DIGLADIANDO
ENTRE NÓS MESMOS
1 Coríntios 12:12-14: “Porque, assim como o corpo [um
corpo literal] é
um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo,
assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em
um Espírito, formando um
corpo [a igreja], quer judeus, quer gregos, quer
servos, quer livres, ...” Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos”.
Quatro vezes nesta passagem nos foi
dito que o corpo é um que,
por mais uma vez, confirma o que nós vimos anteriormente, i.e, que há um e
somente um corpo ao qual todos os cristãos pertencem. Fora isto, alguma coisa
mais que também é apontada é que “o corpo não um só membro, mas muitos”.
Os versos 15-20 vão nos ajudar a entender melhor o que Deus quer nos dizer
aqui. Lá nós lemos: 1 Coríntios 12:15-20: “Se o pé
disser: porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? “E se
a orelha disser: porque não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se o
corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o
olfato? Mas agora
Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
E se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim pois há muitos membros, mas um corpo”.
Há realmente pouquíssimas palavras
que são frequentemente usadas pelos cristãos como a palavra "igreja”.
Infelizmente, poucos também são aqueles que entendem verdadeiramente esta
palavra como a Bíblia a entende e aplicam seu significado bíblica na prática.
Dada a importância de um entendimento claro do que a Palavra de Deus diz sobre
a igreja, devido a isso seguem algumas linhas.
A
palavra “Ekklesia” e seu significado geral
A palavra “igreja” é uma tradução da
palavra grega ekklesia”, que significa “o que é chamado ou convocado”. Conforme
E.W. Bullinger diz, esta palavra foi usada como “qualquer assembleia, mas
especialmente de cidadãos, ou de uma seleção deles”. No Novo Testamento ela é
usada 115 vezes, 3 das quais ela é traduzida como "assembleia", e 112
como "igreja". Uma olhada nas três vezes que esta palavra é traduzida
como “assembleia” é suficiente para nos mostrar que esta palavra não foi usada
somente para as assembleias cristãs. De fato, em Atos 19, referindo-se a uma
demonstração contra Paulo que ocorreu em Éfesos, diz: Atos 19:32, 35, 39, 41 “A Assembleia [Grego: “ekklesia”]
estava em confusão: uns gritavam uma coisa, outros gritavam outra. A maior
parte do povo nem sabia por que estava ali... O escrivão da cidade acalmou a
multidão e disse [para a assembleia]: “se há mais alguma coisa que vocês
desejam apresentar, isso será decidido em assembleia[Grego: “ekklesia”] ... E,
tendo dito isso, encerrou a assembleia [Grego: ekklesia]".
Conforme está evidente nesta passagem,
a palavra “ekklesia” foi usada por não cristãos, e, conforme acontece em nosso
caso, mesmo por assembléias anticristãs.
Que o significado geral da palavra
“ekklesia” é “assembleia”, também está evidente pelo uso desta palavra na
septuaginta, a antiga tradução grega do Velho Testamento. Lá, esta palavra foi
usada 71 vezes, todas como uma tradução da palavra hebraica “qahal”, que
significa “um chegar junto, um reunir-se em assembleia, o ato; uma assembleia,
congregação, convocação; em um sentido mais amplo de uma assembleia ou multidão
de homens, de tropas, de nações, dos perversos, dos justos, etc.”
Portanto, para concluir: o significado
geral da palavra que nossas Bíblias traduzem como igreja é “assembleia”. Esta
palavra nem foi usada exclusivamente pelas assembleias cristãs, nem pelas
construções que hospedavam tais assembleias. Em contraste, era um termo geral
usado por qualquer assembleia, independente de seu tipo.
A palavra “ekklesia”: seu significado na Palavra de
Deus
Tendo visto o que a palavra “ekklesia”
geralmente significa, agora é hora de ver o que significa a Palavra de Deus, e
especialmente na parte desta Palavra que se refere ao tempo de graça (i.e., em
Atos e nas epístolas) em que nós vivemos. Lá, embora esta palavra novamente
signifique uma assembleia, desta vez a assembleia é algo específico, tendo como
membros todos os renascidos, i.e., todos aqueles que
confessaram com sua própria boca o Senhor Jesus e acreditaram em seus corações
que Deus o fez nascer da morte (Romanos 10:9). Outro termo que a Bíblia usa
para denotar os crentes de Cristo pelo mundo todo5 são
“corpo” ou “o corpo de Cristo”. Que “igreja” e “corpo” ou “corpo de Cristo” são
termos equivalentes, todos usados para denotar os cristãos juntos, como um
total, está evidente em várias passagens da Palavra de Deus. Assim, começando
de 1 Coríntios 12:27 nós lemos:
1 Coríntios 12:27: “Ora, VÓS sois o corpo de
Cristo, e seus membros em particular".
Também Colossenses 1:18 nos dizem: “E ele [Jesus Cristo] é a
cabeça do corpo, da igreja..."
Além disso Efésios 1: 22-23 diz: “E [Deus] colocou todas as coisas
a seus [de Cristo] pés, e sobre todas as coisas constituiu como cabeça da
igreja que é o seu [de Cristo] corpo…”
NÓS, todos os crentes juntos, compomos
o corpo de Cristo. A Palavra de Deus não diz que neste lugar há um corpo e em
qual lugar há outro. Nem diz que esta denominação é um corpo, e a próxima seja
outro. O que diz é que "vós sois o corpo de Cristo”, a
igreja. A este “vós” eu pertenço, você pertence e geralmente todo
crente renascido pertence. Tanto quanto a Palavra de Deus afete, não há
distinção alguma, por causa de denominação, cor, status social, lugar onde se
vive, ou por causa de qualquer outra razão. Na verdade, Gálatas 3:26-28 nos
diz: Gálatas 3:26-28: “Porque TODOS sois filhos de
Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em
Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo
nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em
Cristo Jesus.”
