http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Reflexão: AÇÃO SOCIAL - Pr ROGÉRIO AMARAL







AÇÃO SOCIAL

           Ninguém existe sozinho, ninguém se forma sozinho, ninguém nasce, é formado sozinho. Isso é, todos, de uma ou outra maneira, depende de outros.

           Somente se ama porque existe alguém a ser amado, pois o AMOR somente é real porque existe um outro ser a ser amado, pois se não tem a quem se amar, também não haverá o amor.

           Jesus, em Lucas 10:25-37, ensina sobre o AMOR ao próximo, em Mateus 25 Jesus diz, ensina, decreta que o AMOR tem que resultar numa prática de socorro, de ajuda, de misericórdia ao necessitado, pois, se assim não o fizermos, na verdade não existe amor, não o amor verdadeiro, não o amor segundo Deus, e nem teremos parte com Jesus e nem temos direito à vida eterna.

           A Ação Social tem que ser uma realidade de todos para com todos, contudo ela, a Ação Social, só é real, só é verdadeira se está baseada, se está permeada de amor, se tem como origem o Amor, e somente Jesus pode nos levar ao verdadeiro amor ao próximo, amor que resulta nas misericórdias que nos leva a agir em prol do nosso próximo.

           Viver assim, sentir assim (esse amor) humanamente falando, é uma opção (o chamado livre arbítrio), mas a ordem de Deus, a esperança de  Deus é para que vivamos uma sociedade justa e para que ao mesmo tempo tenhamos parte com ELE, é um chamado para que optemos viver esse amor em todo o tempo e por toda a vida.
A Ação Social que não está embasada no amor vira institucionalismo. A Ação Social que não é impulsionada pelo amor valoriza mas o ato, valoriza mais o resultado do que as vidas, trás mais prazer no realizar do que no fato de ter socorrido vidas. Mas quando a Ação Social é resultante do amor, ela não se cansa, ela não busca holofotes (selfs), ela não se preocupa com sistematizações, ela é movida pelo socorro aos necesitados, ela tem com preocupação as vidas, as pessoas.

           Que permitamos a Deus fazer nascer em nós este amor, amor que nos leva à Ação Social.

           Pense nisso!

           "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna". Mateus 25:34‭-‬46

           NELE, que por amor se deu a si mesmo para socorrer a todos (mesmo quando não tinha selfs), Rogério Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!