http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

sexta-feira, 11 de maio de 2018

REFLEXÃO: A CULPA É DE DEUS? - ROGÉRIO AMARAL




A CULPA É DE DEUS?

Analisando o que tenho visto, lido e acompanhado nas redes sociais e nos repórteres de maneira geral, algumas coisas vieram ao meu coração. Então aqui quero falar sobre uma delas.

É difícil encontrar alguém que não culpe aos governos e até mesmo a Deus pelas misérias sociais e econômicas que a maioria das pessoas passam, vivem. Com grande facilidade vemos uma maioria absoluta de pessoas passando necessidades, vivendo de maneiras sub-humana, sendo discriminadas, esquecidas do olhar igualitário e digno que todo o ser humano deve e merece ter e ao mesmo tempo ver um número bem menor de pessoas detendo uma quantidade absurda de dinheiro, muitas vezes uma quantidade tão grande que tais pessoas nem sabem como e onde gastar. Isso é, vemos poucos com muito, muito dinheiro e vemos muitos, muitos com quase nada ou até nada mesmo.

Dentro desta realidade supracitada que culpamos ao governo e até a Deus. Quantas vezes as pessoas dizem: “Onde está Deus que permite tais pessoas passarem tantas necessidades, viverem em tanta miséria? ”. Ou então encontramos pessoas que indagam o porquê Deus permitiu tal pessoa matar a outra. 

Sabemos que as pessoas tendem, lamentavelmente, para a corrupção, para aquilo que traz um benefício fácil, quando se trata de dinheiro a tendência é até maior; então, nos governos, onde há o poder e o dinheiro, estas inclinações acabam se acentuando consideravelmente. Dentro desta lamentável inclinação humana acabam culpando a Deus por erros que nós cometemos.

Onde está a culpa em Deus quando pessoas ganham milhões de milhares de dinheiro e não se compadecem do próximo, não se compadecem e ajudam aos miseráveis? Onde está a culpa de Deus quando uma pessoa compra um carro de um milhão e meio de reais, mas não têm a misericórdia de dar um milho para o faminto? Qual a culpa que Deus tem quando pessoas, que muitas vezes vieram da pobreza, enriquecem de maneira absurda, mas não se deixam inclinar em compaixão por aqueles que vivem em condições de pobreza extrema? Como pode Deus ser culpado de pessoas que fazem campanhas cheias de promessas de justiças e igualdade para com todos e quando estão no poder esquecem de tudo que prometera e esquece da sociedade que o elegeu e ainda rouba? Como pode ser Deus culpado se uma pessoa opta pelo crime, opta por rouba algo de alguém que lutou tanto para ter o que tem e, em muitas vezes, rouba até a vida do tal que já injustiçado por este mundo corrompido? Onde está a culpa de Deus sobre o fato de você ler esta reflexão e isso não mudar nada em seu coração? Como pode ser Deus culpado se o seu coração não muda para se compadecer do próximo que está sendo injustiçado pela própria sociedade que é composta de humanos? Como pode Deus ser culpado se você não comparte o que tem, ainda que seja pouco, para aliviar o sofrimento e a injustiça daquele que nada tem?

A fome, a miséria, os roubos, as mortes no mundo todo não é culpa de Deus e também não é somente dos governos. É culpa do ser humano egoísta e egocêntrico! É culpa minha e tua que pensa sempre no próprio umbigo e finge não ver a necessidade do outro ou, se ver, prefere culpar o governo, que é claro tem culpa, e a Deus que não tem culpa de nada, visto que Deus é amor e por nos amar nos deu o livre arbítrio.

Pense nisso!

NELE, que ensinou que devemos dar comida até para os nossos inimigos quando o mesmo tenha fome (Romanos 12:20), Rogério Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!