Nós somos todos, sem
qualquer distinção, filhos de Deus pela fé em Cristo
Jesus e nós somos todos, novamente sem qualquer distinção e
através da mesma fé, membros do corpo de Cristo.
Que a igreja ou corpo é um e não
muitos também está evidente por muitas outras passagens na Palavra
de Deus. Na verdade, começando a partir de Romanos 12:4-5 nós lemos:
Romanos 12:4-5: “Porque assim como em um
corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em
Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros”.
Também em 1 Coríntios 12:12-13 nos diz: “Porque, assim como o
corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um
só corpo, assim é Cristo também. Porque todos nós fomos batizados em um
Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer
servos, quer livres, ...”
1 Coríntios 12:20: “Assim pois há muitos membros,
mas um corpo”.
Efésios 2:16: “E [Jesus] pela cruz reconciliar ambos
[judeus e gentios] em um corpo, matando com ela as
inimizades.
Efésios 4:4: “Há um só corpo e
um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da nossa
vocação”.
E finalmente Colossenses 3:15: “E a paz de Deus, para a qual também
fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações, e
sede agradecidos”.
Como é evidente a partir destas
passagens, a igreja, o corpo de Cristo é um corpo que inclui todos os
renascidos, i.e., todos aqueles que confessaram por suas bocas o Senhor Jesus e
acreditaram em seus corações que Deus o renasceu da morte. Infelizmente, o que
a Palavra de Deus declara tão claramente parece ser ignorado por muitos
cristãos, como pelo menos a existência de tantas denominações mostra. Na
verdade, muitos de nós, em vez de nos vermos como membros de um corpo
de Cristo e todos os outros cristãos como nossos irmãos
e membros do mesmo corpo, nós nos vemos como membros de tal e tal denominação que
nós podemos também caracterizar como o corpo ou a igreja,
e todos os outros cristãos que não pertencem à nossa denominação como estranhos
e muitas vezes como inimigos. Felizmente, a Palavra de Deus não concorda com
esta visão. Na verdade, como vimos, por causa de Deus nós (todos cristãos)
não somos nem estranhos nem inimigos uns dos outros, mesmo se ocorrer de ter
diferentes visões em muitas coisas.
Com esta explicação supracitada eu
falarei, de maneira resumida, o que realmente me motivou a escrever este texto.
Somos pecadores que fomos alcançados
pela graça de Deus (pelo favor imerecido do Senhor nosso Deus), esta graça nos
mostrou o quão estamos de Deus, como falhamos contra ELE, que somente ELE pode
nos perdoar, o quanto ELE nos ama e que só temos esta consciência porque ELE,
através do Espírito Santo, nos convenceu, nos revelou a fim de sermos perdoados
dos nossos pecados, sermos feito filhos de Deus e podermos viver uma vida de
adoração sendo um instrumento de salvação dELE aqui na terra.
Bem, se tudo isso acima realmente
aconteceu conosco, passamos a viver uma vida de total entrega ao Senhor,
entrega esta que se reflete, se materializa no amor de um para com o outro, de
um para com o próximo (1 João 14:20-21 “Se
alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso,
pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem
ama a Deus, ame também seu irmão”), isso porque agora sabemos que o outro é um comigo, que eu e o outro e
o outro e o outro e outros somos membros que formamos o corpo de Cristo, logo,
se eu firo ao outro eu estou ferindo a mim mesmo, pois estou ferindo ao corpo.
Com todo este entendimento, com toda esta
revelação do amor e da graça de Deus, logo brotou, assim quero crer, em nós uma
enorme gratidão a Deus e, gratidão esta, que nos lança ao próximo, brotar em
nós o prazer de estar em comunhão com o próximo, com o outro membro, que faz
com que entendamos que o lugar da reunião, a instituíção, que for a formada,
não é o principal, não é o relevante, não é o alvo, o principal é o amor, o
relevante é a comunhão, o combustível é o desejo de estar junto e, além da
adoração em um só coração, emu ma só fé, em um só Espírito, planejarmos como expandir
o Reino de Deus, como alcançarmos os perdidos, o alvo é fortalecermos a unidade
em amor entendendo que as atividades são oportunidades nos dada pelo Senhor a
fim de outros olharem para nós e verem Jesus em nós através da maneira com que
nos amamos e nos respeitamos.
Todo este entendimento e comportamento sendo
realidade em nós nos faz compreender que o lugar (instituição / construção
física) é o local da reunião da comunidade local, do corpo de Cristo, assim o
local jamais será visto como desculpa para a falta de amor entre nós, pois o
amor entre nós transformará o local.
Terminando…,
se assim o é, por que nós, membros do mesmo corpo, membros do amor Deus na
terra, nos degladiamos tanto? Por que os nossos olhos e corações estão tanto na
forma institucional e tão pouco no relacionamento do/em amor que nos move? Por
que somos o povo do amor que mais machuca uns aos outros? Por que somos o povo
das fofocas e da dificuldade de falarmos, olhando nos olhos uns dos outros, o
que gostamos e o que não gostamos? Por que somos o povo onde cada um olha
somente para o seu umbigo e não para o outro e o coletivo?
Chega! Ufa! Ficou muito grande, rs! Mas desejo que o Senhor ministre
aos nossos corações aquilo que eu não consegui.
NELE, que nos fez um nELE sendo um uns com os outros, Rogério
do Amaral.
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