http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

sábado, 30 de junho de 2018

HUMILDADE E CANSAÇO - Pr ROGÉRIO AMARAL




HUMILDADE E CANSAÇO
"O sogro de Moisés, porém, lhe replicou: Não é bom o que fazes" (Ex 18:17)

            Muitas vezes nos enganamos com nossas boas intenções, boa vontade para resolver as coisas, e até mesmo com o fato de sabermos se estamos ou não de acordo com a vontade de Deus. Foi este o caso de Moisés, que parecia fazer tudo certo.
Ao conduzir o povo pelo deserto, Moisés fazia algo que Deus havia ordenado e, de certa forma, até meio contrário a sua vontade pessoal. Abnegado, bem intencionado, centrado na vontade de Deus... Mas não era bom o que fazia.
Nos próximos versos do texto entendemos em que sentido não era bom: estava desgastando a ele e ao povo. Quantas vezes entramos numa correria de querermos – e acharmos que podemos – fazer tudo ao mesmo tempo e com a mais soberba das certezas que estamos fazendo tudo certo, de que as nossas visões e opiniões sobre o assunto, sobre o plano de Deus são as únicas corretas. Até que Deus, de maneira incomparável, vem e nos mostra o que realmente é melhor para cada um de nós e para Ele.
Isso nos leva a pensar que precisamos, como Moisés, ter nossos conselheiros espirituais, homens (mulheres) de Deus que como o sogro de Moisés, podem aconselhar, ouvir, admoestar, corrigir e alertar; e precisamos ser humildes o suficiente para entendermos que não sabemos tudo, que não podemos tudo, que há tempo para tudo debaixo do céu. Enredamo-nos com os afazeres de tal modo que não discernimos mais o que é bom, não percebemos quando nos cansamos, não atentamos para o fato de que os outros podem estar com a razão e de que,acima de tudo, só Deus pode tudo e em todos e ao mesmo tempo e sem se cansar (Is 40:28).
 Nosso cotidiano tem muito disso, e me parece ser uma boa prática reavaliar constantemente nossas atividades, pois podemos estar desgastando a nós mesmos e aos outros.
           Ressalto a importância de um relacionamento de irmãos e amigos que deve existir entre os cristãos, pois sempre, se formos humildes e sinceros o suficiente, temos alguém em quem podemos confiar, que pode nos alertar e nos conduzir àquilo que é bom. O Senhor Jesus fez isso com João e Pedro, Paulo fez isso com Timóteo.
 Creio que é prudente termos a humildade de procurar alguém que nos aconselhe, nos ajude e nos dirija. Afinal, não acertamos sempre, e nem sempre tudo é bom. Por isso somos comparados a membros, cada um com sua peculiaridade e funcionalidade, mas que juntos, formamos um corpo completo, um corpo perfeito em amor e na direção do Espírito Santo de Deus. Que possamos viver assim.
NEle, que nos criou com nossos potenciais e limitações, mas que nos sustenta e capacita em tudo,

Pr. Rogério Amaral

sexta-feira, 29 de junho de 2018

SORRIA - ROGÉRIO AMARAL




SORRIA
         Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez vos digo: alegrai-vos! É notório que a Bíblia, em sua totalidade, chama-nos, convida-nos para sermos felizes – só a salvação em si já é motivo mais do que suficiente para nos alegrarmos, para vivermos uma grande gratidão que resulte numa imensa alegria -, para vivermos alegres. Não estou falando de viver numa utopia, numa loucura de jamais ficarmos tristes, insatisfeitos e, até, infelizes. Entendo que há momentos em que somos acometidos por situações que nos abalam e nos entristecem. O que estou dizendo é que estes momentos não podem ser duradouros, não podem suprir, excederem, serem mais fortes do que todos os motivos que Deus nos dá para sermos felizes – principalmente a salvação -. Mas há em nós uma tendência fortíssima de nos lançarmos, de mergulharmos por inteiro nos abissais (nas profundezas) das coisas, das situações que nos entristecem e não percebemos que estamos desvalorizando os motivos que temos para sermos felizes, para sorrirmos. Há também o fato que dentro da nossa sociedade, para que as coisas sejam recebidas com a importância devida, com o crédito devido, faz-se necessário que a pessoa ande de cara “amarrada”, de cara “fechada”, franzindo todas as partes possíveis do rosto, algumas até fazem bicos para poderem ser ouvidas, serem atendidas de forma correta, para conseguirem fazer transparecer que o que dizem é relevante, é importante, quanto mais feia a cara do sujeito mais sério é o que ele diz e/ou faz, mais confiável ele é. O sorriso tornou-se, na maioria das empresas, igrejas, clubes, etc, sinônimo de “molecagem”, de falta de seriedade, de compromisso, de desrespeito. Devido a isto encontramos uma sociedade ranzinza, um ser humano pronto para “cuspir maribondos” nos outros, uma sociedade estressada, intransigente, impaciente, depressiva e sem amor.

É comprovado cientificamente que o sorriso retarda o envelhecimento, pois ele mexe com praticamente todas as musculaturas do nosso rosto, fortalecendo-os e nos mantendo renovados. Também é comprovado que o sorriso faz bem para a saúde e combate o estresse.

Por isso, sorria para a tristeza, sorria para a adversidade, sorria porque a vida passa muitos rápido e temos que investir no que é bom, no que é saudável, no que faz bem para nós e para quem está próximo a nós. Sorria porque Deus é o seu refúgio e fortaleza, porque Deus sabe até onde você pode suportar toda e qualquer dificuldade-luta-provação e é ELE quem lhe dá-dará o escape.

Sorria porque Jesus lhe ama e porque a sua vida é um projeto de Deus (leia o salmo 139).

NELE, que lhe criou para viver a vida com contentamento, Rogério Amaral.

quinta-feira, 28 de junho de 2018

O VALOR DA VIDA - ROGÉRIO AMARAL



O VALOR DA VIDA

         Deus, o Criador e Senhor de todas as coisas nos fez de forma maravilhosa (e viu Deus que toda a sua obra era boa – Gen 1:31), nos deu a sua imagem e semelhança (“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” - Gen 1:27) e nos colocou como responsáveis sobre todas as outras criações (“tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” – Gen 1:26b). Gente! Parem para pensar. É um privilégio sem igual, indescritível, incomparável! Somos representantes diretos de Deus nesta maravilhosa terra que o Senhor Todo Poderoso fez, para que cuidemos dela e a façamos prosperar, somos mordomos, despenseiros de Deus.

