http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

quarta-feira, 9 de maio de 2018

REFLEXÃO: HUMILDE ASSIM - ROGÉRIO AMARAL



HUMILDE ASSIM

Estou escrevendo esta daqui de Huncayo, uma cidade do Perú, que está localizada a 3.259m de altura em relação ao nível do mar, uma cidade onde tanto a altura como o frio castigam, principalmente a nós cariocas.  Vim para pregar aqui na terça passada e, aproveitando, conhecer um pouco da cidade, passear.
            Hoje eu tive uma experiência valiosíssima sobre a qual quero comentar aqui e agora.
            Tivemos um almoço (frango e porco no cilindro e na cajatina). Neste almoço tínhamos reunidos alguns médicos (legista, pediatra, oftalmologista, uma administradora de uma faculdade e um coronel da polícia, entre outros). Foi um momento maravilhoso, de muita comunhão, de grandes e boas piadas, de bastante comidas, de interessantes conversar espirituais e sociais. Louvo a Deus pela oportunidade que tivemos.
            Dentro de tudo de bom que me encantou, e lhe digo que todos os momentos foram bons, foi o fato de ver pessoas com tamanhas formações, com profissões de destaques na sociedade, pessoas de condições econômicas bastante elevadas, ver estas mesmas pessoas lavando, varrendo, comendo, conversando, rindo, fazendo rir, etc., numa simplicidade incrível, numa igualdade de ser humano raras nos dias atuais, num respeito recíproco inolvidável, numa comunhão onde os filhos deles com os meus filhos eram uma só harmonia e amizade.
            Eu, pela fé que tenho, creio que tudo que somos e temos é graça de Deus, é misericórdia de Deus (aqui já escrevi uma reflexão “Será que a culpa é de Deus” onde falo sobre a disparidade social), contudo conheço um grande número de pessoas que não tem a metade das instruções, do cargo, do poder aquisitivo, da influência social destes que aqui estavam, que são arrogantes, mesquinhos, prepotentes, soberbos, metidos, intragáveis e sem afetos naturais - enquanto escrevo esta, fui obrigado a parar, pois a pediatra, juntamente com o legista, com quem ela é casada, retornaram aqui trazendo um medicamento para a alergia e outro para a diarreia, ambos medicamento para o meu filho Tiago, e soube que eles não moram perto de onde estou, o que aumenta ainda mais admiração e a alegria por este povo sobre o qual escrevo aqui -.
            Ao estar com pessoas como estas que aqui menciono eu me sinto um privilegiado, como também vejo que há esperança para a humanidade, há esperança para o povo de Deus, como também aprendo muito sobre o ser gente, o ser humano, o ser simples, o ser cristão, entendendo que o que somos é graça a Deus, que o que somos o somos e não precisamos e nem devemos usar ninguém, menosprezar ninguém, discriminar ninguém, usar ninguém, ao contrário, o que somos e o que temos o somos e o temos para servir ao próximo, para socorrer o necessitado, para levantar a autoestima daqueles que se sentem inferiores.
            Sabe, o fato de eles estarem lavando, varrendo, cozinhando, servindo, tratando o próximo como igual, em nada os diminuiu, em nada os rebaixou, ao contrário, os enobreceu, os exaltou, os fez sobressair e me fez está aqui escrevendo, com uma alegria inefável, esta reflexão.
            Esta situação faz vir a minha mente a passagem de Mateus 5:5 Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança”.
            Espero que você pense nisso e que possa servir para você como serviu para mim e me fez louvar ao Senhor por esta rica experiência.
            Pense nisso!

            NELE, que como está em Felipenses 2, sendo Deus se fez um como nós para salvar-nos, Rogério Amaral.

2 comentários:

  1. Graças a DEUS que existem pessoas assim. Dando valor aquele que e tem uma situação aplausivel e, aquele que não tem .

    ResponderExcluir
  2. Rogério...experiências como estas nos aproximam de Deus. Simplicidade é tudo.o Rei dos reis era servo (Fp. 2.5-11)

    ResponderExcluir

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!