http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

sexta-feira, 25 de maio de 2018

REFLEXÃO: ORGULHO, LIBERE-SE - ROGÉRIO AMARAL



ORGULHO, LIBERE-SE
"O orgulho dos pequenos consiste em falar sempre de si próprios; o dos grandes, em nunca falar de si" (Voltaire).
Orgulho é um substantivo masculino com origem no termo catalão orgull que é uma característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio. Também pode significar altivez, brio, pundonor, dignidade e soberba.
A palavra orgulho pode ter uma conotação positiva ou negativa, dependendo do contexto e do sentimento que representa. É um termo pejorativo quando se refere a um sentimento excessivo de contentamento que uma pessoa tem a respeito de si mesma, de acordo com as suas características, qualidades e ações. Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o antônimo de orgulho é humildade.
O orgulho pode-é um sentimento muito destrutivo. É um sentimento de satisfação por uma imagem de grandeza pessoal, de superioridade.
O orgulho em excesso pode se transformar em vaidade, ostentação, sendo visto apenas então como uma emoção negativa, a arrogância. Ele se diferencia do orgulho que a pessoa sente de sua própria dignidade. O orgulho também é contaminado pelo preconceito, julgamentos, críticas. O orgulhoso sempre tem razão e o outro não importa para ele, a não ser se for outro orgulhoso com mais poder.
 A vaidade e o orgulho andam juntos e se completam, é o casamento perfeito e não há risco de separação, pois eles se fortalecem. Quem por acaso contrariar um orgulhoso jamais terá seu perdão. O orgulho é inimigo do perdão e irmão da vaidade e passa longe da humildade, que une os homens, enquanto o orgulho os separa. E, para completar, o orgulho é o primo pobre da inferioridade. 
Ainda existe outro aspecto do orgulho, [e aquele orgulho que não se aceita e usa atitudes de superioridade para mostrar um valor que está longe de ter. A rigidez é outra face do orgulhoso, ele precisa dela para manter seu poder, e essa necessidade de ter poder o faz perder.
A Bíblia, no livro de Provérbios 16:18-19, nos diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os: mansos, do que repartir o despojo com os soberbos”, e em Provérbios 8:13 diz: “Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso”.
O orgulho é uma fixação psicológica na vivência exagerada e distorcida da própria identidade, diante de si e dos outros.
É uma fixação psicológica pelo fato de poder ser desfeita, a qualquer momento você pode abrir mão dessa fixação e seguir em outro caminho. É uma vivência por que engloba sensações, emoções, pensamentos e conceitos. Exagerada pelo fato de que pode ser para mais ou para menos, mas ainda assim girando sobre si. Distorcida porque não sendo a realidade dos fatos o orgulho surge como uma miragem. Identidade porque é o conjunto de concepções que criamos em torno de nós mesmos.
Quantas pessoas, quantas oportunidades nós afastamos, nós perdemos, nós deixamos escapar por causa do orgulho? Quantas pessoas se afastam de Deus ou impedem que Deus se aproxime delas por causa do orgulho? Quantas vezes deixamos de ser felizes por causa do orgulho?
Pense nisso!
NELE, que sendo Deus, se fez homem para nos resgatar, Rogério Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!