É-nos notório que nos dias atuais muitos não conseguem se alegrar pelo glorioso fato de estar vivo. Não conseguem compreender que a vida que Deus nos preparou é uma vida gloriosa, vida de vitória. Porém, devido ao fato de o homem ter se distanciado de Deus ao aproximar-se do pecado (“Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” - Isaías 59:2), por conseqüência, foi levado, introduzido em caminhos tortuosos diferentes do real e inigualável caminho que Deus nos preparou. Quando se lê o salmo 139 se tem a total compreensão de que a vida que Deus criou para nós é maravilhosa. Mas, como epigrafei antes, são pouquíssimos os que conseguem se alegrar de fato com a vida, isto por estarem longe da vida que é o Senhor e Salvador Jesus Cristo (“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. - João 14:6), pois Deus enviou Jesus para que possamos retornar a maravilhosa vida que ele preparou para nós quando em sua maravilhosa inspiração projetou-nos (“... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” - Jo 10:10b).

Em 200 fomos surpreendidos  pelas manchetes nas redes televisivas e pelo jornal escrito, após a insensatez de pessoas que não descobriram o valor da vida – digo sobre o acontecido no World Trade Center (as Torres Gêmeas) – um grupo de pessoas que, por saberem o valor da vida, deram o máximo de si para salvar aqueles que poderiam estar vivos embaixo dos escombros; lembramos também o fato de uma cadela vira-lata, que demonstrou saber muito mais o valor da vida do que nós, que enfrentou um Pit Bull para salvar a vida de um bebê, logrando êxito no salvamento que teve como conseqüência a sua quase morte.

Talvez a sua vida não seja o que você deseja. Mas será que você estar vivendo a vida que Deus projetou para você? (“... nosso Deus, tu tens feito grandes coisas por nós. Não há ninguém igual a ti. Tu tens feito muitos planos maravilhosos para o nosso bem. Ainda que eu quisesse, não poderia falar de todos eles, pois são tantos, que não podem ser contados” - Salmos 40:5). Talvez você não tenha realizado os seus sonhos profissionais, materiais e emocionais. Mas será que você convidou Deus para fazer parte dos seus planos, ou melhor, será que você perguntou a Deus se esses planos eram o que Deus planejou para você? (“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR” – Pv 16:1; Sl 37:5). Talvez você até tenha convidado a Deus para fazer parte da sua vida. Mas será que você o chamou para fazer parte da sua vida na totalidade ou, se o fez, será que você confiou nEle inteiramente deixando que ele operasse sem, você mesmo, querer dar o seu jeitinho brasileiro? (“Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e que não respeita os soberbos, nem os que se desviam para a mentira” - Salmos 40:4; “Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado” - Salmos 37:3; “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará” - Salmos 37:5; “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” - 1 Pedro 5:7).

Podemos analisar também o que temos feito, eu digo todos nós, com o nosso planeta que Deus nos confiou. Temos acabado com ele e nem atentamos que quando assim fazemos, além de estar desobedecendo a Deus, estamos prejudicando a nós mesmos. Talvez você diga que não tem parte nesta destruição, nesta desobediência. Será que não? Vejamos: você usa somente a água necessária ou você desperdiça água? Esquecendo que a fartura que se tem hoje pode não existir mais amanhã; você, quando na rua, guarda o lixo até encontrar uma lixeira ou você joga em qualquer lugar? Digo que amanhã pode chover muito e esse lixo ser um dos contribuintes para a enchente, entre outras coisas; O seu carro está funcionando perfeitamente ou está ajudando a poluir numa intensidade maior o meio ambiente? Talvez a alergia que você tem ou alguma outra doença sua ou de alguém bem próximo seja devido a essa sua contribuição; será que quando você compra algum produto, como òleo de cozinha, você pensa na embalagem que se desfaz mais rápido e causa menos dano ao ar? Talvez a praia suja que você freqüenta esteja suja devido a este material; etc.

    Poderia ainda falar dos crimes bárbaros que cometemos a nós da mesma espécie. Tanto ódio em nosso meio, o que é o oposto do Deus de amor; tanta injustiça, o que é o oposto ao Deus de justiça (Hb 1:9). Mas este assunto os meios de comunicação já tem nos mostrado. Não se faz necessário estar “chovendo no molhado”.

A vida tem um padrão estabelecido por Deus. Quando se lêem os 2 (dois) primeiros capítulos de Gênesis encontram-se esses padrões e ao olharmos para o comportamento da natureza e da humanidade, detectamos que somente o homem não os respeita.
Já é com atraso que temos que fazer uma introspectiva sobre se a nossa vida é ruim ou se nós a tornamos ruim.
    
    Talvez você diga que o governo tem culpa. Com certeza tem. Mas eu, você, nós, temos condições de melhorá-la. Basta tão-somente nos voltarmos para Deus através do Senhor Jesus Cristo que voltaremos a ver a vida como Ele planejou.
ROGÉRIO AMARAL

VIVENDO COM EXPECTATIVA PARA A VOLTA DE JESUS - Pr ROGÉRIO AMARAL

segunda-feira, 25 de junho de 2018

REFLEXIÓN: SUPERACIÓN EN JESÚS - Ps ROGÉRIO AMARAL




SUPERACIÓN EN JESÚS

“Yo les he dicho estas cosas para que en mí hallen paz. En este mundo afrontarán aflicciones, pero ¡anímense! Yo he vencido al mundo” – Juan 16:33. “No te dejes vencer por el mal; al contrario, vence el mal con el bien” - Romanos 12:21. “Porque todo el que ha nacido de Dios vence al mundo. Ésta es la victoria que vence al mundo: nuestra fe” – 1 Juan 5:4. “Porque para Dios no hay nada imposible” – Lucas 1:37

