http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

terça-feira, 16 de abril de 2019

EXERCITE-SE PARA TER VIDA PLENA - ROGÉRIO DO AMARAL



EXERCITE-SE PARA TER VIDA PLENA

Desde cedo eu sempre gostei de me exercitar, mas nunca gostei de musculação; sempre gostei da ralação, daquilo que hoje é chamado de funcional e crossfit, no entanto este negócio de sentar-deitar-parar num lugar e ficar levantando peso em repetições nunca me apeteceu, nunca me deu prazer, nunca me causou gana. Mas, as correrias, os piques e circuitos em areia da praia, o subir em cordas, etc, sempre me deram prazer, sem me estimularam.

Hoje estou com 47 anos, meu corpo, meus músculos já não reagem mais como quando eu tinha 20 anos, então a musculação passa a ser uma necessidade para o meu corpo, para a minha saúde, tendo em vista o fato de que a partir dos 30 anos nós passamos a perder, gradativamente, massa muscular e, aos 50 anos (estou quase lá), esta perda se intensifica mais ainda, então os exercícios têm que ser mais focados, têm que ser mais habitual e medicinal.

Mas como fazer musculação se não gosto disso? Como ficar parado em um só aparelho se na quarta repetição a minha mente já quer que eu passe “varado” pela porta? Qual a solução se, para que eu tenha saúde e também possa continuar praticando esportes, principalmente o futebol?

A solução está em eu me convencer, em eu trabalhar a minha mente todos os dias de que eu necessito fazer, de que, ainda que eu não consiga gostar do ato em si, eu tenho que ter prazer no resultado que o mesmo me proporcionará e eu mesmo tenho de buscar o melhor método, a melhor maneira de isso virar uma rotina saudável para mim e até me dar prazer.

Então o que eu fiz? Busquei um professor para montar uma série onde tenha a musculação, mas também tenha o circuito; onde eu levante peso, mas também tenha o funcional. Série montada eu consigo fazer cerca de 18 exercícios em cerca de 70 minutos e não paro quase nunca, é uma correria louca. Mas faço a musculação, mas estou cuidando dos músculos e buscando o condicionamento físico.

Em 1 Coríntios 9:24-26 o apóstolo Paulo diz o seguinte: “Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar”. Amigos/as amados/as, é inegável que nós nascemos puros, sem preconceitos, sem desejar mal aos outros, sem invejas, sem egoísmos, sem rancores, sem ódios, entre outras tantas mazelas, entre tantos outros desvios de caráter e de sentimentos que se contrapõem ao amor, aos princípios de Cristo, à essência de Jesus, todavia, à medida que vamos crescendo, vamos piorando, vamos nos distanciando da imagem e semelhança do Criador, vamos nos desfigurando espiritualmente, socialmente, emocionalmente e até fisicamente. Somente nos voltando para Jesus, somente com a prática da leitura bíblica, somente com o exercício da vida de oração, somente com o esforço de nos negarmos todos os dias, de tomarmos a cruz de Jesus e segui-LO conseguiremos estar fortes, estar saudáveis para vencer todos os dias os cardos e abrolhos de vida, para superarmos a barreira e a tentação do pecado, somente com a gana de termos uma vida de santidade poderemos alcançar o poder do Espirito Santo e a graça e armas espirituais para podermos vencer todas as adversidades da vida e, naquele grande dia, recebermos do Senhor a coroa da vitória.

Entenda que são muitos os que dedicam suas vidas em busca do sucesso, visando apenas os valores materiais. Poucos alcançam estes valores, mas, quando o fazem, percebem que ainda falta lhes falta algo. Só Deus pode preencher este vazio na nossa alma, e assim ele nos incentiva a nos esforçarmos para alcançar a recompensa maior: a vida eterna em Cristo Jesus.

Ler a Bíblia, ter vida de oração, amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como si mesmo, ter a prática de se colocar no lugar do/a outro/a (empatia), tratar ao próximo com compaixão e misericórdia, ter prazer na bondade, na justiça, na retidão (Filipenses 4:8), etc, tudo isso é uma decisão nossa, tudo isto é um exercício que tem que ser praticado todos os dias e o dia todo. Temos que decidir exercitar a palavra em nós, temos que decidir amar como Deus ama, temos que decidir perdoar, temos que decidir ter uma vida de oração, temos que decidir crer em Deus com todo o nosso ser; tudo isto e muito mais é um exercício continuo que temos que praticar se queremos a vida eterna, se querermos que a alma não enferme, se queremos agradar a Deus, se queremos, no final de tudo, dizer como o apóstolo Paulo: “ Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” – 2 Timóteo 4:7-8.

Sejamos todos/as atletas de Cristo.



NELE, que exercitou e continua a exercitar o amor, a misericórdia e a graça para conosco, Rogério do Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!