http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

segunda-feira, 1 de abril de 2019

PREGADOR X MENSAGEM X PÚBLICO - ROGÉRIO DO AMARAL




PREGADOR X MENSAGEM X PÚBLICO

1 Coríntios 4: 1. Portanto, que todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus. 2. O que se requer destes encarregados é que sejam fiéis. 3. Pouco me importa ser julgado por vocês ou por qualquer tribunal humano; de fato, nem eu julgo a mim mesmo. 4. Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga. 5. Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação. 6. Irmãos, apliquei essas coisas a mim e a Apolo por amor a vocês, para que aprendam de nós o que significa: "Não ultrapassem o que está escrito". Assim, ninguém se orgulhe a favor de um homem em detrimento de outro. 7. Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse? 8. Vocês já têm tudo o que querem! Já se tornaram ricos! Chegaram a ser reis — e sem nós! Como eu gostaria que vocês realmente fossem reis, para que nós também reinássemos com vocês! 9. Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens. 10. Nós somos loucos por causa de Cristo, mas vocês são sensatos em Cristo! Nós somos fracos, mas vocês são fortes! Vocês são respeitados, mas nós somos desprezados! 11. Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e 12. trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos; 13. quando caluniados, respondemos amavelmente. Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo. 14. Não estou tentando envergonhá-los ao escrever estas coisas, mas procuro adverti-los, como a meus filhos amados.

De maneira reduzida, o que Paulo diz à Igreja de Conrinto, nesta passagem, é que ele não aduteraria a mensagem de Jesus, a mensagem da Cruz, só para agradar aos ouvintes, só para ter mais público, que ele continuaria pregando a Palavra como ela é.

Ontem, numa conversa aqui em casa, enquanto assistíamos a série "Terra Prometida", eu dizia o seguinte para a minha família:

É claro que temos vários pastores/as, líderes, pregadores/as que modificam a mensagem bíblica, a mensagem da cruz, que prega para agradar os ouvintes, para satisfazer o seu público e, normalmente, estes acabam tendo um grande público, acabam tendo muitos seguidores.

Então eu fui falando sobre grandes homens de Deus que enfrentaram muitas resistências, que viveram muitos abandonos, que sofreram muitas oposições, até dentro da própria família, que receberam muita rebeldia de líderes e que, ainda assim, permaneceram fiéis a Deus e, logicamente, à Palavra de Deus:

* Moisés é chamado por Deus, Deus fala com Moisés face a face, Deus opera sinais e maravilhas incomparáveis, mas ainda assim o povo murmura, o povo duvida dele, até seus irmãos e, depois, o seu primo Coré se voltam contra ele e, por consequência, Deus não permite que esta geração entre na terra prometida e levanta outra geração;

* Josué, sucessor de Moisés, recebe uma nova geração para que com ela entre na terra prometida, mas são muitos os que duvidam de Josué e desbedecem a Deus, inclusive um chefe tribal chamado Acã;

* Dando um pulo, encontramos os profetas que Deus levanta, os quais sofrem todos os tipos de rejeições e lutas - destaco o profeta Jeremias que foi chamado de "O Profeta Chorão";

* Vem Jesus, o profeta dos pofetas, o Mestre dos mestres, o Senhor dos senhores, o Rei dos Reis, o Salvador, o Libertador, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o Grande Sacerdote, etc, e acaba sendo traído por quem comia à mesa com ele, multiplica pães e peixes, mas logo em seguida prega a Palavra, mas, por acharem a mensagem dura, acabam o abandonando, entre tantas outras rejeições, oposições, lutas, que Jesus viveu;

* Vem Paulo, que é quem escreveu o texto supracitado, entre várias e várias coisas que ele viveu, tem a igreja de Corinto que ele inaugurou com a pregação da Palavra, com a unção do Espírito, com a dedicação da própria vida, e vê a igreja, depois de 03 anos, tão perdida que desejam que ele modifique, que ele adultere a essência da mensagem, que ele adeque a pregação à vontade dos ouvintes, ao que ele rejeita e diz que a mensagem da Cruz, que a essência do Evangelho, que a verdade que liberta, não pode ser mudada, ainda que ninguém dê ouvido.

É óbvio que seriam muitos outros exemplos a dar. É claro que teriam outros que profetizam-pregam o engano (como Balaão), mas o meu objetivo era falar para a minha família que a mensagem da Cruz, que os ensinamentos de Jesus jamais podem ser alterados, adulterados e que, pregando a verdade que liberta, muitas vezes (na maioria delas) os ouvintes se levantarão contra (inclusive os líderes), murmurações e rebeldias surgirão, mas que jamais devemos negociar a Palavra, em hipótese alguma podemos adulterar a Palavra.

Bem, quis compartilhar esta conversa familiar com vocês.

Deus vos abençoe!

Rogério Do Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!