Esos versículos arriba y muchos otros versículos bíblicos nos dicen sobre el poder de Dios y este poder en favor de todos aquellos que caminan en Dios, que siguen las enseñanzas de Jesús, que buscan vivir según la voluntad de Dios y testimoniando a Jesús con todo su ser. Miramos que cada y todo ser humano es limitado, pues sabemos que todo lo que tenemos y somos viene de Dios y por eso, somos limitados, pues solamente Dios es ilimitado. Hoy en día, más que nunca, encontramos los consultorios de psicología, psicoanálisis, psiquiatría llenos, cada vez más las personas buscan esos profesionales para curar su mente, su psique, debido a los muchos problemas de este siglo, principalmente los problemas de superación, pues muchas son las decepciones, los miedos, los desastres, etc., que vivimos en los actuales días. Por favor, no tengo nada contra estas profesiones, la psicología me encanta y sé que son óptimas herramientas en favor del ser humano. Sin embargo, sabemos que hay un deseo de Dios que todos nosotros nos acerquemos a Él, vivamos en Él y por Él, pues de Él viene y son todas las cosas. Además de eso, sabemos que nosotros fuimos creados por Dios y que, por conocernos completamente, integralmente, solamente Dios tiene todo el poder, todo el conocimiento para sanarnos de todo y cualquier problema y para hacernos en condiciones de superar todos los problemas, todas las dificultades.

En el evangelio de San Juan, en el capítulo 4, Jesús se encontra, por voluntad propia, una mujer Samaritana, mujer ésta que era discriminada, que tenía la auto estima demasiadamente baja, que era rechazada por la sociedad, que tenía vergüenza de comparecer delante del público, delante el pueblo, tanto, que va a buscar agua en la hora del almuerzo, eso es, en el momento en que todas las mujeres ya estaban con la comida lista, pues habían recogido agua por la mañana para poder preparar todo en tiempo. Es la hora en que la mujer samaritana va a buscar agua, pues tenía vergüenza de quien era y de la vida que llevaba (la mujer samaritana había tenido 05 maridos y el marido que ahora tenía no era de ella). Pero Jesús, El que tiene todo el poder y es el único que puede realmente hacernos, en Él, capaz de superar todas las cosas, inclusive todos los traumas, se encuentra con esta mujer, se revela a ella, le dice que Él es el agua de la vida y va sanando todo dentro de ella que, como resultado de la cura que ella recibió de Jesús, ella, que antes tenía mucha vergüenza, se para y va a anunciar a los hombres que había encontrado el mesías, encontrado el salvador. Esa mujer, en Jesús y por causa de Jesús, supera todos los traumas y ahora es una mujer de coraje, de osadía, llena del Espíritu de Dios y por eso no tiene vergüenza, no tiene más la auto estima baja y por eso abre la boca para anunciar quien es ese que la ha sanado, que puede llevar a todas la personas a superar todos los problemas. En Él, que conoce lo más profundo de nuestro ser, pastor Rogério Amaral.

REFLEXÃO: GRUMARI - ROGÉRIO AMARAL



ESCRITA NO COMEÇO DE 2016


GRUMARI
Paz e bem! Aqui estou e desejo que a reflexão que segue seja de benção para todos.
        Todos que me conhecem sabem o quanto sou apaixonado por praia e ir ao Rio de Janeiro e não ir à praia é algo inadmissível para mim, é como se fosse um pecado, rs.
        No meu último dia no Brasil eu consegui ir à praia, ainda que por 150um tempo curto, somente 150 minutos, mas consegui ir. Era uma segunda-feira e eu cheguei bem cedo, devido a isso a praia estava quase deserta, o que me proporcionou contemplar toda a natureza que existe na praia do Grumari e também poder orar a Deus.
        Enquanto eu contemplava a natureza e orava ao Senhor eu lembrava do que está escrito no livro de Gênesis onde nos mostra Deus criando o mundo. Eu digo para vocês, Deus é muito criativo e tem um bom gosto incrível! Na praia do Grumari encontramos juntos, praticamente um entrando no outro, o mar, as árvores, as montanhas, a estrada asfaltada, é uma mistura natural com o dedo do homem que encanta a qualquer ser. Então eu orava e agradecia a Deus por ter nos dado a possibilidade de ser o mordomo (segundo a Bíblia, através de Adão, Deus nos colocou para cuidar de toda a sua criação, pena que não cumprimos este mandado e privilégio).
        Dentro de tantas coisas que eu pude presenciar, analisar, meditar, foi o fato de que a vida poderia ser muito mais gostosa, proveitosa, saudável se soubéssemos a viver com as coisas simples. Eu tenho a certeza que você e eu, que nós nos matamos de trabalhar, que destruímos a natureza, que nos corrompemos em todos os sentidos, porque buscamos ter o que não é vital, porque buscamos ser o que a sociedade diz e não o que realmente somos, porque vivemos, percebendo ou não, uma disputa, uma competência com o outro, como se a nossa felicidade tivesse baseada na opinião do outro ou se temos ou se somos mais do que o outro.
        Sei que temos que trabalhar, produzir para sobreviver, o livro de Gênesis também fala isso, mais também sei que busco ter mais do que precisamos, que a maioria de nós passou a valorizar a aparência, passou a valorizar mais o ter do que o ser.
        Sentado na cadeira de praia na praia de Grumari, praia que conheço desde sempre, fiquei olhando como Deus caprichou, principalmente no Rio de Janeiro, rs, para nos dar belezas indizíveis para disfrutarmos. Está ali sentado ou me banhando é a melhor terapia que eu poderia (creio que qualquer ser humano) ter.
        Louvo a Deus por me permitir desfrutar de tamanha beleza e terapia natural-divina. Oro a Deus para que nos ajude-ensine viver felizes na simplicidade, principalmente sem que destruíamos a natureza e nem a nós mesmos em busca do que não é vital.
        Frequentemente vejo postes sobre a saúde que provocam um verdadeiro abraço, uma verdadeira amizade, uma gargalhada espontânea e sincera, uma consciência limpa, etc. Coisas simples, que podemos dar, receber e ter sem gastar nada, contudo perdemos a simplicidade gloriosa e saudável de viver e entramos por um caminho de sempre complicar e desvalorizar a vida.
        Deixo aqui alguns versículos:
Gênesis 1:31 “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia”; 1 Timóteo 4:4 “Pois tudo o que Deus criou é bom, e, nada deve ser rejeitado, se puder ser recebido com ações de graças”; Eclesiastes 7:29 “Vede, isto tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, mas ele buscou muitas invenções”.
        NELE, que tudo fez para que tenhamos vida e vida em abundância, Rogério Amaral.

