http://www.escolademissoes.org.br/
Translate
terça-feira, 3 de abril de 2018
Pastorais: ESSENCIAL, LIBERDADE E AMOR - Pr ROGÉRIO AMARAL
ESSENCIAL, LIBERDADE E AMOR
Santo Agostinho disse o seguinte: Nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas não essenciais, a liberdade; em todas as coisas, o amor.
Jesus por sua vez disse que devemos amar a Deus sobre todas as coisas que ao próximo como a nós mesmos.
Sabemos que primeiro foi Jesus quem disse e depois foi Santo Agostinho, por isso sei que Santo Agostinho buscou a essência do que Jesus havia dito para dizer-la de uma maneira prática, de uma maneira que entendamos de como viver os dois mandamentos de Jesus no dia a dia.
Agora fala sério, quando você ler ou ouve os mandamentos de Jesus, ou então você ler esta célebre fala de Agostinho, você não pensa mais ou menos assim: Caramba, quão bom se todos entendessem e praticassem isso! Quão bom se todos vivêssemos assim!? Mas talvez, eu disse talvez, você logo diz: Isso é uma utopia, jamais acontecerá.
Meu Deus! Quem que não gosta de ser respeitado? Quem não gosta de se sentir livre em seus pensamentos e decisões? Todos, todos gostam disso! Todos desejam isso! No entanto, se não há amor isso nunca será realidade, pois somente o amor nos faz entender e praticar estas coisas, pois somente o amor nos esclarece que eu desejo estas coisas, contudo o meu próximo também o deseja, então eu tenho que entender que o meu espaço termina onde começa o do meu próximo, tenho que entender que o meu próximo também tem os seus pensamentos e ideias, tenho que entender que tanto ele como eu necessitamos amar para que haja realmente liberdade e unidade, pois somente o amor revela essa maneira harmoniosa de viver.
Aí de novo você dirá que isso é utopia. Aí eu direi para você: Por que você não experimenta viver assim? Por que você não permite que esta utopia comece por você? Está bem, entendo que amar assim e viver assim não é algo fácil. Realmente não é fácil, contudo não é impossível. Como tudo que é bom na vida necessita de esforço, necessita de determinação, assim é em relação ao amor, assim é em relação a esta realidade apresentada por Jesus e contextualizada por Santo Agostinho. A decisão é de cada um, é pessoal.
Agora eu posso lhe dar uma garantia, se você decide amar, se você decide viver esta realidade, lhe asseguro que o Senhor Jesus irá lhe ajudar, irá lhe capacitar para que você tenha sucesso nesta jornada.
Pense nisso e viva isso!
NELE, que é o Deus de amor, Rogério Amaral.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.
Que o Senhor lhe abençoe!