http://www.escolademissoes.org.br/

Translate

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Pastorais: AFINAL, O QUE É A VIDA? - Pr ROGÉRIO AMARAL






AFINAL, O QUE É A VIDA?
Em que pese nossos atuais avanços científicos, a vida é um processo que continua sem uma definição precisa como demonstrou claramente o grande físico austríaco e Prêmio Nobel, Erwin Schröndinger em seu livro “O que é a Vida”, publicado em 1944, em plena Segunda Guerra Mundial.
Sempre ouvimos que o importante é curtir a vida e aproveitar ela sempre ao máximo, uma vez que ninguém sabe como vai ser o dia de amanhã, pois quem sabe nem se que estaremos vivo até a manhã.
Apesar de ser uma verdade, nós, muitas vezes acabamos esquecendo que estamos aqui apenas de passagem, ou seja, nascemos, vivemos e morremos, e muitas vezes nos achamos até mesmo imortais, como se nunca nada de mal, como uma doença ou acidente possa vir acontecer com nós.
Porém como todos pensam desta forma, logo os “outros” para uma pessoa qualquer é você, sendo assim ninguém está livre dos males e problemas que existem neste mundo.
E algo neste contexto que é comum ouvir das pessoas é a seguinte pergunta, “O que é a vida afinal?”
Apesar de parecer uma pergunta aparentemente simples e fácil de ser respondida, ela acaba deixando muitas pessoas confusas e sem explicações rápidas.
A vida é um milagre nos concedido por Deus que, segundo o salmo 139, Deus quem o projetou, como também projetou os nossos dias. Mas aí você pode perguntar se Deus quem criou os nossos dias, por que então temos dias tão ruins, por que vivemos tanta desgraça? A primeira resposta é que Deus projetou tudo desde que andemos em comunhão com ELE, desde que vivamos segundo a vontade dELE. A segunda é o fato de que quase a totalidade dos problemas que vivemos, eu disse quase, somos nós mesmos que criamos, somos nós mesmos que buscamos, principalmente quando deixamos de viver como Deus espera que vivamos.
Mas também quero dizer que a vida também é um presente, presente este que necessita ser cuidado, tem que ser bem tratado, que tem que receber atenção e investimentos, principalmente devido ao fato de não sabermos a data de vencimento da vida aqui nesta terra (eu creio na vida eterna que nós só podemos receber através de Jesus), mas aqui nesta terra a vida um dia, que não sabemos qual, terá o seu fim.
Ou seja, a vida é o único bem que temos, é o mais precioso de todos, que ao mesmo tempo que parece eterna, é muito frágil e simples de ser tirada, tanto tirada pelo acaso, por uma enfermidade ou por um alguém perverso.
Aqui quero deixar uns aconselhamentos, que não são meus e sim do pastor Ed René Kivitz, sobre como melhorar nossa qualidade de vida, embora eu creia que uma vida de intimidade e convívio com Jesus é o que nos faz, como disse o próprio Jesus, ter vida e vida em abundância:
#1Não assuma compromissos do tipo “vou iniciar uma dieta”, “vou começar alguma atividade física”, “vou terminar o curso de inglês”. Esse tipo de coisa serve apenas para acumular culpa e frustração sobre os seus ombros.
#2Não acredite nesse pessoal que diz que “sem meta você não vai a lugar nenhum”. Pergunte a eles por que, afinal de contas, você tem que ir a algum lugar. Trate esses “lugares futuros imaginários” apenas como referência para a maneira como você vive hoje – faça valer a caminhada: se você chegar lá, chegou, se não chegar, não terá do que se arrepender. A felicidade não é um lugar aonde se chega, mas um jeito como se vai.
#3 Não pense que você vai conseguir dar uma guinada na vida apenas mudando o seu visual. É a alegria do coração que dá beleza ao rosto, e não a beleza do rosto que dá alegria ao coração.
#4Não faça nada que vá levar você para longe das suas amizades verdadeiras. Amizades levam um tempão para se consolidar e um tempinho para esfriar, pois assim como a proximidade gera intimidade, a distância fragiliza os vínculos.
#5Não fique arrumando desculpas nem explicações para as suas transgressões. Quando cometer um pecado, assuma, e simplesmente diga “fiz sim, me perdoe”. Comece falando com Deus e não pare de falar até que tenha encontrado a última pessoa afetada pelo que você fez.
#6Não faça nada que cause danos à sua consciência. Ouça todo mundo que você confia, tome as suas decisões, e assuma as responsabilidades. Não se importe em contrariar pessoas que você ama, pois as que também amam você detestariam que você fosse falso com elas ou se anulasse por causa delas.
            Pense nisso!
        NELE, que deseja ser o senhor da sua vida para dar-lhe também a vida eterna, Rogério Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.

Que o Senhor lhe abençoe!