http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

RELIGIÃO X LIBERTAÇÃO EM/DE JESUS - ROGÉRIO DO AMARAL


RELIGIÃO X LIBERTAÇÃO EM/DE JESUS

Acabei de vir de algumas visitas e, em uma delas, no desenrolar da conversa, o Espírito Santo de Deus me levou, assim creio, a dizer algumas coisas que quero, de maneira resumida, compartilhar aqui.

Enquanto o verbo estava encarnado, isto é, enquanto Jesus estava vivendo entre os homens, ELE, que é o Libertador (João 8:31-36), teve enorme dificuldades de ser aceito, de ser reconhecido como o Messias, como o Salvador, como o Libertador pelos judeus, pelos que o ouviam e viam o que ELE fazia e como vivia.

O pessoal da caixinha, o pessoal da religiosidade não conseguira compreender a liberdade – não libertinagem – do amor expressa em Jesus. Jesus cura no sábado, a religião vai contra, pois para a religião o sábado é mais importante do que uma pessoa curada; Jesus come na casa de um cobrador de impostor – Zaqueu -, e o censuram, pois para o povo da caixinha é impossível você almoçar com um pecador e não se contaminar, mas em Jesus é o pecador quem é contagiado pela graça e pelo amor; Jesus libera virtude e cura uma mulher que menstruava ininterruptamente há 12 anos, mas isso está errado, pois uma mulher neste estado não pode sair à público, não pode adorar junto com o povo, etc.

Em todo o momento Jesus ensina curando, cura ensinando, faz milagres didáticos para fazer com que todos entendam que o Espírito é livre, que o E spírito Santo sopra onde quer e como ele quer; em todo o momento Jesus buscar inculcar em todos que a vida é muito mais importante do que coisas, regras e normas, e que a salvação, que é o presente mais precioso, imensurável, que qualquer pecador pode encontrar, visto que ninguém a merece, por isso é graça, está acima de todas as coisas, inclusive de toda e qualquer cura, e é por isso que quando descem um paralítico pelo telhado, ao invés de logo curá-lo, Jesus se volta para o paralítico e diz para ele que os seus pecados estão perdoados; é neste mesmo sentido que ELE não livra o ladrão arrependido da cruz e da morte, mas diz para ele que o mesmo estaria no paraíso com o próprio Jesus.

É por isso que os acontecimentos mais marcantes da caminhada de Jesus e do agir do Espírito Santo se dá fora da religiosidade a fim de buscar ensinar, libertar e salvar os religiosos: Jesus conta uma história e diz que o Deus ouviu a oração de um publicano e não a do religioso; Jesus sai para ir ao encontro de uma mulher samaritana e faz da mesma a primeira mulher missionária relatada no novo testamento; Jesus atende ao pedido da mulher cananeia; Jesus liberta um endemoniado, o qual tinha 6 mil demônios no mesmo, e faz dele um missionário para 10 cidades; Jesus permite que uma mulher pecadora ungisse o seus pés; é por isso que Deus ouve as orações de Cornélio, um gentio, ao mesmo tempo que tenta convencer a Pedro que Pedro não deve considerar impuro a/ao que/quem ELE purificou e, soberba pregação de Pedro na casa de Cornélio, ELE interrompe Pedro e derrama o Espírito Santo sobre Cornélio e sobre todos que ali estavam; etc.

O texto já ficou grande, rs, mas o escrevo com o desejo de que O Libertador nos liberte de toda religiosidade, nos liberte de nós mesmos, nos tire da caixinha, nos faça compreender que pessoas são e sempre serão mais importantes do que coisas, regras, normas e liturgias e que a salvação eterna, a vida eterna, o estar com Jesus no Paraíso, é mais importante do que todas as coisas, inclusive mais importante do que curas, sucessos e riquezas.

Que, com a graça de Deus, o espírito do Evangelho que existe neste texto possa falar ao seu coração.

NELE, que veio para nos fazer livres, Rogério do Amaral.

2 comentários:

  1. Louvado Seja DEUS pela palavra tão esclarecedora!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah! Como seria maravilhoso se encontrássemos em todos os pregadores da palavra esse olhar mais voltado para o "ser humano", do que para coisas, ritos, regras. Que o Senhor o abençoe.

    ResponderExcluir

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!