TEMPO DE FRUTIFICAR - Pr ROGÉRIO AMARAL

EFÉSIOS 3:14-21 - Pr ROGÉRIO AMARAL

quinta-feira, 21 de junho de 2018

REFLEXÃO: HONESTIDADE E JUSTIÇA - ROGÉRIO AMARAL




HONESTIDADE E JUSTIÇA

É fato que todos e cada um de nós deseja ser tratado com honestidade e com justiça. Confesso não conhecer ninguém que se sinta alegre, satisfeito quando tratado com injustiça ou quando é vítima de desonestidade por parte de outro. Isso independe de classe social ou intelectual ou do caráter ou de qual parte do mundo se vive, todos se sentem ultrajados quando são vítimas de um desses atos, de um desses comportamentos.
Contudo, com raríssimas exceções, o que mais vemos, o que mais encontramos é a seguinte frase: “deixa de ser bobo, todo mundo faz”. Esta é a frase mais usada para justificar o comportamento ilícito, ilegal, injusto. Dentro desta frase, dentro deste comportamento-pensamento estão embutidas práticas como a do médico que solicita um por fora argumentando que a remuneração do plano de saúde não é satisfatória; do empresário que molha a mão do pessoal que libera carga na alfândega; do pai de família que trabalha sem carteira assinada e do empregador que contrata o pai de família; do vendedor que dá uma comissão ao comprador para fechar negócio; do comerciante que compra e vende com nota fria para tributar menos ou sonegar; do consumidor que compra produto pirata; e assim por diante, numa lista interminável de comportamentos assimilados como naturais neste mercado selvagem.
Hoje o Brasil, talvez o mundo, está gritando por honestidade. Nosso país está passando por descobertas de corrupções onde está envolvido uma quantidade de dinheiro que não consigo nem vislumbrar e com o número de pessoas (corruptos/as) que cresce a cada piscar de olhos. A nação também grita com a corrupção e injustiça que envolveu a copa do mundo e hoje envolve as olímpiadas, e que mostra o descaso, a injustiça com a população, com os trabalhadores e a desonestidade gritante entre os responsáveis por tudo isso. A tocha olímpica tem retratado a indignação do povo como também o absurdo valor gasto em detrimento de pessoas que estão sem os seus direitos de trabalhadoras e de cidadãs.
Mas aí eu faço uma pergunta: nós somos honestos, somos justos? Eu e você, no dia a dia, na vida comum, somos honestos, somos justos? Somos aqueles que devolvem o troco a mais que a caixa deu por engano? Somos aqueles que contratam alguém para um trabalho e paga-trata a pessoa como lhe é devido, lhe é justo? Somos os que pagam os impostos sobre os quais temos o dever de pagar? Somos os que andam com o carro cumprindo todas as normas? Somos os que obedecem as leis de trânsito? Somos os que respeitam os direitos dos outros? Somos os que respeitam a dignidade do outro, independentemente de quem seja o outro, ainda que o outro seja um morador de rua ou um viciado?
As perguntas acima poderiam ser muito mais, contudo creio que já entendemos. O problema para nós é que queremos crer que a desonestidade e injustiças praticadas pelos governantes e empresários realmente são ruins, realmente são injustas, principalmente pelo dinheiro envolvido e pelo grande número de pessoas que sofrem com tais práticas. Mas eu quero lhe dizer que injustiça é injustiça e desonestidade é e sempre será desonestidade, independentemente de onde se pratica e contra quem se pratica e do valor que está envolvido. Por último quero dizer que, principalmente no caso dos governantes, que tais pessoas não vieram de Marte, nem de Júpiter, eles vieram de onde eu e você estamos, com as práticas que eu e você temos, aí, a prática que já existe aqui e agora, apenas toma um volume, uma proporção maior quando se está lá em cima, pois lá o alcance é muito maior.
Termino com dois versículos bíblicos:
Mateus 7:12 “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas”; “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos”.
Pense nisso!
NELE, que sempre tratou e trata a todos com igualdade de amor e justiça, Rogério Amaral.

