http://www.escolademissoes.org.br/
Translate
terça-feira, 3 de abril de 2018
Pastoral: EU ERRO, VOCÊ ERRA? - Pr ROGÉRIO AMARAL
Eu erro. Você erra?
Você se conhece? Se conhece mesmo? Se a resposta é positiva, e creio que todos/as tenham respondido positivamente, então posso afirmar que você sabe que você comete erros, que você se equivoca, que você falha, que você às vezes “mete bola fora”.
Errar é normal, é por isso que a sabedoria popular diz que errar é humano, pois todo os humanos erram, uns mais, outros menos, uns cometem erros mais sérios-graves, outros mais simples, menos grave, mas todos erram e isso é indiscutível. O erro, de certa forma, coloca todos em mesmo nível, isso me possibilita dizer que aquele/a que não comete erro que atire a primeira pedra.
Mas dentro dos erros, além dos que vivem cometendo erros mais sérios (como todos erramos isso é comum, contudo podemos buscar não insistir no/s erro/s como podemos buscar parar de errar, e Jesus está aí para ajudar-nos neste caminho), podemos nos diferenciar diante desta realidade. O que causa grande diferença de uma pessoa para outra diante dos erros é o fato de saber reconhecer que errou e, mais ainda, saber pedir desculpa-perdão a quem o/s seu/s erro/s possa ter afetado.
Há pessoas que, lamentavelmente, ainda que o erro esteja patente aos seus olhos, ainda que o seu erro possa ter atingindo, ainda que não intencionalmente, pessoas a quem amam, elas são incapazes de reconhecerem, diante de outros, que cometeu o erro e, como não reconhece o erro, se torna impossível o ato de pedir desculpas-perdão.
O erro coloca a todos no mesmo nível, todavia a humildade, o reconhecimento do erro-equívoco-engano-falha-vacilo nos diferencia nos colocando num patamar melhor e o pedido de perdão-desculpa nos eleva notoriamente a um outro nível.
Quantos relacionamentos, quer seja de amizade, quer seja um matrimônio, familiar ou no trabalho estão sendo minados, ou mesmo já terminaram porque alguém não foi capaz de reconhecer seu/s erro/s e ou não por não pedido perdão-desculpa diante de um erro que até foi reconhecido como tal, no entanto não buscou a cura, a solução que é o pedido de perdão-desculpa.
Sabe, talvez você ainda tenha tempo, e eu espero que sim, de reconhecer o/s seu/s erro/s, pois todos erramos, e, assim reconhecendo, ir pedir desculpa-perdão à/s pessoa/s que foi/ram atingidas por você.
Há uma passagem bíblica que tem a narração de Jesus que diz assim:
“A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: "Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’. "Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. "Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado" - Lucas 18:9-14.
Pense nisso!
NELE, que morreu na cruz para perdoar todos os nossos erros (pecados), Rogério Amaral.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.
Que o Senhor lhe abençoe!