COMUNHÃO
Comunhão:
participação em comum em idéias, crenças, etc.
A comunhão
consiste em um acordo em que diversas pessoas unem-se e chegam a participarem
juntas de uma determinada coisa, “Não vos prendais a um jugo desigual com os
incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão
tem a luz com as trevas?” (II Co 06:14); “sim,
o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais
comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo”
(1 Jo 01:03).
A grande
importância da Igreja reside precisamente nisso: ela atrai pessoas para a
atmosfera reconfortante de uma comunhão, pela qual anela o espírito humano
(A.W. Tozer).
Comunhão é “um
compartilhamento íntimo e amoroso de certas bênçãos espirituais por pessoas que
estão na mesma condição diante da benção que compartilham” Por comunhão dos
santos entende-se a união que existe entre todos os santos, desde o Pentecostes
até o arrebatamento. “A igreja é a comunidade de todos os cristãos de todos os
tempos”.
Comunhão
é “um compartilhamento íntimo e amoroso de certas bênçãos espirituais por
pessoas que estão na mesma condição diante da benção que compartilham” Por
comunhão dos santos entende-se a união que existe entre todos os santos, desde
o Pentecostes até o arrebatamento. “A igreja é a comunidade de todos os
cristãos de todos os tempos. “Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade
do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos; à universal
assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de
todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; e a Jesus, o mediador de um
novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel” (Hb 12:22-24); “E rogo não somente por estes, mas também por
aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um; assim
como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para
que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17:20-32).
A
palavra grega koinonia (comunhão) significa compartilhar ou participar
mutuamente de algum evento comum ou acordo. No Antigo Testamento a ideia de
comunhão diz respeito ao relacionamento do homem com o seu próximo (Sl 133:01) “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!”.
A
comunhão no Novo Testamento envolve tanto o relacionamento entre os irmãos como
também com o Pai, com o Filho (I Jo 01:03) “sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também
tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus
Cristo”. E
com o Espírito Santo (II Co 13:13) “A
graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo
sejam com todos vós”.
O
termo grego koinonía envolve também as idéias de companheirismo e contribuição,
pois essa é uma maneira de compartilharmos com outras pessoas de nossas posses
materiais.
Somos
participantes da mesma natureza: os redimidos e santificados. Partilhamos da
mesma vida (a vida eterna que Cristo nos dá) e da mesma verdade (o testemunho
do evangelho de Cristo).
Tipos de comunhão:
1.
Celebração-Culto - Os crentes se reúnem
para a adoração a Deus, desfrutando da presença de Cristo (Mt 18:20);
2. Refeição -
os momentos de refeição em comum provêm, tanto em casa como em
sociedade, momentos de intensa comunhão (1ª Sm 16:11); (2ª Sm 09:13); (Lc
13:29);
3. Contribuição - O
vocábulo grego koinonía pode significar contribuição (Rm 15:26) refere-se à
contribuição das igrejas para os crentes pobres de Jerusalém. Um bom membro da
comunidade cristã compartilhava de sua abundância material com aqueles que possuíam
menos; e isso era um tipo de comunhão. A comunhão indica “partilhar” de alguma
coisa (II Co 8:23); (Rm 11:07); (Fp 01:07); (I Pe 05:01). Também indica
participar com algo (II Co 09:13); Fp 01:05); Rm 15:26); (At 02:44); (At
04:32); (Gl 02:09); (I Jo 01:03);
4. A Ceia do Senhor
- Para muitos cristãos, os termos
“comunhão" e “Ceia do Senhor” são sinônimos. A Ceia é comunhão (I Co
10:16). Comunhão com o Pai e com o Filho (I Jo 01:03).
Fomos chamados
à comunhão (I Co 01:09) “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a
comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor”.
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