http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

sábado, 2 de junho de 2018

REFLEXÃO: SÓ SEI QUE NADA SEI - ROGÉRIO AMARAL



SÓ SEI QUE NADA SEI

            Eu louvo a Deus, rendo graças a Deus por ter me permitido, ainda que vindo de uma família bastante pobre (já publiquei aqui uma reflexão que falo sobre isso, inclusive com foto), ter acesso à educação, ao conhecimento intelectual - algo que permaneço buscando dia a dia, no intento de crescer e continuar crescendo, assimilar e continuar assimilando, aprender e continuar aprendendo, buscando sempre a sabedoria que produz vida a mim e aos outros. Alguns até dizem que tenho uma mente, um raciocínio privilegiado (estão quase me convencendo disso, rs), o que também sei, sendo verdade, que é graça de Deus, que é dádiva de Deus, que é dom de Deus. E os que me conhecem, e Deus o sabe, que o  que sei busco compartilhar, busco somar com outros, busco ajudar o crescimento de outros, pois assim sei que fizeram e fazem comigo, tendo em vista que tudo que sei eu aprende de alguém segundo as possibilidades que Deus me permitiu ter, me permitiu experimentar e segundo a sabedoria que Deus me deu e a paciência que muitos tiveram e ainda tem de me ensinar.

            Estou escrevendo esta reflexão devido ao fato de ver pessoas que possuem muito conhecimento, ou que já tenha tido muitas experiências, não saberem respeitar os limites e ou a realidade dos outros. Não entendo como pessoas que hoje possuem conhecimento, ou são maestras em algum tema, não têm o “se mancol” de entender que um dia elas mesmas não sabiam nada, que o que sabem foi ensinado por alguém e que a capacidade que tiveram e têm de aprender é dádiva de Deus e que o que sabem e possuem somente têm utilidade se for compartilhado, ensinado aos outros.

Como lamento e me entristeço quando vejo pessoas que fazem chacota, que burlam daqueles que ainda não possuem o conhecimento que tal pessoa tem! Como me dói quando vejo pessoa menosprezando as novas descobertas de alguém que, para aquele que comente o desprezo, é algum comum, é algo sabido há muito tempo! Como me sinto mal quando vejo alguém humilhando um outro.

Caramba! Quando olho para o conhecimento intelectual (lembrando que conhecimento e sabedoria não são sinônimos) do Jô Soares, do Caio Fabio, do Leandro Karnal, do Sergio, do Mario Sergio Cortella, entre tantos outros, vejo que realmente nada sei. Mas, ao mesmo tempo, sei que sei mais do que muitas pessoas e, por isso, busco compartilhar o que sei e me alegro quando vejo que alguém a quem um dia pude acrescentar alguma coisa, agora sabendo mais do que eu e eu me torno aluno de tal pessoa.

Sabe, com base de poder alcançar a todos, na pregação do Evangelho, o apóstolo Paulo disse o seguinte: “Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas. Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse sujeito à lei, (embora eu mesmo não esteja debaixo da lei), a fim de ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei (embora não esteja livre da lei de Deus, mas sim sob a lei de Cristo), a fim de ganhar os que não têm a lei. Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns” – 1 Coríntios 9:19-22.

              Pense nisso!

            NELE, que é o criador de toda a sabedoria, mas que ainda assim se fez homem para nos ensinar todas as coisas e para nos fazer sábios, Rogério Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!