http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

EXAMINE-SE - ROGÉRIO DO AMARAL




EXAMINE-SE

Mt 7:1-5 “NÃO julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão”.

      Seres humanos... 
      Costumo dizer que somos a raça, a espécie mais difícil de lhe dar, de compreender e, muitas vezes, de se amar e permanecer amando. Mas o interessante é que nós é que fomos criados a imagem e semelhança de Deus, nós que fomos chamados para sermos os representantes de Deus, representantes do perdão, da compaixão, da humildade, da graça, do amor, da salvação, da misericórdia, da compreensão, da tolerância justa, da paz, da vida eterna de Deus neste mundo caído. Vê se pode, logo nós, tão falhos que somos, tão inconstantes, tão pecadores e ingratos.

      Esta passagem de Mateus fala sobre o julgamento, isto é, do costume e da facilidade que possuímos de nos autopromovermos a juízes. Mas também mostra a dificuldade que temos de assumirmos as nossas culpas, as nossas falhas, os nossos erros, as nossas limitações, os nossos pecados, e a facilidade que temos de vermos isto tudo nos outros. Esta prática de transferirmos as nossas culpas e responsabilidades para os outros não é nova, pelo contrário, ela é muito antiga, isto começou no Jardim do Éden quando Adão desobedeceu a Deus e pôs a culpa em Eva e no próprio Deus, por sua vez Eva culpou a serpente (Gn 3:12-13) e, assim fazendo, eles se afastaram de Deus. Sabem por quê se afastaram? Porque o perdão de Deus só acontece quando nos arrependemos, e o arrependimento só existe quando assumimos os nossos erros, as nossas falhas, os nossos pecados.

      Quando Jonas fugia da vontade de Deus (Jn 1), as coisas só começaram a melhorar quando ele disse que a culpa da tempestade era dele; também foi assim com o filho pródigo; foi assim com Davi perante o profeta Nata (Leia o Sl 51), etc. Sempre foi, é e será assim.
      
      Contudo, esta regra de causa e efeito não se dá somente de nós para com Deus, é também entre nós e a nossa esposa/o, dos pais para com os filhos e dos filhos para com os pais, do empregado para com o patrão e vice-versa, entre os irmãos, entre os amigos, entre os inimigos, (1 João 4:20 “Se alguém declarar: “Eu amo a Deus!”, porém odiar a seu irmão, é mentiroso, porquanto quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não enxerga”), etc.

      Somente quando reconhecemos e assumimos os nossos erros, quando entendemos que somos falhos e dependemos de compreensão, graça e misericórdia e, se necessário for, pedimos perdão, é aí, e só aí que conseguimos viver em harmonia, é que conseguimos demonstrar e viver a paz, demonstrar a verdadeira salvação, a certeza da vida eterna, e, se cada um fizer assim, conseguiremos cumprir o que disse Jesus: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5:16).

      NELE, que nos olha e nos trata com misericórdia, Rogério do Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!