http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

JESUS E OS SOBRENATURAIS - ROGÉRIO DO AMARAL



JESUS E OS SOBRENATURAIS

Realmente estou ficando velho e, creio eu, com a velhice estou ficando mais atento, mais observador e mais sensível ao amor e às misericórdias de Deus.

Sou neto de uma "mãe de santo” e, até os 14 anos, vivi no mesmo quintal da minha vó e nos fundos do quintal ficava o terreiro de macumba da minha vó. Durante este tempo que aí vivi eu presenciei coisas que, nós chamamos de sobrenaturais, acontecerem; eu vi, ninguém me contou. Se formos conversar com alguns católicos os mesmos contarão milagres sobrenaturais que aconteceram com os mesmos; se pararmos para entrevistar kardecistas, serão muitas as experiências sobrenaturais que eles nos contarão; etc.

Estou sinalizando estas coisas para contar que em praticamente toda e qualquer religião encontraremos buscas do sobrenatural e testemunhos sobre os sobrenaturais. Quando Deus chama Moisés para libertar o povo no Egito nós vemos os outros “deuses” fazendo milagres, como os das serpentes. Lemos Atos dos apóstolos e aí encontramos uma jovem que era adivinhadora. Tanto biblicamente como na vida nós encontraremos pessoas de uma fé diferente da evangélica contando experiências sobrenaturais e testemunhando de preces/rezas/orações que foram atendidas.

O que desejo compartilhar com cada um que ler este texto é o fato de que acho que muitos de nós, muitos mesmo, ainda não entenderam quem é Jesus, ainda não compreenderam o amor de Jesus, ainda não discerniram a real razão do sacrifício de Jesus, ainda não alcançaram, nem com o entendimento e nem com o espírito, o que Jesus conquistou para nós e nem quem é ELE em nós.

Não desejo que o texto fique muito grande, então não espere muitas passagens bíblicas aqui. Em Efésios 1:3 Paulo diz que nós já fomos abençoados com todas as bênçãos espirituais em Cristo Jesus; João 19:30 diz que Jesus consumou, bateu o martelo, acabou com as dívidas que tínhamos e com as acusações que eram contra nós (também Cl 2); em 1 João 4:4 diz que maior é o que está em nós do que o que está no mundo; em Mateus 28 diz que Senhor está conosco todos os dias até a consumação dos séculos; em João 20:21 Jesus disse que como o Pai o enviou, ELE (O Pai) também nos envia, etc. Estas passagens e tantas outras nos garante, nos afirma que o Senhor Jesus já conquistou a maior vitória que o ser humano limitado, criado, pecador, pode ter, isto é, com o Seu sacrifício, morte e ressurreição ELE perdoou os nossos pecados, nos concedeu a graça da vida eterna, nos deu a autoridade, graça e unção para pregarmos o Evangelho e repreender as trevas (Marcos 16) e que Sua fidelidade nos acompanhará todos os dias e em todos os momentos.
Entender que o que é Santo, Santo, Santo, Criador dos céus, da terra e do mar e de tudo que neles há se tornou homem para nos resgatar, para nos salvar, para nos dar a vida eterna, teria que ser o suficiente para vivermos-dizermos algumas coisas que adentrou o coração de Paulo e o impulsou a viver e para a vida: Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gl 2:20); Porque para mim o meu viver é Cristo e o meu morrer é lucro (Fp 1:21); Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo (1 Co 11:1); Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal 92Co 4:11); Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro". Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8:32-39); etc.

Já sei, o texto ficou grande, foi mal. Vou concluir.
O que observo hoje é que a maioria dos cristãos vão ao culto e oram sempre em busca do sobrenatural, sempre em busca dos arrepios, sempre em busca do emocionalismo (claro que existem os verdadeiros adoradores, a verdadeira igreja do Senhor). Raramente encontramos alguém que ama tanto a Jesus a ponto de servi-Lo o tempo todo por quem ELE é e pelo que ELE já conquistou para nós, pelo que ELE já nos concedeu. Raramente encontramos pessoas que digam para Deus: que se cumpra em mim o Seu querer. Raramente encontramos pessoas que se reúnem para prestar culto a Deus – tendo no coração a gratidão por poder fazê-lo, pois sabe que isso é graça -, para ouvirem a Sua Palavra e quererem ser libertos pela Palavra. Raramente encontramos alguém que queira estar em Jesus, viver em Jesus, se mover em Jesus por quem ELE é e não pelos sobrenaturais que, individualmente, almejamos. É muito assustador, pelo menos para mim o é, ver pessoas que se reúnem somente para buscarem o que entendem como sobrenatural, para satisfazerem os próprios caprichos, como se Jesus tivesse a obrigação de todos os dias, em todas as reuniões, em todas as orações, ter que estar provando para estes que ELE é Deus, que ELE é Todo-Poderoso, que ELE é misericordioso, que ELE é o Deus do sobrenatural, etc. Parece que Jesus nunca é bom o suficiente, que Jesus não fez mais do que o suficiente por nós (João 3:16). Parece também que Jesus tem uma carência, uma necessidade de se mostrar todo o tempo para os que se dizem cristãos a fim de que ninguém se vá, a fim de que ninguém deixe de “prestar culto a ELE”; vejo cristãos vivendo como filhos mimados que sempre têm que receber o presente que desejam, do contrário batem o pezinho e fazem biquinho eviram as costas.

Saiba, arrepios e sobrenaturais encontramos em todo e qualquer lugar, mas ser cristão é amar a Deus sobre todas as coisas, é amar ao próximo como Jesus nos amou; ser cristão é compreender que Jesus nos basta; ser cristão é fazer, de fato, de Jesus o motivo da nossa canção, é buscar viver-ser como Jesus viveu-foi/é, é cumprir o chamado que ELE nos deu, é obedecê-Lo em tudo.

O maior acontecimento sobrenatural foi Deus se fazer homem, em Jesus, para morrer a nossa morte, perdoar os nossos pecados a fim de que possamos viver eternamente com ELE; é Jesus ter sofrido no meu e no seu lugar; é Jesus ter acabador com a separação que havia entre o homem e ELE e, através de Jesus, nos dar acesso a ELE como Adão e Eva tinham antes de pecar, isto é sobrenatural.

Oro para que aprendamos realmente a amar Jesus tendo o entendimento de quem de fato ELE é do que ELE conquistou na cruz do calvário.

NELE, único digno de ser adorado, Rogério do Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!