http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

segunda-feira, 4 de junho de 2018

REFLEXÃO: SUPERAÇÃO - ROGÉRIO AMARAL



superação

A superação se refere ao desenvolvimento das capacidades das pessoas a fim de que sejam mais úteis para si mesmas, para o próximo e para a comunidade em que estão inseridas. Este processo envolve a melhoria de competências em toda a gama de possibilidades humanas, sejam na área das competências trabalhistas, cognitivas, de saúde, de relações interpessoais, problemas comportamentais, espirituais, etc.
            Segundo o Dicionário Informal, superação é uma mudança de uma situação ruim para uma situação boa (interna e ou externa); é ultrapassar um limite; é recuperar-se, é progredir.
            Como pode ser vislumbrada através das definições, a superação é uma parte da vida interior de um ser humano que tem a ver com aquelas situações ou problemas que ele  se esquiva para poder estar bem, quando se trata de suas aspirações ou metas que foram propostas na vida, ou mesmo para que tenha uma vida de paz que leva ao prazer da vida e pela vida.
            A recente olimpíadas no Brasil nos mostrou inúmeros exemplos de superação e aqui eu quero destacar as de Diego Hipólito, o qual passou situações bem vergonhosas nas duas últimas olímpiadas e nesta ele logrou, se superou ganhando a prata; também a história do Robson Conceição, que nas duas últimas olimpíadas foi eliminado nas primeiras lutas e o Thiago Braz, este sofreu chacotas por parte do francês, o francês dizia, entre outras coisas, que Thiago iria amarelar, e Thiago não só ganhou o ouro como também bateu o recorde olímpico e deu glórias a Deus dizendo que foi Deus quem o ajudou a operar este milagre.
            Eu, como cristão que sou, creio que tudo que somos e temos vem de Deus. Creio que Deus é o nosso criador e assim sendo ELE nos conhece por inteiro e sabe como nos apoiar, como nos ajudar a nos reinventarmos em meio as dificuldades, inclusive as emocionais (estas eu considero as mais difíceis).
              Há mais ou menos 2 (duas) horas atrás a minha filha foi assaltada quando ia para o colégio, isso há cerca de 200 metros da minha casa. Durante o assalto os meliantes ameaçaram atirar nas costas da minha filha, o que fez com que ela chegasse em casa muito abalada, chorando copiosamente e tremendo muito. No entanto, há mais ou menos 30 min atrás, a minha sogra ligou para falar com a minha filha e eu vi (ouvi), dentro da conversa, minha filha, que no último dia 22 completara 15 anos, falando para a minha sogra que voltou a ter gasolina e por isso ela foi assaltada por 2 (dois) homens de carro. Não consigo pensar em outra palavra que não seja superação, mesmo vindo de nosso Senhor Jesus, que possibilitasse a minha filha fazer uma piadinha numa situação tão adversa, tão complicada.
            A Bíblia nos mostra inúmeros exemplos de superação, de pessoas que creram em Deus, buscaram a Deus e superaram situações totalmente adversas, muitas as quais damos o nome de impossíveis.
            Entre tantas histórias de situações de superação na Bíblia eu quero contar sobre a de José. A história de José é uma das mais fascinantes experiências de fé e superação. Trata-se da história de um filho amado que se tornou escravo, vendido pelos próprios irmãos, que depois se tornou governador de um dos maiores impérios de todos os tempos.
            Em Filipenses 4:13, o apóstolo Paulo, que já havia vivido intempéries até indescritíveis, disse assim: “Tudo posso naquele (Jesus) que me fortalece”.
            Pense nisso!
NELE, que deseja nos apoiar e capacitar em todos os momentos, Rogério Amaral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!