JESUS VOLTARÁ, VOCÊ ESTÁ PREPARADO? - Pr ROGÉRIO AMARAL

quarta-feira, 20 de junho de 2018

REFLEXÃO: VITÓRIAS E VITÓRIAS - ROGÉRIO AMARAL




Vitórias e vitórias

Há muitos ouve-se a frase que diz que se uma pessoa acreditar ela pode alcançar todos e quaisquer sonhos, a cada momento vemos alguma pessoa que há realizado o seu sonho, que há alcançado o seu objetivo dizer que se as pessoas acreditarem elas realizarão os seus sonhos. Confesso que sempre busco ouvir-assistir essas coisas com o olhar otimista, com o sentimento de compreensão buscando entender que a pessoa que fala o faz porque está extravasando sua alegria, que está explodindo de contentamento, busco entender que neste momento a pessoa está vivendo um misto de emoções muito fortes. Todavia, quando isto se torna tão corriqueiro, tão frequente como está sendo, eu começo a me preocupar com o que está sendo encucado na população.
        Minha preocupação está no fato de que isso não é verdade. Vá dizer isso para as pessoas que morrerão no oceano fugindo da Turquia e ou Síria! Experimente dizer isso para as pessoas que moram nos lixões de nosso Brasil! Tente dizer isso para aqueles que foram expurgados da sociedade! Chegue perto de uma família que perdeu uma criança com uma bala perdida e afirme que esta família pode tudo! Se volte e diga isso para alguém que ficou tetraplégico na sua adolescência.
        Por favor, entenda que eu não estou aqui sendo pessimista, que estou aqui desestimulando as pessoas, o que estou querendo dizer é que muitos disputarão, mas nem todos vencerão, que muitos obtêm a vitória de conseguir ir para às olimpíadas, mas outros muitos ficaram no caminho e que esses conseguiram chegar às olimpíadas somente um que ganhará o ouro. O que estou buscando fazer é firmar os nossos pés no chão firme da realidade da vida.
        Ninguém alcança sem sonhar e lutar por este sonho, ninguém tem sucesso sem correr atrás e vencer os desafios, ninguém será vencedor se desistir diante dos obstáculos ou mesmo após uma derrota. É necessário sonhar, é necessário “correr atrás”, é necessário se preparar, se aperfeiçoar para alcançar o sonho, no entanto também é necessário saber que nem todos chegarão onde deseja, nem todos alcançarão o que se almeja, nem todos terão o que busco.
        Mas não ter o que se sonha não pode nos impedir de ser feliz com o que se tem. Não ter alcançado o nosso objetivo não pode apagar de nós a vida que foi vivida na busca do objetivo; não ter realizado o sonho não pode tirar de nós o gozo de sonhar; não ter logrado o que se planejou não pode tirar de nós as emoções vividas no transcurso da busca.
        Tenho 47 anos e sei que há coisas que sonhei e não alcancei e sei que umas delas já não posso mais alcançar, mas ainda assim continuo tendo meus sonhos e irei, dentro do possível, buscá-los. Mas também sei que há coisas com as quais não sonhei e me chegaram como enorme benção de Deus! Há vitórias que não planejei, mas as alcancei até mesmo quando buscava as que achavam ser as principais para mim.
        Existem os sonhos que por um motivo ou outro entram em nossos corações, mas isso não quer dizer que vamos realmente alcança-los como também não quer dizer que esses sonhos nos farão felizes. Por isso quero que você busque os seus sonhos, mas mais ainda quero que você aprenda a valorizar a cada dia que Deus lhe dar como presente, a cada pessoa que você conhece, a cada experiência que você vive, a cada vitória que você tenha, ainda que parecem pequenas no momento, que ainda aprenda a valorizar as derrotas, as dificuldades, pois elas nos ajudam muito a nos fortalecermos e até nos prepara para chegarmos mais longe.
        Deixo aqui alguns versículos escritos pelo apóstolo Paulo: Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece – Filipenses 4:11-13.
        Pense nisso!
        Nele, que sabe o que realmente é bom para cada um e para todos, Rogério Amaral.

SOBRE OS MÓRMONS - Pr ROGÉRIO AMARAL

terça-feira, 19 de junho de 2018

REFLEXÃO: APROVEITE CADA MOMENTO - Pr ROGÉRIO AMARAL




APROVEITE CADA MOMENTO
Tenho o costume de dizer que, como pastor, nunca fui realizar um ato fúnebre onde a pessoa morta era uma pessoa ruim, pois em todos estes momentos todas as pessoas que falaram sobre tais mortos diziam que os/as falecidos/as eram pessoas boas, quase santas.
       Hoje soube de uma pessoa que ficou 10 anos sem falar com a própria mãe, até que um determinado dia o mesmo decidiu falar com a mãe e no dia seguinte sua mãe faleceu.
       Há 06 dias saímos, minha família e eu, do Peru em retorno ao Brasil de maneira definitiva. Os 7 dias que antecederam a nossa partida foram dias de uma mescla, uma mistura de sentimentos, de emoções e de descobertas. Muitos foram os dias em que eu me senti um frustrado, um fracassado na missão que Deus me confiou para realizar no Peru. Foram muitos os dias em que ficava sozinho pedindo perdão a Deus, pedindo misericórdia e pedindo que ELE nos capacitasse a realizar o que fomos, eu e minha família, a realizar. Quando anunciamos que viríamos começamos a ouvir relatos, testemunhos de pessoas e família as quais nós, tanto individualmente como também como família, pudemos alcançar, pudemos abençoar, pudemos ajudar, então os sentimentos se encontraram, pois, era a tristeza da partida com a alegria das coisas boas que ouvimos e ainda continuamos a ouvir.
       Não sei se é lamentavelmente ou não, mas nós somos movidos pelo que vemos, sentimos, tocamos e pelo que em nós toca. Devido a isso, muitas vezes nos alegramos por resultados que vemos (aos cristãos digo que temos que caminhar-viver pela fé, obedecendo a Deus e crendo que nELE todas as coisas cooperam para o bem – Rm 8:28), pelo o que as pessoas dizem e ou mostram, e se não temos os sinais, nos abatemos e muitas vezes até desistimos.
Por que conto estas coisas nesta reflexão? O faço para que venhamos a pensar sobre todos os momentos em que respiramos, pelos momentos que estamos vivos. O que quero dizer é que sempre temos a possibilidade de amar, de pedir perdão, de abraçar, de beijar, de elogiar, etc., e muitas são as vezes que deixamos isso para depois, deixamos para amanhã, o problema é que o amanhã, o depois nem sempre chega, nem sempre nos dá a oportunidade. Também para que analisemos que quando se faz o que é correto (correto mesmo, não digo correto na perspectiva individual, digo correto dentro de uma sociedade civilizada e mais ainda, se somos cristãos, correto aos olhos de Deus correto na visão e essência do amor), quando se faz o que é de bom caráter, quando se pratica o que é justo e humano, não se preocupe e nem se detenha com reconhecimentos, aprenda a se alegrar, a se deleitar pela realização do que é bom, pela satisfação do coração que realiza o que é justo, pelo regozijo de uma consciência que se vive na verdade e na pureza do ser.
Nos enterros dizem coisas lindas para corpos que não têm mais vidas, que não podem mais ouvir; a pessoa que voltou a falar da mãe perdeu 10 anos de poder desfrutar de alguém que o amou desde sempre, depois não teve nenhum dia mais para se alegrar com a sua mãe; eu sofri tanto por não ver o resultado das obras das minhas mãos, não consegui me alegrar pela possibilidade de dar o meu melhor ao próximo em nome e no amor de Deus, se eu não tivesse vindo embora da maneira que as coisas se deram eu não sei se teria ouvido as coisas que ouvi e ouço e talvez continuaria a me culpar e julgar-me com condenação, no meu caso de quem caminha por fé, é pensar e reagir contra a fé que se diz e prega ter.
Meu Deus! Isso já está enorme! Vou parar por aqui.
Pense nisso!
Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás – Eclesiastes 11:1;
Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus” – Lucas 9:62.
NELE, que é tudo em nós e o é hoje, agora e sempre, Rogério Amaral.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

