http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

segunda-feira, 4 de junho de 2018

REFLEXÃO: TEM QUE VALER A PENA - ROGÉRIO AMARAL



TEM QUE VALER A PENA

Numa autoanálise, costumo fazê-la uma vez por semana para saber, ou buscar saber, quem eu sou, percebi que muitas vezes eu quero defender-me ou defender o meu ponto de vista sem nenhum motivo edificante, isto é, defendo somente pelo meu ego, mas na prática não traz benefício para mim e nem para ninguém, ao contrário, muitas vezes fere as outras pessoas. Analisando isso vi o quanto sou soberbo sem me dar conta disso.

Caramba! Como gasto energia em vão! Como me esforço para somente ter razão, mas não uma razão que tire dúvidas dos outros, que mostre o caminho correto para quem está no engano, é somente para poder dizer: eu estava certo e ele/a errado/a, é uma "vitória" que só serve para massagear o meu ego, mas que também às vezes causa inimizades, afasta as pessoas, machuca outras.

Sabe, tal comportamento me faz pensar se estamos realmente gastando energias, se estamos brigando, lutando, mostrando todas as nossas capacidades e conhecimentos naquilo que realmente importa, naquilo que realmente produz vida, se estamos nos gastando com as coisas que realmente edificam a nós mesmos e aos outros.

Sei que todos temos que lutar, que falar, mas temos que saber, avaliar pelo que realmente estamos lutando e sobre o que estamos discutindo e ver se vale a pena. Devemos entender que muitas vezes se calar é sinal de sabedoria e até de coragem, que recuar também é estratégia e que se necessita mais coragem para optar pela paz quando se é insultado ou humilhado do que para entrar na briga, para aceitar a guerra.

Oro a Deus para que me perdoe e me transforme, para que me dê domínio próprio e me ensine a guerrear as guerras que verdadeiramente são nobres.

Pensando nisso que o apóstolo Paulo disse: "Romanos: 12. 18. Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens".

Se lhe magoei, se lhe feri por ser arrogante, eu lhe peço perdão aqui e agora.

Pense nisso!

NELE, que tudo o que fez e deixou de fazer foi para edificar, foi porque valia a pena, Rogério Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!