http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

sábado, 26 de maio de 2018

REFLEXÃO: PALAVRAS - Pr ROGÉRIO AMARAL




PALAVRAS
Efesios 4:29 "Não saia da vossa boca nenhuma palavra que cause destruição, mas somente a que seja útil para a edificação, de acordo com a necessidade, a fim de que comunique graça aos que a ouvem".

    Existe um ditado antigo que quase todos já, pelo menos, ouviu: " Deus nos deu 2 ouvidos e 1 boca para que ouçamos mais e falemos menos ". Em um outro momento falarei sobre ouvir, hoje quero refletir sobre falar.

      Ainda que hoje em día a fala sonora (a boca e língua emitindo sons decifráveis), pois as redes sociais nos tem "furtado" esse dom da fala sonora, é inegável como as palavras continuam destruindo relacionamentos (matrimônios, amizades, famílias, etc.), continuam gerando guerras, matando sonhos, gerando ódio, etc. O interessante é que se parássemos para usar o bom senso, o equilibrio, o amor, a compaixão, muito difícilmente diríamos o que dizemos.

      Em contrapartida sabemos que as palavras bem ditas (momentos certos, conteúdo saudável, etc.) elas não somente têm o poder para restaurar vidas como para, literalmente, gerar vidas; as palavras cheias de graça e sabedoria restaura familias, aumenta a auto-estima, impulsiona o que está na inércia da vida, alegra coração e formoseia o rosto, estabelece paz, cura enfermidades, etc.


      Neste versículo acima, numa das últimas cartas que o apóstolo Paulo escreveu, já um ancião, cheio de experiências de vida e de experiências com o Deus da vida e na vida, diz que devemos libertar, dizer palavras que produzem vidas para os que ouviram estas palavras, isso é, Paulo está dizendo que todos nós fomos gerados-criados-formados para produzirmos vidas e esse dom maravilhoso da fala também, como tudo no nosso corpo, tem que seguir, alcançar este fim, tem que produzir vida.

      Eu nunca briguei, físicamente, corporalmente, com ninguém. Contudo, devido así fato de Deus ter me dado a habilidade de pensar muito rápido, eu já machuquei muitas pessoas com palavras, já iludi tantas outras. Mas, por misericórdia de Deus, eu me converti, fui alcanzado por Deus em Cristo Jesus e então comecei a ler e estudar a Biblia para conhecer mais e mais de Deus. Num dia, reunidos com amigos, num momento de brincadeira, eu dei uma resposta a uma amiga e esta se sentiu tão mal que foi para a cozinha e não mais saiu de lá. Neste dia eu fui para a minha casa e orei incesantemente a Deus pedindo para que ele usasse a minha boca somente para abençoar vidas. Sabe, não direi que estou 100% transformado, mas posso afirmar que o meu pensar rápido tem me permitido pregar o Evangelho, aconselhar vidas e abençoar outras tantas.

      Pensem nisso!
      NELE, que sempre abriu a boca para gerar vidas à todos, Rogério Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!