PASTORAL: SERVINDO - Pr ROGÉRIO AMARAL




SERVINDO

         Segundo a Bíblia, nós fomos criados, isto é, somos criação, não existimos por nós mesmos, não somos auto-suficientes, somos dependentes. Não há um dia da existência de qualquer ser humano, ou de qualquer outra espécie, de que não dependa de outro ser. Dependemos dos que varrem, dependemos dos que ensinam, dependemos dos que aprendem, dependemos dos que falam, dependemos dos que ouvem, dependemos dos que mandam, dependemos dos que obedecem, dependemos dos  pensadores, dependemos dos que executam, dependemos dos que acham que somos, dependemos dos que nos fazem ser, dependemos dos que sabem quem realmente somos, etc. Creio que seja por isso que Jesus dedicou o seu ministério para nos ensinar a servir, pois é somente quando servimos que nos permitimos ser, e permitimos com que os outros sejam. E mais do que isso, Ele nos mostra que só somos quando somos para Ele. Há uma infinidade de celebridades, de famosos, de pessoas bem sucedidas que acham que são e outras milhares de pessoas que acham que estas, que se acham, de fato são, contudo, quando Deus, o que tem a perfeita medida na mão, olha e analisa estes, não consegue enquadrá-los na sua lista de convidados para as bodas do Cordeiro (Mt 9:15; 2510 e Ap 19 7-9), eles não serviram ao Reino de Deus, por isso não servem para o Reino, na ótica de Deus eles não servem (contudo Deus sempre os olha com um olhar de esperança de que estes possam vir a ser nEle – Jesus).
         Talvez você esteja perguntando com que finalidade e propósito eu escrevi estas linhas acima. É que eu tenho observado que poucos têm o prazer de servir a Deus, e servimos a Deus principalmente quando servimos ao nosso próximo, e os que servem, não o fazem por terem aprendido o ensinamento de Jesus, só fazem pela esperança das promessas do mesmo, inclusive a entrada nas bodas do Cordeiro, ou pelo fato de ganharem algo em troca – ainda que este algo seja o reconhecimento terreno dos outros (mas se não for por amor, de nada adianta I CO 13). O que eu quero dizer é que Deus nos criou e nos ensinou como realmente sermos o esplendor da sua criação, através do serviço ao próximo (Mt 20:28; Jo 13:1-17), com nossas habilidades, dons e talentos, e que a cada dia Ele nos dá a oportunidade de sermos. Sendo que estas oportunidades e habilidades que Ele nos dá são para servi-Lo, e a maior e melhor maneira de servi-Lo é servindo ao próximo. Contudo, os dons, talentos e habilidades que Ele nos concede têm feito, devido à nossa falta de verdadeira conversão a Cristo e em Cristo, com que nós achemos que somos, e que somos por nós mesmos. Viramos, aos olhos dos homens, celebridades e assim deixamos de ser, aos olhos de Deus, alguém que O agrade. Visto que ser para nós só o é se o for nEle (em Jesus). Sem Ele ninguém é, por mais que se ache ser ou que outros digam que você é.
         Portanto, quando Deus te der a oportunidade de servir, saiba que ele está permitindo que você seja aquilo que Ele aprova, por isso abrace estas oportunidades com amor, com alegria e sinta-se privilegiado por Ele ter te capacitado, por Ele ter lhe confiado tal obra e serviço e por Ele estar lhe abrindo as portas para as bodas do Cordeiro.
      NELE, que se serviu até a morte e morte de Cruz, Pr ROGÉRIO AMARAL

REFLEXÃO: SIMPLICIDADE DA VIDA - Pr ROGÉRIO AMARAL




A SIMPLICIDADE DA VIDA

Hoje amanheci lembrando da minha infância. Lembro-me de ir, principalmente nas férias, para o sítio onde vive o meu tio Jorginho, no Lameirão, Campo Grande. Gente, era muito bom! Aí, juntamente com os cunhados do meu tio, eu plantava legumes, verduras e frutas, no tempo certo os colhíamos e vendíamos para o CEASA. Também havia um - digo havia porque, lamentavelmente, hoje é uma vala – e neste rio nós nadávamos, pescávamos, virávamos a noite jogando buraco e comendo os peixes que nós mesmos havíamos pescado. Também tinha os dias de chuva onde escutávamos a chuva caindo sobre as inúmeras variedades de árvores e, juntamente com a terra molhada, exalava um conjunto maravilhoso de cheiros, de perfume. Lembro-me ainda que fazíamos uma grande, grande mesmo, fogueira e aí colocávamos aipim, batata doce, etc. e passávamos a noite. Oh tempo bom, sô!
Eu era feliz com as coisas mais simples, e ao mesmo tempo gloriosas, da vida. Me alegrava em poder está ali, junto com os mais velhos, aprendendo a cuidar da terra, jogando bola com eles. Não havia esta busca desenfreada por coisas materiais, por ter que ter, pelo menos eu me sentia muito feliz com aquela simplicidade que Deus nos presenteou e dela eu tirava o melhor, somando-se às amizades que ali eu tinha.
O tempo passou, o tempo sempre passa. A sociedade começou a fazer outras exigências, a sociedade começou a impôr normas, regras para que as pessoas pudessem “realmente dizer que são felizes”. Então os cunhados do meu tio foram deixando a vida da terra e buscando outros empregos, os vizinhos que eram poucos começaram a ser muitos e, por falta de amor a terra e à simplicidade da vida, poluíram o rio, árvores foram cortadas e o sítio passou a ser o condomínio da família, visto que todos estavam em outro ramo, casaram-se e dividiram o sítio para construir suas casas.
Sabe, às vezes sou criticado por pessoas por preferir muito mais estar em casa com a família (filhos, esposa, pais, irmãos) do que estar saindo; por preferir uma roda de amigos, disse amigos, na simplicidade de somente um short e chinelo, comendo uma pizza ou um churrasco na cada de um de nós do que ir para restaurantes (não estou dizendo que não gosto de um bom restaurante, rs, estou dizendo que prefiro a simplicidade de uma reunião de pessoas que amo do que outra coisa em outro lugar). Sabe, eu me encanto quando posso estar com os meus pais e poder abraçá-los e lhes dizer que lhes amo! Eu me encanto quando peço o meu pai para fazer um bolinho de chuva para mim e ele faz e eu os como com um café frequinho! Eu me emociono quando alguém diz que a minha presença a/o faz feliz! Eu me alegro em poder ter o que comer, o que vestir e saber que tudo isso vem de Deus e é graça dELE na minha vida! Eu louvo a Deus por poder ter pessoas a quem poder chamar de amigos/as e poder experimentar na prática que eles o são!
Por que perdemos a gloriosa simplicidade da vida? Por que deixamos de nos alegrar com o que Deus criou e nos deu, isso da natureza às pessoas que nos amam? Por que passamos a crer na mentira que felicidade está naquilo que se tem? Por que entramos nesta busca desenfreada de complicar a existência e assim sermos infelizes? 
Bem, desejo que você analise as oportunidades diárias que tem de ser feliz com as coisas gloriosamente simples da vida e que você a deixa passar.
Pense nisso!
NELE, que disse que devemos ser simples como uma pomba e que valorizou a simplicidade gloriosa da vida, Rogério Amaral.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

