nós somos todos, novamente sem qualquer distinção e através da mesma fé, membros do corpo de Cristo.
Que a igreja ou corpo é um e não muitos também está evidente por muitas outras passagens na Palavra de Deus. Na verdade, começando a partir de Romanos 12:4-5 nós lemos:
Romanos 12:4-5: “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros”.
Também em 1 Coríntios 12:12-13 nos diz: “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Porque todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, ...”
1 Coríntios 12:20: “Assim pois há muitos membros, mas um corpo”.
Efésios 2:16: “E [Jesus] pela cruz reconciliar ambos [judeus e gentios] em um corpo, matando com ela as inimizades.
Efésios 4:4: “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da nossa vocação”.
E finalmente Colossenses 3:15: “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações, e sede agradecidos”.
Como é evidente a partir destas passagens, a igreja, o corpo de Cristo é um corpo que inclui todos os renascidos, i.e., todos aqueles que confessaram por suas bocas o Senhor Jesus e acreditaram em seus corações que Deus o renasceu da morte. Infelizmente, o que a Palavra de Deus declara tão claramente parece ser ignorado por muitos cristãos, como pelo menos a existência de tantas denominações mostra. Na verdade, muitos de nós, em vez de nos vermos como membros de um corpo de Cristo e todos os outros cristãos como nossos irmãos e membros do mesmo corpo, nós nos vemos como membros de tal e tal denominação que nós podemos também caracterizar como o corpo ou a igreja, e todos os outros cristãos que não pertencem à nossa denominação como estranhos e muitas vezes como inimigos. Felizmente, a Palavra de Deus não concorda com esta visão. Na verdade, como vimos, por causa de Deus nós (todos cristãos) não somos nem estranhos nem inimigos uns dos outros, mesmo se ocorrer de ter diferentes visões em muitas coisas.
Com esta explicação supracitada eu falarei, de maneira resumida, o que realmente me motivou a escrever este texto.
Somos pecadores que fomos alcançados pela graça de Deus (pelo favor imerecido do Senhor nosso Deus), esta graça nos mostrou o quão estamos de Deus, como falhamos contra ELE, que somente ELE pode nos perdoar, o quanto ELE nos ama e que só temos esta consciência porque ELE, através do Espírito Santo, nos convenceu, nos revelou a fim de sermos perdoados dos nossos pecados, sermos feito filhos de Deus e podermos viver uma vida de adoração sendo um instrumento de salvação dELE aqui na terra.
Bem, se tudo isso acima realmente aconteceu conosco, passamos a viver uma vida de total entrega ao Senhor, entrega esta que se reflete, se materializa no amor de um para com o outro, de um para com o próximo (1 João 14:20-21 “Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão”), isso porque agora sabemos que o outro é um comigo, que eu e o outro e o outro e o outro e outros somos membros que formamos o corpo de Cristo, logo, se eu firo ao outro eu estou ferindo a mim mesmo, pois estou ferindo ao corpo.
Com todo este entendimento, com toda esta revelação do amor e da graça de Deus, logo brotou, assim quero crer, em nós uma enorme gratidão a Deus e, gratidão esta, que nos lança ao próximo, brotar em nós o prazer de estar em comunhão com o próximo, com o outro membro, que faz com que entendamos que o lugar da reunião, a instituíção, que for a formada, não é o principal, não é o relevante, não é o alvo, o principal é o amor, o relevante é a comunhão, o combustível é o desejo de estar junto e, além da adoração em um só coração, emu ma só fé, em um só Espírito, planejarmos como expandir o Reino de Deus, como alcançarmos os perdidos, o alvo é fortalecermos a unidade em amor entendendo que as atividades são oportunidades nos dada pelo Senhor a fim de outros olharem para nós e verem Jesus em nós através da maneira com que nos amamos e nos respeitamos.
Todo este entendimento e comportamento sendo realidade em nós nos faz compreender que o lugar (instituição / construção física) é o local da reunião da comunidade local, do corpo de Cristo, assim o local jamais será visto como desculpa para a falta de amor entre nós, pois o amor entre nós transformará o local.
Terminando…, se assim o é, por que nós, membros do mesmo corpo, membros do amor Deus na terra, nos degladiamos tanto? Por que os nossos olhos e corações estão tanto na forma institucional e tão pouco no relacionamento do/em amor que nos move? Por que somos o povo do amor que mais machuca uns aos outros? Por que somos o povo das fofocas e da dificuldade de falarmos, olhando nos olhos uns dos outros, o que gostamos e o que não gostamos? Por que somos o povo onde cada um olha somente para o seu umbigo e não para o outro e o coletivo?
Chega! Ufa! Ficou muito grande, rs! Mas desejo que o Senhor ministre aos nossos corações aquilo que eu não consegui.
NELE, que nos fez um nELE sendo um uns com os outros, Rogério do Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!