http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

sábado, 8 de setembro de 2018

NÃO NOS ENGANEMOS - ROGÉRIO DO AMARAL




O que segue foi escrito em 2006 e quis publicar na íntegra.


NÃO NOS ENGANEMOS

“Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará” Gálatas 6:7.

"Não vos enganeis as más companhias corrompem os bons costumes" 1Coríntios 15:33

Amados/as, não creio que todas as coisas que fazemos de errado há de nos trazer problemas e/ou malefícios, pois, se assim o fosse, onde entraria e como se manifestaria a graça de Deus, onde estaria a oportunidade da misericórdia e o perdão do Pai se manifestarem em meio à terra dos viventes onde nós, os pecadores, habitamos e existimos? Em contrapartida, a graça, a misericórdia, o perdão..., só se manifestam mediante o ser arrependido (“o sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” – Sl 51:17; “Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres” – Ap 2:5; “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” – 1Jo 1:9);  senão, qualquer “livramento” do dano, é apenas graça por graça que se manifesta tanto sobre os bons quanto sobre os maus (“Os olhos do sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas; contudo percebi que a mesma coisa lhes sucede a ambos” – Ec 2:14), mas a graça que é benção, que é resultado do coração alegre por ter havido em nós a metanóia (conversão do caminho do pecado para o caminho da justiça em Cristo Jesus) se manifesta alegrando o espírito e nos conduzindo à uma intimidade profunda com o Pai, causando em nós o regozijo e provocando na região espiritual o mover de Deus ao nosso favor a fim de nos livrar do mal e nos sustentar nos dias das adversidades.

        O que quero realmente dizer é que Deus não nos tem como inocente (“Eu ouvi o escárnio de Moabe, e os ultrajes dos filhos de Amom, com que escarneceram do meu povo, e se engrandeceram contra o seu termo. Portanto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Tão certo como eu vivo, Moabe será como Sodoma, e os filhos de Amom como Gomorra, campo de urtigas e poços de sal, e desolação perpétua; o restante do meu povo os saqueará, e o restante da minha nação os possuíra. Isso terão em recompensa da sua soberba, porque usaram de escárnios, e se engrandeceram contra o povo do Senhor dos exércitos. O Senhor se mostrará terrível contra eles; pois aniquilará todos os deuses da terra, e adorá-lo-ão, cada uma desde o seu lugar, todas as ilhas das nações” – Sf 2:8-11; “Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis” – Hb 6:10), que daremos conta, muitas vezes ainda em vida, de tudo o que temos feito com a obra e com o povo de Deus.

       Em vista a tantos escândalos no mundo "cristão", mediante a tantos desvios de condutas na política, atentando para tanta inversão de valores na sociedade,  digo que o meu desejo que todos atentemos para a possibilidade de estarmos negociando com a obra e o povo de Deus: quando digo negociando não estou somente falando da parte financeira, também estou falando das emoções dos irmãos, dos sonhos que destruímos na vida dos outros, dos sonhos utópicos que fazemos nascer no coração da amada igreja de Jesus (Igreja de JESUS), das covardias que fazemos ao sugarmos o máximo daqueles que têm um bom coração, etc; que todos olhemos no retrovisor e vejamos que chegamos (humanidade, civilização) até aqui porque acertamos mais do que erramos, então precisamos concretizar os valores de caráter e familiar e aprendermos com os erros de corrupção, inversão de desvio de condutas, de falta de amor, etc. Saiba, que um dia daremos conta de tudo que temos feito ou deixado de fazer em nome de Jesus e com a igreja de Jesus (“E aquele que [esquadrinha] os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos” - Rm 8:27), pois todos nós compareceremos diante do tribunal de Cristo (“Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal” – At 25:17).
Que Deus nos abençoe e tenha misericórdia de nós.
Rogério Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!