http://www.escolademissoes.org.br/
Translate
segunda-feira, 2 de abril de 2018
Pastorais: COMPETIÇÃO - Pr ROGÉRIO AMARAL
COMPETIÇÃO
Competição é a interação de indivíduos da mesma espécie ou espécie diferentes (humana, animal ou vegetal) que disputam alguma coisa. Esta disputa pode ser pelo alimento, pelo território, pela luminosidade, pelo emprego, pela fêmea, pelo macho, etc. Logo, a competição pode ser entre a mesma espécie (intra-específica) ou de espécie diferente (interespecífica). Em ambos os casos, esse tipo de interação favorece um processo seletivo que culmina, geralmente, com a preservação das formas de vida mais bem adaptadas ao meio ambiente, e com a extinção de indivíduos com baixo poder adaptativo.
Como ainda respiramos os aromas, ainda nos embalamos com os sons e nos deslumbramos com as imagens das recentes olimpíadas do Rio de Janeiro, também quero deixar um pouco do que permeia a competição esportiva: Quando a inconsistência competitiva começa a ser a regra, quando o atleta faz todos os esforços ao seu alcance para tentar combater os maus resultados e não é bem-sucedido, o problema cresce até ao ponto de deixar marcas profundas de descredibilização da capacidade do atleta. Gera-se um ciclo negativo de crença sobre a capacidade de ultrapassar o problema, gerando como que um “trauma” à competição.
As estratégias psicológicas e a tenacidade mental são fatores cruciais durante períodos competitivos específicos e explicam porque razão a incapacidade de gerir estas estratégias mentais têm um impacto negativo na performance. Conhecer o perfil psicológico esportivo do atleta é uma mais valia para perceber como é que este funciona em situações em que a aplicação das capacidades esportivas mais contam. Isto quer dizer que a performance esportiva deve ser vista no contexto da interação entre significação da personalidade, comportamentos e as variáveis psicofisiológicas, levando ainda em consideração os resultados esportivos derivados da análise dos momentos críticos em competição.
Eu tenho a consciência de que a existência da competição independe do nome criado para ela, isso é, a competição é algo intrínseco a vida, se estamos vivos estamos competindo. Também tenho o entendimento que nunca antes na história, dentro de algumas colocações já expostas aqui sobre a competição, de que nunca na história a competição foi tão exercida, tão acirrada e tão presente em nossas vidas, no entanto eu quero falar agora sobre uma competição que vai conosco onde formos e que está conosco 24horas do dia, quero falar da competição interna, a competição interna do ser, a competição que existe dentro de nós, dentro de cada um de nós.
A competitividade também remete ao comportamento humano, não só a nível social como também a nível psicológico e estrutural.
Devido a toda competição externa, estas já ditas aqui, estas que nos fazem competir com o outro por um espaço de trabalho, pela conquista de uma mesma pessoa, pela fama, pela comida, por um estacionamento, pela ideia de fama que tem sido imposta para e a todos, etc., vivemos a luta interna do bem contra o mal, do ceder ou não às tentações, do se tornar um bom caráter ou ceder às corrupções do ser, de ser fiel à família ou se deixa vencer pelas luxúrias que a sociedade apresenta, de ser honesto em tudo ou buscar enganar o outro para “se dar bem”, de ouvir a voz de Deus ou a voz do diabo, de ser educado e gentil ou se achar o dono do mundo, de cultivar o bem, o amor ou se deixar levar pelo que é mal, pelo ódio, (creio que já me fiz entender), etc.
Creio que todos conhecem os desenhos onde num ombro de uma pessoa está a figura do anjo e no outro ombro está a imagem do diabo, é sobre esta competição que estou falando.
Seguindo este tema a bíblia no diz o seguinte: Mateus 20:26 “Não será assim entre vós. Ao contrário, quem desejar ser importante entre vós será esse o que deva servir aos demais”; 1 Coríntios 10:13 “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”; Tiago 4:7 “Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós!”. Quem está vencendo esta competição dentro de você.
A história nos mostras o grande número de pessoas que ganharam a competição social, externa, contudo foram derrotados pela competição dentro do ser.
Pense nisso!
NELE, que sempre competiu em prol do bem maior, que é o amor, e nunca cedeu ao mal, Rogério Amaral,
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Com o desejo de ter você como companhia nesta caminhada e obra que o Senhor nos tem confiado, ficamos feliz com o seu comentárioa.
Que o Senhor lhe abençoe!