http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

quinta-feira, 5 de julho de 2018

PASTORAIS: ONDE CONGREGAR? - ROGÉRIO AMARAL




CONGREGAR

            At 2:42 “Eles perseveravam no ensino dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”; At 2:46  “E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração”;  Hb 10:24-25 “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”; “Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês”.

            Há alguns dias atrás eu escrevi sobre o assustador número dos desigrejados em nosso país (dentre os evangélicos este é o grupo que mais cresce atualmente). Para justificar tal decisão os desigrejados alegam muitas coisas, entre elas exploração da fé (os líderes gananciosos) e que a liderança bíblica tem haver com a época bíblica e já não serve para os nossos dias.
            Entendo eu que os versículos que dão início a esta reflexão já contradizem estes pensamentos. No entanto, eu insisto ainda em algumas porções bíblicas que vão além.
            Em 1 Coríntios 12 Paulo nos fala dos dons espirituais e deixa claro que eles se manifestam na comunhão da igreja, no viver comunitário, na reunião dos santos. Se prestarmos atenção neste mesmo capítulo veremos que aí também estão intrínsecos os ministérios (“Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo” 12:5). Isto é, a manifestação dos dons e ministérios acontecem principalmente na congregação. Se ainda continuamos a ler os capítulos 13 e 14 de 1 Coríntios veremos Paulo ensinando sobre os dons e vendo a manifestação dos mesmos na congregação. Ainda no capítulo 12 ele mostra que somos membros de um mesmo corpo, onde cada um tem a sua função e todos juntos compõe o corpo de Jesus; algo bem semelhante está escrito em Efésios 4 onde Paulo diz que Jesus é a cabeça do corpo.

            Outra coisa que quero destacar é o fato da bíblia, em Cristo Jesus, nos dizer-ensinar que devemos nos amar mutuamente, que devemos nos perdoar mutuamente, que devemos ser misericordiosos uns para com os outros, etc. (casas e templo) Aí você diz que isso tem que ser vivido fora das quatro paredes, lá fora, no mundo (luz do mundo e sal da terra – Mt 5:12-14) e eu vou e concordo com você – hora das palmas, rs. Sim, isso tem que ser vivido lá fora, todavia, onde se começa a viver isso, a praticar tudo isso, a experimentarmos tudo isso é entre os irmãos (casas e templo), é na comunidade da fé, é na congregação dos santos. Ainda lhe digo que em João 13:34-35 Jesus disse: “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”; outro ainda que está em Gálatas 6:10 “Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé”.

            Percebeu que estes poucos versículos que aqui expus, visto que existem muitos outros, salta que o congregar permeia toda a Bíblia?

            Por último, nesta reflexão, quero dizer também sobre a reunião nas casas (células, grupo de estudo bíblico, fogueirinha santa, o nome que quiser dar) é totalmente bíblico e passa por praticamente toda a história da igreja cristã. Atos 2:46 mostra que as reuniões eram nas casas e nos templos e que nestas reuniões o foco eram as orações, os estudos da Palavra e a comunhão no partir do pão. Entenda, uma coisa não substitui a outra, devemos fazer tanto uma como outra, ambas práticas caminham juntas – bem semelhante ao que Jesus diz em Mt 23:23 sobre dar dízimos e praticarmos a justiça, a misericórdia, a fidelidade (em Lucas 11:42 no lugar de fidelidade está escrito “o amor de Deus”).

Tudo tem que caminhar junto, não há como ser cristão praticando uma e negligenciando a outra, pois se assim o fizermos estamos fazendo da Bíblia uma caixinha de promessas onde nós elegemos o que queremos praticar ou não.

Entenda, é na comunhão que crescemos, é na comunhão que nos tornamos cristãos segundo o Evangelho de Cristo Jesus, é na vida diária, no partir do pão, que somos lapidados e nos tornamos discípulos e discípulas de Jesus.

Escrevo esta também com o desejo de cumprir o que está em Hebreus 10:24 onde diz que devemos (imperativo) estimularmos uns aos outros.

Pense nisso!

NELE, que nos chamou para vivermos o Evangelho em sua totalidade, Rogério Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!