http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

segunda-feira, 15 de abril de 2019

GERAÇÃO, NÃO RELATIVIZE O QUE É ABSOLUTO - ROGÉRIO DO AMARAL


GERAÇÃO, NÃO RELATIVIZE O QUE É ABSOLUTO

A meu ver é inegável que a atual geração é a geração, guardadas as exceções, dos que querem a facilidade, que querem o próprio prazer em todo o tempo e sem respeitar o próximo. É a geração de que nada é absoluta a não ser o absoluto deles próprios, assim sendo relativizam, desvalorizam, desmerecem tudo que não se encaixa com o seu próprio mundo, tudo que difere dos seus próprios absolutos, despreciando assim tanto valores como pessoas, instituições e fé.

“... A geração Y é composta dos nascidos entre 1981-1992: pragmáticos, hiperconectados, desejam viver da sua maneira, assumem mais riscos; é a geração da internet e do celular. Geração Z: são os nascidos de 1992 para frente: geração consumista, o shopping é o seu templo (pouca religiosidade); são pessimistas, desconfiam das instituições (sobretudo dos políticos) e são impulsivos. Acredita-se que sejam menos educados que as gerações anteriores. A geração Nem-Nem (nem estuda, nem trabalha) sempre existiu. Mas agora está aumentando (veja Schujman, cit.). Ela é alimentada pelas gerações Y e Z (é, portanto, uma intergeração). São jovens que não crescem emocionalmente, não se apaixonam por projetos; são abúlicos; não se interessam pelas coisas nem pelas pessoas. Ser adulto lhes assusta. Perpetuam-se na adolescência. São apáticos, nada interrogativos, não conseguem eleger as coisas etc” – Luiz Flávio Gomes (Professor e Jurista).

Neste tempo em que vivemos temos visto a Palavra de Deus ser banalizada, despreciada, sendo colocada em segundo plano, ou até em posições posteriores, quando, toda a Bíblia, nos mostra que a mesma tem que ser o centro, tendo em vista que a Bíblia é Deus falando com o povo, que a Bíblia é Deus se revelando ao povo, que a Bíblia é Cristocêntrica, assim sendo, como Jesus é o centro do nosso viver, como Jesus é o motivo da nossa adoração, da nossa canção, a Palavra-Jesus tem que ser o centro das nossas canções, das nossas reuniões (cultos). Todavia, como o hedonismo é o centro desta geração, temos visto que Palavra tem ficado de lado, tem sido caracterizada como démodé, então o que predomina é o que dar prazer – ainda que, na maioria das vezes, seja prazer ilusório, temporário, sem raízes profundas -, por isso canções com muito barulho, com bastante pegada, são sempre bem-vindas

JEREMIAS 6 – Quem valoriza a Palavra de Deus será poupado da calamidade resultante do pecado. Quem deixa-se moldar por essa Palavra não precisará da disciplina por causa de seus erros. Quem permite que a Palavra de Deus seja sua guia, não se desviará para o caminho da corrupção. Quem andar pela vereda da justiça esboçada na Palavra de Deus não precisará temer ao futuro, por mais aterrador que ele seja.

 Não são poucos os versículos na Bíblia que dizem que temos que amar a Palavra, que não devemos desviarmo-nos dela, que a mesma jamais passará, que devemos examiná-la, esquadrinhá-la para podermos viver, que o nosso Deus vela para cumprir Suas palavras, etc.

 Algo que o Senhor sempre me chamou a atenção é sobre valorizar a Palavra de Deus. Quando aceitamos Jesus, ler, meditar, estudar a Bíblia é a nossa prioridade. A cada verdade reconhecida o nosso coração transborda de alegria. É uma característica dos novos convertidos (pelo menos antigamente era) serem empolgados com a Palavra, contudo, com o passar do tempo ficamos acostumados com ela de tal modo que a tratamos como um livro comum, as expectativas diminuem.

 Sei que há a exceções, aqueles que depois de anos estão mais empolgados do que antes. Mas, em regra, ao longo da caminhada somos tentados a tratar as coisas que merecem prioridade como algo comum.

 A Bíblia é um manual que contém princípios para vivermos uma vida digna diante de Deus e cumprirmos o Seu propósito para as nossas vidas. Ela nos revela Deus e Seu plano maravilhoso de Salvação para a humanidade. Diz quem somos em Cristo, qual é o nosso destino, nos alimenta com verdades libertadoras, traz refrigério sobre as nossas vidas.
Muitos cristãos estão perdendo o alvo, mesmo estando dentro das igrejas, até mesmo se desviando porque deixaram de considerar a Palavra de Deus, de meditar, pensar, falar sobre o que está escrito. Diariamente somos bombardeados com informações negativas, com sentimentos contrários a vontade de Deus, e por isso, precisamos ser vigilantes, lavando a nossa vida pela água da Palavra, pois corremos o risco de retroceder como se jamais tivéssemos conhecido o Libertador.

Entre algumas coisas que quero dizer com este texto, espero que algo tenha falado ao seu coração, destaco as seguintes:
 Você líder, pastor, valorize a Palavra, não secundarize a Palavra, não faça do culto um lugar de entretenimento, para isso existem cinemas, praias e outras coisas boas;
 Você líder, pastor, cristão antigo, ame a Palavra, estude a Palavra e faça esta atual geração compreender todo o valor da Palavra, aprender que somente a Palavra revela Jesus, que a Palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos, que sem palavra seremos levados por todo que qualquer tipo de engano-doutrina, que passarão os céus e a terra, mas que a Palavra do Senhor não passará, QUE A PALAVRA DO SENHOR NUNCA, JAMAIS, EM CIRCUNSTÂNCIA NENHUMA PODERÁ SER RELATIVIZADA;
 Que todo AVIVAMENTO, bíblico ou histórico, passa por um povo que voltou-se para a Palavra que, confrontado pela Palavra, foi levado ao arrependimento e, ensinado pela Palavra, dedicou-se a uma vida de oração.

NELE, que é a Palavra Encarnada, Rogério do Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!