http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

quinta-feira, 10 de maio de 2018

REFLEXÃO: DIALOGANDO E ACORDANDO - Pr ROGÉRIO AMARAL




Dialogando e acordando

Há um ditado popular que diz: “o combinado não sai caro”. Sei que lamentavelmente isso não funciona 100% na prática, mas o ensinamento, a essência é perfeita, é fantástica.

        Digo isso por entender que hoje faltam muito, na atual sociedade, nos tempos atuais, tanto o diálogo quanto a fidelidade na palavra dada, na palavra acordada, na palavra firmada. Vivemos dias onde os diálogos são superficiais e o honrar o compromisso se tornou algo obsoleto, démodé.

        Não sou o perfeitinho, contudo sei o quanto busco ser alguém melhor todos os dias, dia a dia, o quanto me policio para não machucar outras pessoas. Estou fazendo esta ressalva para dizer que estes dias eu fui criticado e que, na crítica o comentário foi: “você é muito certinho”. O interessante foi que nesta frase crítica estava incluída a defesa sobre o erro de alguém que havia errado por não dialogar, por não buscar o acordo para decidir um tema, isso é, a pessoa havia feito tudo de forma unilateral.

        Sabe, a bíblia diz que Jesus não operou mais milagres por causa da pouca fé das pessoas (Mateus 15:38). Uma das coisas que eu aprendo com este texto, entre tantas, é que até para eu ajudar eu preciso saber se o outro realmente quer ser ajudado, se quer a minha ajuda, do contrário o “tiro pode sair pela culatra”, a ajuda pode piorar o ambiente e até o psicológico do outro.

        Na minha pequena concepção da vida e dos ensinamentos de Jesus eu entendo que o diálogo é a base de quase tudo, até quanto oramos, pois sabemos que Deus sabe de tudo que necessitamos (Salmo 139, entre outros), mas ainda assim Jesus disse que temos que orar, Tiago diz que temos que orar sem cessar... Temos que reaprender a dialogar, a nos pormos de acordo, a honrarmos nossas palavras, a respeitar o direito e o espaço do outro, a exercer a comunicação para não machucarmos os outros e nem a nós mesmos. É tempo de sermos gente que entende o outro e que se faz entendido. É tempo de darmos conta de que o meu direito termina onde começa o direito do outro e que nem sempre as minhas boas intenções serão bênçãos para o outro, por melhores que as minhas intenções sejam.

        Termino com o um outro ditado que diz que “muito ajuda quem não atrapalha”. Paulo diz o seguinte em Romanos 12:18: “Empreendei todos os esforços para viver em paz com todos”, numa outra tradução está assim: “Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”.

        Pense nisso!


        NELE, que tem a palavra de poder, que é o verbo encarnado e que sempre respeitou a fé e o contexto de cada um e de todos, Rogério Amaral.

2 comentários:

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!