REFLEXÃO: DEPENDE DAS MÃOS - ROGÉRIO AMARAL




DEPENDE DAS MÃOS

O TEXTO QUE SEGUE FOI ESCRITO EM 2010,  PORTANTO PODE-SE LÊ-LO FAZENDO UM UPGRADE

         Ao lermos o livro de Gênesis, no capítulo 3 e versículos 4 e 5, encontraremos dois irmãos, Caim e Abel, oferecendo ofertas-sacrifícios a Deus, no entanto a passagem diz que Deus se agradou de Abel e de sua oferta, ao passo de que não se agradou de Caim e de sua oferta. Observe que antes de falar da oferta fala-se da pessoa que está oferecendo a oferta. Dito isto, vamos para o texto abaixo. Texto este que não é meu, no entanto sofreu adaptações, modificações minhas.

Uma bola de basquete...
nas minhas mãos vale uns R$ 35,00,
nas mãos do Oscar vale uns R$ 7.000,00.
Depende das mãos que a seguram...

Uma bola de vôlei...
nas minhas mãos vale uns R$ 25,00,
nas mãos do Tande vale uns R$ 5.000,00.
Depende das mãos que a seguram...

Uma raquete de tênis...
em minhas mãos não tem uso algum,
nas mãos do Guga o tornou o número 1 do Mundo.
Depende das mãos que a seguram...

Uma vara...
em minhas mãos vai manter os animais afastados de mim,
nas mãos de Moisés abriu o Mar Vermelho.
Depende das mãos que a seguram...

Um estilingue...
nas minhas mãos é apenas um brinquedo,
nas mãos de Davi tornou-se uma arma poderosa.
Depende das mãos que o seguram...

Dois peixes e cinco pães...
nas minhas mãos se tornam alguns sanduíches,
nas mãos de CRISTO alimentaram multidões.
Depende das mãos que os seguram...

Pregos...
nas minhas mãos podem significar a construção de uma casa,
nas mãos de CRISTO significaram a SALVAÇÃO DO MUNDO.
Depende das mãos...

         A Bíblia, no salmo 139 diz que a nossa vida é um projeto de Deus, a Bíblia diz ainda, em algumas passagens, destacando o livro de Gênesis, que tudo que Deus faz é bom, chegando ainda a dizer que Deus fez tudo bom, tudo reto, mas o homem quem buscou novas invenções.
         Por favor, entenda o que estou dizendo. Não digo que Deus quer que sejamos robôres, visto que Deus nos deu o livre arbítrio. O que estou dizendo é que você deve confiar no Senhor e em Sua palavra, que você deve orar a Deus e buscar nELE o que de fato é melhor para você, que você deve se voltar para ELE e confiar nELE, pois Deus tem e sabe o que é melhor para cada um de nós.
Como você pode concluir agora, tudo depende das mãos...
Então coloque suas preocupações, seus sonhos, seus anseios, suas frustrações, seus temores, seus interesses, SUA FAMÍLIA, SUA VIDA, etc, nas mãos de DEUS, pois TUDO depende das mãos que os/as tem.
 
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará”
(Sl 37:5);
 “Venha a tua mão socorrer-me, pois escolhi os teus preceitos”
(Sl 119:73).

         NELE, que não erra e nem se equivoca, Rogério Amaral.

JOÃO 14:1-14 PERSEVERAR ATÉ QUE ELE VENHA - Pr ROGÉRIO AMARAL

sexta-feira, 8 de junho de 2018

REFLEXÃO: ELE/A ERRA TAMBÉM - ROGÉRIO AMARAL



ELE/A ERRA TAMBÉM

Cada vez mais tenho visto as pessoas sempre tentando justificar um erro apontando um outro erro, sendo que este outro erro que aponta é sempre um erro que o outro comente. É mais ou menos assim: Eu faço isso, mas outras pessoas fazem aquilo. Isso vejo tanto na vida como ela é, como ela se dá, como também vejo no meio dos religiosos, inclusive, e talvez até numa maneira mais acentuada, no meio dos evangélicos.
Parece, analisando a maioria, que as pessoas não pensam mais em acertar, em evitar o erro, em assumir as próprias responsabilidades, antes preferem permanecer no erro e apontar um erro “maior”.
Todos nós erramos, contudo todos nós podemos melhorar e, mais ainda, podemos assumir nossas decisões, nossas escolhas, nossos erros e poupar as acusações, que não produzem edificação, que não produzem melhoras, aos que já têm que viver com os seus próprios erros.
O interessante e lamentável é que isso não é novo. No livro de Gênesis encontramos Deus arguindo a Adão pelo erro, pelo pecado cometido pelo mesmo, e Adão, de primeira, “sem deixar a bola cair”, acusa a Eva que por sua vez, “dar uma bicicleta” e acusa a serpente. E esse filme vai se repetindo, se repetindo e nós vamos cada vez mais ficando piores e até mais covarde.
Sabe, você pode errar, eu posso errar, você pode permanecer no seu erro se assim você deseja, como eu também posso ter esta opção, mas você e eu também podemos mudar esta história, principalmente se buscarmos a Deus, e sermos pessoas melhores, e sairmos do caminho do erro, o que não podemos é justificar as nossas escolhas equivocadas apontando, acusando os erros dos outros. Erro é erro! Era erro ontem, o é hoje e o será amanhã.
Entendo, creio que não estamos aqui para medir tamanho, dimensão dos erros, que não estamos aqui para comparar os nossos erros com os dos outros e, sim, estamos aqui para melhorarmos, para aprendermos com os nossos erros e com os erros dos outros, para nos tornarmos pessoas melhores, alcançar uma sociedade melhor e, como eu creio, buscar nos arrependermos dos nossos pecados e buscarmos a ser à imagem e semelhança de Deus.
Pense nisso!
NELE, que sabe quem somos e está disposto a ajudar-nos a sermos pessoas melhores, Rogério Amaral.

quarta-feira, 6 de junho de 2018

PASTORAIS: JULGAMENTOS-CONCLUSÕES / JUÍZOS-CONDENAÇÕES - Pr ROGÉRIO AMARAL



JULGAMENTOS-CONCLUSÕES  / JUÍZOS-CONDENAÇÕES

1 Coríntios 5: 8. Por isso, celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade. 9. Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais. 10. Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo. 11. Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. 12. Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? 13. Deus julgará os de fora. "Expulsem esse perverso do meio de vocês".


É incrível como o ser humano tem um piloto automático para julgamentos sobre terceiros, para conclusões precipitadas sobre o outro, e o pior é que  a maioria desses juízos é para o mal, é para depreciar, para ridicularizar, para oprimir o outro.
Normalmente os juízos são tendenciosos, depreciativos e são feitos por  pessoas que nunca caminharam uma milha com a pessoa que sofre o juízo, nunca comeram 100 gr de sal com o outro, visto que quem caminha junto não levanta pré-conclusões, pois quem caminha junto sabe da realidade como de fato ela é, vê de forma clara e não embaçada, não conclui por pré-juízos, mas por ter se alegrado com a alegria do outro como também por ter chorado com a tristeza do outro.

Mateus 11: 18. Pois veio João, que jejua e não bebe vinho, e dizem: ‘Ele tem demônio’. 19. Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e "pecadores". Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham"’.  Esta prática de julgamento-conclusões pela ótica depreciativa foi vivida por Jesus e alertada pelo mesmo. A bíblia diz, sobre Jesus: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”, “Não é ele filho de José o carpinteiro e a sua mãe não é Maria”. Sem me alongar em vários exemplos bíblicos, lembro de Amós, o profeta, que era boiadeiro, era do Reino do Norte e foi pregar no Reino do Sul, tem Paulo que o profeta Ananias tem medo de ir falar com ele, pois a última notícia que o profeta Ananias tinha era que Paulo prendia e matava os do Caminho (os cristãos), aí Deus tem que convencer ao profeta de que Paulo era, agora, uma nova criatura, uma nova pessoa, estava vivendo um novo momento.
Entendo eu que hoje, com o advento das redes sociais, os juízos afloraram, parece que o piloto automático dos pré-juízos está mais sensível, até com a força do vento ele é acionado, visto que se alguém coloca uma situação adversa que está vivendo, ela quer passar por vítima, é auto-piedade, mas se a mesma pessoa (estou dando exemplo de maneira generalizada) coloca algo de grande alegria, de um passeio maravilhoso, dizem que esta pessoa é soberba, está esbanjando e, dependendo de onde advém a sua renda, ela está explorando o outro. Aí, dentro desse contexto, vemos pessoas que não aceitam participar de redes sociais (as redes sociais, a internet, vieram para ficar, isto não tem jeito) ou se participam ficam cheio de dedos de tudo aquilo que vão publicar, passando assim a viver uma “capa”, uma inverdade nas redes sociais (sei que têm os que fogem à estes dois grupos, mas estes são exceções).

Sabe, sei que a Bíblia diz que “ai daqueles por quem vierem os escândalos”, no entanto temos que saber o que de fato é escândalo. Jesus foi parar na cruz por julgamentos feitos por aqueles que não conseguiram discernir quem ELE de fato era-é. Paulo, seguindo o exemplo de Jesus, adentro em comunidades-sociedades que, até então, não era para se pregar o evangelho. John Wesley, através de quem nasceu o Metodismo, chegou a pregar em cima do túmulo do seu pai.
Lembro-me de quando eu e a minha família estávamos em missão no Peru, onde passamos adversidades que somente Deus sabe as quais foram, pessoas chegaram a dizer que estávamos muito bem e até teve quem dissesse que estávamos exagerando o que vivíamos, mesmo nós não abrindo tudo o que vivemos.
Por que é tão difícil o ser humano querer se aproximar do outro como um ajudador e, assim, saber realmente qual a realidade do outro? Por que é tão fácil-prático-automático para o ser humano colocar uma toga, se apropriar de um martelo e exercer juízos conclusivos sobre o outro? Por que estamos sempre dispostos a puxar o tapete do outro, depreciar o outro e muito raramente queremos olhar o outro com olhar de misericórdia e possibilidade de amor?

Para terminar, pergunto se não conseguimos enxergar que este comportamento de juízos está criando relações de temores e mentiras? Será que não conseguimos enxergar que estamos perdendo e tirando do outro a oportunidade de cada ser quem realmente é? O pior é que este comportamento, estas ações e reações, adentraram no meio do povo de Deus, começaram a guiar o comportamento-mente do povo de Deus.

Amados, confesso que tenho estado muito preocupado com os nossos comportamentos e relacionamentos de fechadas, superficiais e cheios de juízos precipitados, conclusões sem conhecimento de causa.

Oro ao Senhor Jesus, este que disse que se ELE nos libertar verdadeiramente seremos livres, para que fujamos dos escândalos, mas para que sejamos amigos que caminham juntos, para que sejamos rápido para estender a mão e compreender o outro, para que sejamos transparentes andando na luz, que é Cristo, e sendo a luz, que é Cristo em nós, esperança da glória.
Sei que ficou grande o texto e espero ter conseguido passar o que está em meu coração e oro para que seja de benção para todos, quizá para uma pessoa que seja.

NELE, que esquadrinha os rins e sonda os corações, Pr. Rogério Amaral